Iniciar sessão ou registar-se
    • mm85
    • 12 novembro 2014

# 1

Boa tarde a todos,

Estamos a viver na moradia que construímos há cerca de 1 mês. Temos instalados os painéis solares (confesso que apenas porque são obrigatórios) e agora começaram os problemas que já sabíamos que iriam existir com... ter água quente em tempo de inverno. A opinião que já tinha, continuo a ter, mas agora vou tentar fundamentá-la mais através do cálculo de custos com "compensação" que vou ter ao longo de um ano. Sempre quero ver se este investimento algum dia se abate ou não... Antes, vivíamos num apartamento, onde as águas quentes eram asseguradas por esquentador utilizando gás natural. Gastávamos 15 euros por mês em gás. Sempre quero ver o que vou ganhar depois do investimento de mais de 3000 euros em painéis. Sinceramente, acho criminoso.

Mas vamos ao que interessa. A nossa ideia agora é colocar na tomada onde está ligada a resistência da compensação eléctrica um daqueles aparelhos que acusam o consumo. E depois faço o cálculo do custo ao longo de 1 mês, em compensação eléctrica. Mas estou mesmo curiosa para saber, caso outros membros tenham situações idênticas, quanto estaremos a gastar para aquecer as águas para os banhos.

Somos 2 pessoas, banhos rápidos, depósito de 300litros. Isto poderá dar uma grande conta ao fim do mês? Não me conformo, a sério. Cada vez que penso que tenho de aquecer 300 litros de água a luz, até se me aperta a alma. O que andamos a fazer é ligar apenas a compensação quando precisamos mesmo da água quente. Ou seja, não temos ainda aquele sistema de definir uma temperatura que vai sendo assegurada ao longo do dia pela compensação eléctrica. Logo, não tenho água quente sempre que quero :( Não temos, porque ainda é tudo novidade e temos receio do que isso pode significar na conta da luz. É triste investir 3000euros num sistema para aquecimento de águas e depois ter de andar preocupada com contas de luz... É triste ter quase de marcar na agenda quando vou querer água quente. E isto é uma questão de economia, de receio, de desconhecimento e de orgulho, porque não me parece bem andar a encher os bolsos da EDP quando o Estado me obrigou a um investimento destes. Estou irritada. Se estou.

É claro que em dia como os que temos tido, de chuva constante sem ponta de sol, não se consegue a água no cilindro a mais de 20 e poucos graus. O nosso sistema até é de tubos de vácuo, nos dias que chove mas espreita o sol ainda conseguirmos ter a água ali na casa dos 35. Mas nos dias mais negros, só mm 20 e pouco.

Se alguém quiser partilhar quanto gasta em luz para aquecer as águas, agradeço. Quero mesmo ter uma ideia e começar a estudar soluções decentes.

Obrigada a todos!
    • jpvng
    • 12 novembro 2014 editado

# 2

Não tem um relógio para programar a resistência ligar? o meu liga 2 horas de manha e tem sido suficiente, mas quando precisar ligo (programo o relogio para isso) 2 horas de manha e 1 ou 2 para o fim da tarde. Deve de ser suficiente e deve de ser mais económico que voltar a ligar os cilindros por ex.
    • eu
    • 12 novembro 2014

# 3

Cá em casa usamos muita água quente e gastamos por ano entre 50 a 100 euros de eletricidade na resistência elétrica de apoio.

Mas no seu caso, se não quer usar a resistência, pode usar o mesmo método de apoio que usava antes: um esquentador a gás.
  1.  # 4

boas, vc esta a pensar e a fazer errado em ligar apenas de vez em quando a resistência! deixe-a ligada sempre, defina a temperatura para os 55 graus desse modo ela liga muito raramente... a ideia que vc tem que a resistencia aquece 300 litros de agua é errada. a resistência não deixa todo o volume de agua á mesma temperatura.... deixa apenas a que é suficiente para banhos.
    no fim de ela aquecer a agua aos 55 o acumulador mantem a agua durante muito tempo a essa temperatura a não ser que haja um gasto muito grande de agua, como por exemplo os banhos e mesmo nessa altura a temperatura não deverá descer assim tanto...
    em minha casa funcionava assim, ate ter comprado uma bomba de calor para o piso radiante que e para as aqs...
    e os painéis compensam de longe!! falo por mim, desde março até á semana passada que tenho agua quente so com os painéis!
    num dia como hoje, fez sol aqui, tinha o topo do acumulador em 50 graus, claro que não todos os 300 litros, a parte inferior do acumulador é sempre mais fria que o topo.
    algo esta errado com os seus painéis ou ligações...
  2.  # 5

Colocado por: chuck norrisboas, vc esta a pensar e a fazer errado em ligar apenas de vez em quando a resistência! deixe-a ligada sempre, defina a temperatura para os 55 graus desse modo ela liga muito raramente... a ideia que vc tem que a resistencia aquece 300 litros de agua é errada. a resistência não deixa todo o volume de agua á mesma temperatura.... deixa apenas a que é suficiente para banhos.
    no fim de ela aquecer a agua aos 55 o acumulador mantem a agua durante muito tempo a essa temperatura a não ser que haja um gasto muito grande de agua, como por exemplo os banhos e mesmo nessa altura a temperatura não deverá descer assim tanto...
    em minha casa funcionava assim, ate ter comprado uma bomba de calor para o piso radiante que e para as aqs...
    e os painéis compensam de longe!! falo por mim, desde março até á semana passada que tenho agua quente so com os painéis!
    num dia como hoje, fez sol aqui, tinha o topo do acumulador em 60 graus, claro que não todos os 300 litros, a parte inferior do acumulador é sempre mais fria que o topo.

parece-me completamente errado o que você refere, mas quem perceber mais do que eu que confirme. Quanto mais não seja ate porque desta maneira ase aproveita sempre o sol disponível no inverno.
    • mm85
    • 13 novembro 2014

# 6

Colocado por: chuck norrisnum dia como hoje, fez sol aqui, tinha o topo do acumulador em 50 graus, claro que não todos os 300 litros, a parte inferior do acumulador é sempre mais fria que o topo.

Bom dia! Obrigada pelos vossos comentários.
    Todos confirmam que num dia com algum sol, no inverno, conseguem temperaturas de 50 graus no cilindro?? O nosso cilindro está no interior, na zona da garagem. E como o telhado sul não fica nessa zona, temos os painéis afastados do cilindro cerca de 10/12metros. O que também não me parece dramático e tinha mesmo de ser assim, mais próximo só se colocasse o cilindro na sala :p
    Mas nós apostámos no sistema tubos de vácuo e tudo e em dias de sol, neste tempo mais invernoso, não passa dos 35/37 num dia melhor.

Colocado por: jpvngvc esta a pensar e a fazer errado em ligar apenas de vez em quando a resistência! deixe-a ligada sempre, defina a temperatura para os 55 graus desse modo ela liga muito raramente...

Esse teste nós também já pensámos em fazer. Vamos colocar um daqueles aparelhos que medem o consumo e vamos fazer uma comparação com um método e com outro, para ver o resultado. Numa primeira fase vemos quanto gastamos ao ligar apenas em determinadas alturas do dia, quando é precisa a água quente; depois experimentaremos definir uma temperatura e deixar sempre ligado. Quando tiver resultados, reporto. Mas entretanto, quem quiser ir partilhando experiências, será muito proveitoso.
  3.  # 7

1. Um depósito de 300l para 2 pessoas parece uma sobredimensionação, com consequência de água quente desnecessária
    2. No meu caso, depósito de 300l no interior do sótão a 1 metro dos paineis, resistência de 3kw, com relógio para só funcionar à noite (bihorário), no Inverno está apenas ligado perto de meia hora por noite (2 a 4 banho diários); está regulado para 65º
    3. A água aquecida, por causa da estratificação, será apenas perto de metada do conteúdo do depósito.
    • mm85
    • 13 novembro 2014

# 8

Colocado por: InterrogativoUm depósito de 300l para 2 pessoas parece uma sobredimensionação, com consequência de água quente desnecessária

Obrigada pelo seu comentário!
    Duas pessoas neste momento... Como casal jovem a expectativa é de aumento de família ;)
    O projecto obrigava-nos a um depósito de 200litros. Colocámos 300 pois como optámos pelo sistema de tubos de vácuo era a dimensão que era aconselhada. E sim, notamos diferença para os painéis planos. Em casa dos meus sogros eles têm painel plano, com cilindro de 150 litros e nós temos sempre mais uns 10 graus que eles. Mas quando não há sol, não há sol para planos nem para vácuos ;)

Colocado por: Interrogativono Inverno está apenas ligado perto de meia hora por noite (2 a 4 banho diários); está regulado para 65º

Caramba... com temperatura regulada para 65º só tem a resistência ligada meia hora por noite?? Isso é ótimo...
    A nossa resistência é de 1.5kw. Logo terá de estar ligada o dobro do tempo para os mesmos resultados, mas como gasta metade, parece-me (espero não estar a dizer nenhum disparate) que dá no mesmo consumo.
  4.  # 9

Como casal jovem a expectativa é de aumento de família ;)

nice! :) :) Infelizmente já estou a sair da secção Jovem... mas já contribuo significativamente para a renovação demográfica :) :)

Ah! Não estando em zonas similares poderemos ter resultados significativamente diferentes (p.e. Norte / Sul, zona com microclima, ...)
    E tendo o depósito afastado dos painéis também pode ter resultados diferentes... tudo conta para a temperatura ao fim da noite... e consequente necessidade de aquecimento.
    O ano passado estava nos 55º / 60º (aí é que demorava 20 a 30 minutos!!! à meia noite, e depois voltava a ligar mais 10 minutos perto das 6 / 7 da manhã) e era aceitável, este ano subi para o 65º e acho que é demais... experimentar e ajustar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
    • tostex
    • 13 novembro 2014 editado

# 10

Gasto cerca de 60€ no Inverno quando os painéis solares pouco ou nada produzem. Não tenho gás e são dois depósitos de 100+100 sendo o apoio uma resistência eléctrica. Setpoint a 60º e tenho bihorária.
    • mm85
    • 13 novembro 2014 editado

# 11

Vamos mesmo começar a fazer os testes. Muito obrigada a todos pela partilha de experiências.

Este fim de semana vamos comprar o aparelho que permite ligar e desligar automático e também um (ou o mesmo, não sei) que conte os Kw gastos.
    Primeiro vamos definir horas específicas para ligar e ver quanto gasta. Depois vamos estabelecer uma temperatura mínima e ajustar para manter. Logo se vê no que dá.

Assim à primeira vista o senso comum diz-me que manter sempre a temperatura a x graus, todo o dia, mesmo sem estar gente em casa, logo sem ser necessária água quente, levará a um consumo maior. Mas o senso comum é, por vezes, erróneo, nada como tirar a prova dos 9.

Quando colocamos a temperatura nos 40 e poucos graus já tomamos banho com água muito quente, mas já vi que quando se trata de estabelecer temperaturas mínimas todos falam entre 55 e 60º. É aqui o intervalo mais adequado?
  5.  # 12

Há questão é que 200L de água a 40º provavelmente seria curto para mim. Haveria uma margem de 2/3º entre a acumulação e o consumo, supondo que não existem perdas (há sempre).

Ou seja, com a acumulação a 60º e uma válvula termoestática os 200L duram mais porque são misturados com água fria enquanto tomamos banho.

Isto para não falar das questões de segurança, como é o caso da legionella que agora está muito em voga.

Percebo mais de euros do que de kW, mas durante a noite a electricidade custa metade do preço (bihorária) e portanto mais vale acumular tudo durante a noite do que ter a resistência sempre a ligar para compôr o setpoint. Com os painéis solares no Verão a resistência fica desligada durante meses.
    • mm85
    • 13 novembro 2014

# 13

Colocado por: tostexPercebo mais de euros do que de kW, mas durante a noite a electricidade custa metade do preço (bihorária)

Percebo o que diz. Mas relativamente a bi-horário, infelizmente, já não existe nos novos contratos de luz :( Eu também tinha no apartamento e aproveitava muito, não para as águas quentes, porque tinha uma realidade diferente, mas para máquinas de lavar e afins. Mas agora, não há nada disso para nós :(
  6.  # 14

• mm85
    • 13 novembro 2014

# 15

Eu não posso falar muito porque ainda tenho o contador de obras, mas lembro-me de ser noticiado que a tarifa bi-horária iria terminar no mercado liberalizado. Esse link da EDP que enviou é para clientes da EDP Universal que penso (mas não tenho a certeza) que são só os clientes de contratos antigos, os novos entram automaticamente para a EDP comercial que julgo não ter nada disto. Mas vou informar-me convenientemente visto que esta próxima semana irei tratar da questão do contador definitivo. Nada do que estou aqui a dizer é com certezas.

O exemplo da Galp, já tem de ser bem analisado, visto que realmente há um periodo de energia mais barata mas depois nos periodos normais também apresenta um custo de energia mais alto quando comparado com a tarifa simples. É preciso fazer bem as contas. E uma vez que eu sou freelancer e trabalho em casa, pode não ser vantajoso. Penso ser uma solução muito interessante para quem realmente está fora todo o dia. E mesmo assim, há que fazer as contas, porque se nas restantes horas for muito mais caro do que a tarifa simples, e tendo em conta o peso que têm frigoríficos e arcas, é preciso mesmo fazer as contas para ver se o consumo à noite justifica pagar mais durante o dia.
  7.  # 16

8.  # 17

Colocado por: mm85Eu não posso falar muito porque ainda tenho o contador de obras, mas lembro-me de ser noticiado que a tarifa bi-horária iria terminar no mercado liberalizado. Esse link da EDP que enviou é para clientes da EDP Universal que penso (mas não tenho a certeza) que são só os clientes de contratos antigos, os novos entram automaticamente para a EDP comercial que julgo não ter nada disto. Mas vou informar-me convenientemente visto que esta próxima semana irei tratar da questão do contador definitivo. Nada do que estou aqui a dizer é com certezas.

O exemplo da Galp, já tem de ser bem analisado, visto que realmente há um periodo de energia mais barata mas depois nos periodos normais também apresenta um custo de energia mais alto quando comparado com a tarifa simples. É preciso fazer bem as contas. E uma vez que eu sou freelancer e trabalho em casa, pode não ser vantajoso. Penso ser uma solução muito interessante para quem realmente está fora todo o dia. E mesmo assim, há que fazer as contas, porque se nas restantes horas for muito mais caro do que a tarifa simples, e tendo em conta o peso que têm frigoríficos e arcas, é preciso mesmo fazer as contas para ver se o consumo à noite justifica pagar mais durante o dia.

Posso lhe confirmar que a EDP Comercial oferece Bi Horario, pois transferi o meu contrato pra eles a semana passada. Eu estou no plano Casa Click, Bi Horario, que acho bastante vantajoso.
    Ora espreite:
    https://energia.edp.pt/particulares/energia/eletricidade/casa-click-3.aspx
  9.  # 18

Pelo menos a Edp, Galp e ylce têm tarifa bi-horário
  10.  # 19

Se a existência dos painéis permitir reduzir a emissão de gases para a atmosfera , e ainda ajudar no equilíbrio da balança de pagamento nacional. OPTIMO!!

Não podemos apenas pensar na carteira!!

Mesmo assim posso lhe dizer que bem feita a instalação pode poupar €€e rentabilizar em 5 ou 7 anos!!

No meu caso 4 pessoas+MLR com apoio de caldeira a gás butano, em 6 anos que tenho os painéis gastei 2 bilhas. A 20-30€ cada é só fazer as contas!!

Colocado por: mm85Boa tarde a todos,

Estamos a viver na moradia que construímos há cerca de 1 mês. Temos instalados os painéis solares (confesso que apenas porque são obrigatórios) e agora começaram os problemas que já sabíamos que iriam existir com... ter água quente em tempo de inverno. A opinião que já tinha, continuo a ter, mas agora vou tentar fundamentá-la mais através do cálculo de custos com "compensação" que vou ter ao longo de um ano. Sempre quero ver se este investimento algum dia se abate ou não... Antes, vivíamos num apartamento, onde as águas quentes eram asseguradas por esquentador utilizando gás natural. Gastávamos 15 euros por mês em gás. Sempre quero ver o que vou ganhar depois do investimento de mais de 3000 euros em painéis. Sinceramente, acho criminoso.

Mas vamos ao que interessa. A nossa ideia agora é colocar na tomada onde está ligada a resistência da compensação eléctrica um daqueles aparelhos que acusam o consumo. E depois faço o cálculo do custo ao longo de 1 mês, em compensação eléctrica. Mas estou mesmo curiosa para saber, caso outros membros tenham situações idênticas, quanto estaremos a gastar para aquecer as águas para os banhos.

Somos 2 pessoas, banhos rápidos, depósito de 300litros. Isto poderá dar uma grande conta ao fim do mês? Não me conformo, a sério. Cada vez que penso que tenho de aquecer 300 litros de água a luz, até se me aperta a alma. O que andamos a fazer é ligar apenas a compensação quando precisamos mesmo da água quente. Ou seja, não temos ainda aquele sistema de definir uma temperatura que vai sendo assegurada ao longo do dia pela compensação eléctrica. Logo, não tenho água quente sempre que quero :( Não temos, porque ainda é tudo novidade e temos receio do que isso pode significar na conta da luz. É triste investir 3000euros num sistema para aquecimento de águas e depois ter de andar preocupada com contas de luz... É triste ter quase de marcar na agenda quando vou querer água quente. E isto é uma questão de economia, de receio, de desconhecimento e de orgulho, porque não me parece bem andar a encher os bolsos da EDP quando o Estado me obrigou a um investimento destes. Estou irritada. Se estou.

É claro que em dia como os que temos tido, de chuva constante sem ponta de sol, não se consegue a água no cilindro a mais de 20 e poucos graus. O nosso sistema até é de tubos de vácuo, nos dias que chove mas espreita o sol ainda conseguirmos ter a água ali na casa dos 35. Mas nos dias mais negros, só mm 20 e pouco.

Se alguém quiser partilhar quanto gasta em luz para aquecer as águas, agradeço. Quero mesmo ter uma ideia e começar a estudar soluções decentes.

Obrigada a todos!
    • mm85
    • 14 novembro 2014

# 20

Colocado por: system32ajudar no equilíbrio da balança de pagamento nacional

Esta questão dá pano para mangas ;) Quem produziu os seus painéis? Foi uma empresa portuguesa!? Os meus não. E a maioria, pelo pouco que sei,são produzidos fora. Portanto, a balança comercial continua a pender para o mm lado...

Além disso, para produzir estes equipamentos, também são gastos recursos e emitidos gases. Nada se produz de outra forma. Ainda virá o dia em que estudos mais aprofundados irão apresentar resultados globais e iremos perceber se estamos ou não no caminho certo.

Se acredito e apoio as energias renováveis e limpas? Claro que sim. Se o caminho são os painéis solares que hoje temos? Não sei.
    Mas deixe-me que lhe diga que fico muito contente ao ler a sua experiência... ainda me dá alguma esperança.

Se bem que não consigo entender como se tem água quente vinda dos painéis em anos como os que temos tido, nomeadamente o ano passado, em que foram meses e meses de chuva, sem aparecer raio de sol, tempo muito encoberto que durou até bem tarde, ainda não me esqueci que praticamente não tivemos verão. Não entendo, em anos assim, como se gasta tão pouca energia de apoio.

Daqui a um ano poderei fazer o meu balanço.

Obrigada pela partilha.

0.0251 seg. NEW