Colocado por: chuck norrisboas, vc esta a pensar e a fazer errado em ligar apenas de vez em quando a resistência! deixe-a ligada sempre, defina a temperatura para os 55 graus desse modo ela liga muito raramente... a ideia que vc tem que a resistencia aquece 300 litros de agua é errada. a resistência não deixa todo o volume de agua á mesma temperatura.... deixa apenas a que é suficiente para banhos.
no fim de ela aquecer a agua aos 55 o acumulador mantem a agua durante muito tempo a essa temperatura a não ser que haja um gasto muito grande de agua, como por exemplo os banhos e mesmo nessa altura a temperatura não deverá descer assim tanto...
em minha casa funcionava assim, ate ter comprado uma bomba de calor para o piso radiante que e para as aqs...
e os painéis compensam de longe!! falo por mim, desde março até á semana passada que tenho agua quente so com os painéis!
num dia como hoje, fez sol aqui, tinha o topo do acumulador em 60 graus, claro que não todos os 300 litros, a parte inferior do acumulador é sempre mais fria que o topo.
algo esta errado com os seus painéis ou ligações...
Colocado por: chuck norrisnum dia como hoje, fez sol aqui, tinha o topo do acumulador em 50 graus, claro que não todos os 300 litros, a parte inferior do acumulador é sempre mais fria que o topo.
algo esta errado com os seus painéis ou ligações...
Colocado por: jpvngvc esta a pensar e a fazer errado em ligar apenas de vez em quando a resistência! deixe-a ligada sempre, defina a temperatura para os 55 graus desse modo ela liga muito raramente...
Colocado por: InterrogativoUm depósito de 300l para 2 pessoas parece uma sobredimensionação, com consequência de água quente desnecessária
Colocado por: Interrogativono Inverno está apenas ligado perto de meia hora por noite (2 a 4 banho diários); está regulado para 65º
Como casal jovem a expectativa é de aumento de família ;)
Colocado por: tostexPercebo mais de euros do que de kW, mas durante a noite a electricidade custa metade do preço (bihorária)
Colocado por: mm85Eu não posso falar muito porque ainda tenho o contador de obras, mas lembro-me de ser noticiado que a tarifa bi-horária iria terminar no mercado liberalizado. Esse link da EDP que enviou é para clientes da EDP Universal que penso (mas não tenho a certeza) que são só os clientes de contratos antigos, os novos entram automaticamente para a EDP comercial que julgo não ter nada disto. Mas vou informar-me convenientemente visto que esta próxima semana irei tratar da questão do contador definitivo. Nada do que estou aqui a dizer é com certezas.
O exemplo da Galp, já tem de ser bem analisado, visto que realmente há um periodo de energia mais barata mas depois nos periodos normais também apresenta um custo de energia mais alto quando comparado com a tarifa simples. É preciso fazer bem as contas. E uma vez que eu sou freelancer e trabalho em casa, pode não ser vantajoso. Penso ser uma solução muito interessante para quem realmente está fora todo o dia. E mesmo assim, há que fazer as contas, porque se nas restantes horas for muito mais caro do que a tarifa simples, e tendo em conta o peso que têm frigoríficos e arcas, é preciso mesmo fazer as contas para ver se o consumo à noite justifica pagar mais durante o dia.
Colocado por: mm85Boa tarde a todos,
Estamos a viver na moradia que construímos há cerca de 1 mês. Temos instalados os painéis solares (confesso que apenas porque são obrigatórios) e agora começaram os problemas que já sabíamos que iriam existir com... ter água quente em tempo de inverno. A opinião que já tinha, continuo a ter, mas agora vou tentar fundamentá-la mais através do cálculo de custos com "compensação" que vou ter ao longo de um ano. Sempre quero ver se este investimento algum dia se abate ou não... Antes, vivíamos num apartamento, onde as águas quentes eram asseguradas por esquentador utilizando gás natural. Gastávamos 15 euros por mês em gás. Sempre quero ver o que vou ganhar depois do investimento de mais de 3000 euros em painéis. Sinceramente, acho criminoso.
Mas vamos ao que interessa. A nossa ideia agora é colocar na tomada onde está ligada a resistência da compensação eléctrica um daqueles aparelhos que acusam o consumo. E depois faço o cálculo do custo ao longo de 1 mês, em compensação eléctrica. Mas estou mesmo curiosa para saber, caso outros membros tenham situações idênticas, quanto estaremos a gastar para aquecer as águas para os banhos.
Somos 2 pessoas, banhos rápidos, depósito de 300litros. Isto poderá dar uma grande conta ao fim do mês? Não me conformo, a sério. Cada vez que penso que tenho de aquecer 300 litros de água a luz, até se me aperta a alma. O que andamos a fazer é ligar apenas a compensação quando precisamos mesmo da água quente. Ou seja, não temos ainda aquele sistema de definir uma temperatura que vai sendo assegurada ao longo do dia pela compensação eléctrica. Logo, não tenho água quente sempre que quero :( Não temos, porque ainda é tudo novidade e temos receio do que isso pode significar na conta da luz. É triste investir 3000euros num sistema para aquecimento de águas e depois ter de andar preocupada com contas de luz... É triste ter quase de marcar na agenda quando vou querer água quente. E isto é uma questão de economia, de receio, de desconhecimento e de orgulho, porque não me parece bem andar a encher os bolsos da EDP quando o Estado me obrigou a um investimento destes. Estou irritada. Se estou.
É claro que em dia como os que temos tido, de chuva constante sem ponta de sol, não se consegue a água no cilindro a mais de 20 e poucos graus. O nosso sistema até é de tubos de vácuo, nos dias que chove mas espreita o sol ainda conseguirmos ter a água ali na casa dos 35. Mas nos dias mais negros, só mm 20 e pouco.
Se alguém quiser partilhar quanto gasta em luz para aquecer as águas, agradeço. Quero mesmo ter uma ideia e começar a estudar soluções decentes.
Obrigada a todos!
Colocado por: system32ajudar no equilíbrio da balança de pagamento nacional