estou a fazer um trabalho, em que tenho de dimensionar a ligação pilar/fundação de um pórtico com perfis de secção heb, onde não é possivel fazer uma sapata centrada.
a solução seria executar uma sapata excentrica em relação ao pilar heb (como mostro na imagem), será possível? quais os incovenientes?
falas em sapata excêntrica ou ligação do HEB excêntrica relativamente à placa de base? São coisas distintas e uma não implica a outra...
A sapata excêntrica, betão armado resolve-se com vigas de fundação. No caso da placa de base, o facto de ser excêntrica origina que a resistência à flexão é diferente nos dois sentidos, segundo o eixo principal de inércia do HEB de acordo com a figura. A resistência da ligação é definida pelo método das componentes, e à primeira vista os chumbadouros estão muito longe do perfil, a ligação é condcionada pela flexão da placa.
O perfil não pode estar memso à face da chapa, o banzo tem de levar cordão de soldadura a ligar à chapa. Assim de cabeça penso que a área efectiva de compressão da chapa, sob o perfil, corresponda a um perimetro a 2espessura da chapa..por isso propunha que a face do banzo ficasse a pelo menos 60mm da face da chapa, ganhas na resistência. E parece-me que os chumbadouros, do outro estão muito afastados, ao serem solicitados à tracção a flexão da chapa vai condicionar a resistência, à compressão não precisas de tanta chapa, bastaria as 2 vezes a espessura...vê o EC3 método das componentes, anexo J (antigo) ou parte 8 do novo (EN1993-1-8)...salvo erro