Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas,

estou a fazer um trabalho, em que tenho de dimensionar a ligação pilar/fundação de um pórtico com perfis de secção heb, onde não é possivel fazer uma sapata centrada.

a solução seria executar uma sapata excentrica em relação ao pilar heb (como mostro na imagem), será possível? quais os incovenientes?

obrigado.

cumprimentos,
      pilares exce.jpg
    • DM
    • 12 novembro 2014

# 2

Viva,

falas em sapata excêntrica ou ligação do HEB excêntrica relativamente à placa de base? São coisas distintas e uma não implica a outra...

A sapata excêntrica, betão armado resolve-se com vigas de fundação.
    No caso da placa de base, o facto de ser excêntrica origina que a resistência à flexão é diferente nos dois sentidos, segundo o eixo principal de inércia do HEB de acordo com a figura.
    A resistência da ligação é definida pelo método das componentes, e à primeira vista os chumbadouros estão muito longe do perfil, a ligação é condcionada pela flexão da placa.
  2.  # 3

Boas,

Desde já agradeço a sua resposta.

sim, o perfil heb é excentrico relativamente à chapa de base, que por sua vez é excentrica relativamente à sapata. (como mostro na imagem)

Como nunca vi algo do género, não sei se é possivel.

Eu coloquei viga de fundação, a ligar as sapatas do pórtico.

Muito obrigado.

Cumprimentos
      Sem título.JPG
    • DM
    • 12 novembro 2014 editado

# 4

Suponho que seja para um trabalho académico?

O perfil não pode estar memso à face da chapa, o banzo tem de levar cordão de soldadura a ligar à chapa. Assim de cabeça penso que a área efectiva de compressão da chapa, sob o perfil, corresponda a um perimetro a 2espessura da chapa..por isso propunha que a face do banzo ficasse a pelo menos 60mm da face da chapa, ganhas na resistência. E parece-me que os chumbadouros, do outro estão muito afastados, ao serem solicitados à tracção a flexão da chapa vai condicionar a resistência, à compressão não precisas de tanta chapa, bastaria as 2 vezes a espessura...vê o EC3 método das componentes, anexo J (antigo) ou parte 8 do novo (EN1993-1-8)...salvo erro

0.0099 seg. NEW