Iniciar sessão ou registar-se
    • Atzlee
    • 12 novembro 2014 editado

# 1

Boa tarde a todos.

Um amigo meu tem uma vivenda na zona do Porto, com as seguintes características:

Sem pré-instalação de aquecimento central, com um recuperador de calor (normal, sem depósito para Aq Central) na sala.

R/C: Cozinha em L
    1º Piso: 3 quartos
    2º Piso: Sotão

Qual será a melhor opção e mais económica (instalação/consumo) para aquecimento?

Obrigado
  1.  # 2

diga ao seu amigo que ele é louco e nao sabe o que fazer ao dinheiro! em portugal as casas nao precisam de aquecimento pois o nosso clima nao justifica tal investimento!

Modo ironia: off

Vai ser esta a ideia que muitos membros do forum lhe vao transmitir.... ou entao em ultima instancia vao dizer que o melhor mesmo é um ar condicionado!
    Concordam com este comentário: casadepalha
  2.  # 3

Se já tem lareira, eu tirava partido desse facto.
    Se é a ar, é mono-saída de calor? A maioria dos recuperadores a ar-quente permitem ligar duas divisões em simultaneo. Se for esse o caso fazia uma ligação à cozinha.

Para o piso de cima, AC inverter multi-split

Se o orçamento permitir, troca de recuperador por um hydro e colocar radiadores em todas as divisões.
  3.  # 4

Por isso é que em Portugal o desconforto térmico nas habitações é bastante maior do que em países com clima muito mais frio ou agreste que o nosso. A mesma teoria que leva os construtores a fazer casas sem isolamento de jeito e a preços muito inflacionados para a qualidade das casas com a eficiência energética na fossa, como se ter uma casa com bom ambiente térmico fosse coisa de gente rica. Na minha opinião, as condições de conforto começam mesmo na construção e nos materiais. Com um clima como o que temos, as escolhas de materiais evitam ou atenuam as necessidades adicionais de aquecimento e os custos que isso trás. Talvez primeiro ver o que se pode fazer nesse sentido antes de investir em tecnologias que aumentam a factura ao fim do mês.
    Concordam com este comentário: fiat_uno, casadepalha, Bricoleiro
    • Atzlee
    • 12 novembro 2014 editado

# 5

Colocado por: loverscoutdiga ao seu amigo que ele é louco e nao sabe o que fazer ao dinheiro! em portugal as casas nao precisam de aquecimento pois o nosso clima nao justifica tal investimento!
    Modo ironia: off
    Vai ser esta a ideia que muitos membros do forum lhe vao transmitir.... ou entao em ultima instancia vao dizer que o melhor mesmo é um ar condicionado!

Caro Loverscout
    Espero que além de ser cómico tenha mais alguma profissão, pois se não for o caso, ao contrário da sua teoria sobre o meu colega terá o dinheiro contado ao fim do mês.
    Modo ironia Off.
    Obrigado pelo conselho do ar condicionado mas precisamos de informação mais específica, praticamente já chegamos a essa conclusão, apenas coloquei a questão sobre a melhor opção porque estão sempre a aparecer coisas novas.

Caro Marco
    A hipótese de radiadores não é muito viável uma vez que não tem pré-instalação de aquecimento central.
    A cozinha e a sala formam um L sem divisão, ficando o recuperador no vértice do L.
    Quando fala em ar condicionado multisplit, pode ser mais específico ou indicar algum equipamento concreto?
    O nosso problema prende-se com os equipamentos adequados e com análise de consumos, pois já tivemos 3 opiniões de instaladores completamente dispares e não encontro nenhum site de simulação de consumos onde apareça a opção ar condicionado.

Caro Peter D
    A possibilidade de melhorar o isolamento já foi pensada, mais concretamente capoto, mas por alguns casos que já colocaram surge como uma possibilidade bastante cara e na prática não acredito que cumpra o objectivo que desejamos. Pessoalmente trabalho anos num edifício que foi isolado com capoto devido aos problemas de humidade que tinha e foram definitivamente resolvidos, melhorando também o conforto e temperatura ambiente, mas o aquecimento continua a fazer falta para o conforto ser total.
    • eu
    • 12 novembro 2014

# 6

Colocado por: loverscoutou entao em ultima instancia vao dizer que o melhor mesmo é um ar condicionado!

Qual é o problema do ar condicionado?
  4.  # 7

Ai aqui é problema para meia dúzia...
  5.  # 8

Não sei qual é o problema, quando criei esta discussão era com a intenção de pedir aconselhamento e esclarecer dúvidas, pois acho que é para isso que o forum serve...
  6.  # 9

Também não percebo qual é o problema que algumas pessoas têm a responder a outras em certos tópicos. Lançam umas postas de pescada num tópico qualquer ou fazem insinuações sobre isto ou aquilo estar mal, mas em vez de ajudar apenas desestabilizam. Provavelmente devem estar à espera de receber dinheiro pelos conselhos. Nessas situações mais vale não dizerem nada.
    Concordam com este comentário: bibop_, Atzlee
  7.  # 10

Colocado por: fatz
    Caro Loverscout
    Espero que além de ser cómico tenha mais alguma profissão, pois se não for o caso, ao contrário da sua teoria sobre o meu colega terá o dinheiro contado ao fim do mês.
    Modo ironia Off.
    Obrigado pelo conselho do ar condicionado mas precisamos de informação mais específica, praticamente já chegamos a essa conclusão, apenas coloquei a questão sobre a melhor opção porque estão sempre a aparecer coisas novas.

Caro Marco
    A hipótese de radiadores não é muito viável uma vez que não tem pré-instalação de aquecimento central.
    A cozinha e a sala formam um L sem divisão, ficando o recuperador no vértice do L.
    Quando fala em ar condicionado multisplit, pode ser mais específico ou indicar algum equipamento concreto?
    O nosso problema prende-se com os equipamentos adequados e com análise de consumos, pois já tivemos 3 opiniões de instaladores completamente dispares e não encontro nenhum site de simulação de consumos onde apareça a opção ar condicionado.

Caro Peter D
    A possibilidade de melhorar o isolamento já foi pensada, mais concretamente capoto, mas por alguns casos que já colocaram surge como uma possibilidade bastante cara e na prática não acredito que cumpra o objectivo que desejamos. Pessoalmente trabalho anos num edifício que foi isolado com capoto devido aos problemas de humidade que tinha e foram definitivamente resolvidos, melhorando também o conforto e temperatura ambiente, mas o aquecimento continua a fazer falta para o conforto ser total.

voce é novo no forum, é normal que nao tenha percebido o meu modo ironico!
    o tema que aqui expoe é tema diario no forum, se pesquisar por aqui vai ver a quantidade de topicos a falar sobre o mesmo, e ate hoje nunca se chegou uma conclusao...... uns defendem com unhas e dentes determinados sistemas, outros defendem outro tipo de sistemas....e ainda ha aqueles que defendem que em Portugal as casas nao tem necessidade de climatização, pois o nosso clima é uma maravilha......

Aqui no seu topico vai ser mais do mesmo.... ou morre num instante porque pela quantidade de topicos que existem a falar do mesmo, a malta ca do sitio tambem se chateia estar a escrever sempre a mesma coisa.....ou vai ver as mesmas pessoas a escreverem o mesmo que noutros topicos iguais/semelhantes.....

Ou seja nao tenho nada contra a sua questão e acho-a completamente legitima, mas é um tema tao debatido no forum e sem nenhuma conclusao ate aos dias de hoje!
    Concordam com este comentário: Picareta, Bricoleiro
  8.  # 11

Colocado por: eu
    Qual é o problema do ar condicionado?

nenhum. para mim nao é opção (isso tambem nao interessa), mas nao vejo problema nenhum para quem goste de ar condicionado.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    • Atzlee
    • 13 novembro 2014 editado

# 12

Caro Lovescout

Quanto a ser novo no forum, a diferença de inscrição em relação a si é de apenas 9 meses, e visito periodicamente o Forum.
    Que eu saiba o propósito do Forum é esclarecer e ajudar os membros que nele participam. No 2º post que coloquei escrevi o seguinte " Obrigado pelo conselho do ar condicionado mas precisamos de informação mais específica, praticamente já chegamos a essa conclusão, apenas coloquei a questão sobre a melhor opção porque estão sempre a aparecer coisas novas. Sei que existem muitos tópicos a falar sobre o assunto, mas nem sempre é fácil chegar às dúvidas que cada um de nós tem, de qualquer forma, o que a maioria dos membros faz neste forum, quando se abre uma discussão sobre um tema debatido noutra é colocar um "link" a direccionar para essa discussão e não fazer comentários desnecessários.
    A título de exemplo, se verificar as outras 2 discussões que abri:
    Aquecimento central - qual a melhor opção para apartamento
    Lojas de recuperadores a lenha/pellets. Aconselhamento melhor opção.
    em qualquer delas o tema inicial foi debatido até à decisão final.
    Numa delas tomei uma opção que veio a mostrar-se errada, publiquei os resultados, com esquemas e fotos para ajudar quem tivesse a ponderar a mesma opção, pedi novamente conselhos, avancei para uma alternativa, conto brevemente de publicar em ambas as discussões os resultados, para assim dar feedback a quem me ajudou e poder ajudar quem procure esclarecimentos sobre esses assunto, conforme o solicitado nas normas do forum.
    Nesta discussão o objectivo é exactamente o mesmo e espero atingi-lo.
    Trocas de galhardetes não vão solucionar o problema ao meu colega.

Cumprimentos
  9.  # 13

fatz boa tarde,

Por vezes, antes de se equacionar a instalação de um sistema de aquecimento, deve-se procurar saber qual o isolamento que a habitação tem, isto porque se a habitação tiver um isolamento "deficiente" ou reduzido o sistema de aquecimento, seja ele qual for, será dispendioso, pois toda aquela energia gasta para aquecer a habitação rapidamente se dissipará e o sistema de aquecimento tornará a gastar aquela quantidade de energia e este "círculo" nunca irá acabar.

O isolamento térmico das habitações não acaba com a necessidade da mesma ter de ser climatizada, porém ajuda e muito a que os custos da climatização sejam inferiores, isto porque dificulta a "dissipação" dessa energia criada para climatizar (seja arrefecer, seja aquecer), e então aquela temperatura não irá oscilar tanto e em tão pouco tempo como numa habitação sem qualquer isolamento, ou com um isolamento "deficiente", o que vai fazer com o sistema de climatização não trabalhe tanto tempo ou quando trabalho o tempo de trabalho é inferior.

Por isso, se a habitação / construção em causa tiver um bom isolamento térmico então tudo aquilo que eu disse deixa de fazer sentido, na perspetiva de o ajudar, porém é sempre informação para outros utilizadores, caso a mesma não tiver um bom isolamento térmico, ou caso desconheça esse fator, se calhar aconselhava-o a repensar a prioridade do sistema de aquecimento em detrimento de um sistema de isolamento térmico.

Com os melhores cumprimentos
    Atlas Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Atzlee
  10.  # 14

Obrigado pela sua opinião Atlas Portugal
    O isolamento da casa é de qualidade média, e tem janelas com vidro duplo. Mas entre optar por melhorar o isolamento e ficar sem aquecimento, o meu colega acha que é melhor manter o isolamento e colocar aquecimento, pois o orçamento não dá para tudo.
  11.  # 15

fatz, foi como eu disse, caso o isolamento térmico da casa já fosse considerável, então aquilo que eu disse não faria muito sentido para a sua situação em concreto.

Eu só alertei mesmo sem saber se a casa já possuía isolamento térmico ou não.
    Por vezes habitações com 12 / 15 anos não tem qualquer tipo de isolamento, era a construção da parede dupla + caixa de ar sem qualquer isolamento.
    Situações deste género são imensas e por vezes as pessoas colocam até bons sistemas de climatização (seja aquecimento seja arrefecimento) mas depois dizem que os consumos são elevados e que se calhar não optaram pelo melhor sistema e etc etc, mas se calhar o sistema é que estava a ser bastante utilizado para conseguir o conforto que se pretendia, pois como não havia isolamento rapidamente as temperaturas subiam ou desciam (consoante a estação, verão e inverno respetivamente) e o sistema teria de ligar novamente.

Sendo assim, sendo que a habitação já possui isolamento, então está no caminho certo e faça uma boa escolha.

Cumprimentos
  12.  # 16

tem uma ideia de qual a área total de que estamos a falar? penso que não pretenda aquecimento no sótão?
  13.  # 17

Caro fatz, eu entrei neste fórum à uns tempos exactamente pela questão que você também coloca, o aquecimento em casa.

Abreviadamente, posso-lhe adiantar que quem procura uma resposta simpática em eficiência e custos simultaneamente vai ser enganado, porque milagres não há.

Eu por mim já conclui que, primeiro está o isolamento da habitação, depois temos duas hipóteses:

- Gastar algum dinheiro e fazer obras para ter um aquecimento que possa dizer bom;
    - Não gastar dinheiro nem fazer obras (penso que seja o que pretende) e adquirir um dos muitos aquecedores eléctricos.

A diferença é que na primeira hipótese tem conforto de topo mas gasta muito mais dinheiro (AC, bombas de calor, pisos radiantes, aquecimentos centrais) e na segunda hipótese vive desenrascado, gasta apenas o que consome nos meses frios mas não tem o conforto como nos sistemas de cima.

Há quem defenda o AC com unhas e dentes, e realmente é bom, aquece e arrefece e tal, mas na minha opinião não compensa gastar balúrdios mais manutenções periódicas e mais as obras necessárias à instalaçao. Embora lhe possam dizer que é o mais eficiente, e provavelmente é, para mim não é o melhor porque não reúne condições económicas e práticas. O dinheiro que gasta nos aparelhos e instalação dá para muitos anos de electricidade.
  14.  # 18

Colocado por: fatzR/C: Cozinha em L
    1º Piso: 3 quartos
    2º Piso: Sotão

Qual será a melhor opção e mais económica (instalação/consumo) para aquecimento?

com poucas obras, somente ar condicionado.
    • Atzlee
    • 13 novembro 2014 editado

# 19

Muito obrigado pelas vossas opiniões. Caro Bricoleiro, a opção realmente é o mínimo de obras daí a escolha do meu colega recair mais pelo AC. Em anexo envio a planta e a ideia é colocar aquecimento em no RC, 3 quartos do 1 piso e no sotão . Agradecia que nos dessem ideias sobre que equipamentos são adequados e possibilidades de instalação. O sotão tem +- 25 a 30 m2
    Obrigado
      Planta Casa.jpg
  15.  # 20

qual a orientação solar e localização?

0.0241 seg. NEW