Iniciar sessão ou registar-se
    • TFGH
    • 12 novembro 2014 editado

# 1

Boa noite,

Venho aqui expôr um problema sobre o qual gostaría de obter pontos de visto e possivelmente a melhor resolução. Eu vivo num apartamento há mais de um ano, tenho contrato assinado e carimbado pelas finanças e sempre recebi os recibos da senhoria e sempre fiz os pagamentos respeitando o estipulado no contrato em termos de datas. Quando vim para cá, foi-me explicado, que por cima de mim(águas furtadas, que pelo que percebi pertenciam a este apartamento, mas foi fechado o acesso pelo interior da casa, sendo acedido pelo predio) vivia uma inquilina que iria partilhar água comigo, mas para nao me preocupar que os consumos eram baixissimos e que me iria fazer pagamentos de aproximadamente 5€. No entanto, nada disto está escrito no contrato(que tenho de partilhar a água). Pois bem, fui aos serviços das águas e fiz contrato em meu nome. E os pagamentos da água foram sendo feitos com algumas irregularidades, sendo que os consumos aumentaram exponencialmente e portanto ao fim de 1 ano, fiz os ajustes que foram pagos. Porém agora essa pessoa começa a duvidar dos consumos elevados, porém, após a saida do contador, o cano divid-se em dois tubos, um entra dretamente na minha casa o outro segue para cima, mas antes de entrar em casa passa por um contador próprio), ou seja, os consumos apresento-os sem problema, é so fazer as contas. O problema são os pagamentos que são feitos fora de horas e o prejudicado sou eu que tenho de andar com contagens e preocupações. Já para nao falar que se o consumo aumenta muito, o preço por m3 difere/aumenta e eu por mais que faça as contas acabo sempre por sair prejudicado na minha parte da fatura. Que poderei fazer relativamente a este assunto? É possivel os serviços das aguas montarem um contador proprio la para cima? Corto a agua(tenho essa possibilidade, pois montei uma valvula no cano que sobe para cima)? Desconto o valor da agua no valor que pago a senhoria mensalmente porque esta parece que nao está minimamente preocupada com o assunto? Falo com um advogado?

Agradeço desde já a atenção disponibilizada
  1.  # 2

Colocado por: TFGHÉ possivel os serviços das aguas montarem um contador proprio la para cima?

Não.

Colocado por: TFGHCorto a agua(tenho essa possibilidade, pois montei uma valvula no cano que sobe para cima)?

Se assim o entender!

Colocado por: TFGHDesconto o valor da agua no valor que pago a senhoria mensalmente porque esta parece que nao está minimamente preocupada com o assunto?

Não. Nada está descrito no contrato a esse respeito.

Colocado por: TFGHFalo com um advogado?

Pode falar...ele agradece.

Colocado por: TFGHQue poderei fazer relativamente a este assunto?

Expor o assunto à senhoria e ver como ela pretende resolver a situação. Se nada for feito do seu agrado, escreva-lhe uma carta registada a informar que a partir de X data pretende fechar a água que segue para o piso de cima ameaçando sair. Ou então simplesmente sair se o contrato o permitir...
    • TFGH
    • 12 novembro 2014

# 3

Desde ja agradeço a prontidão na resposta. Do ponto de vista legal penso que nada me obriga a partilhar a agua visto que no contrato nada fala a esse respeito. E para alem do mais, a agua esta em meu nome, e o contador esta a debitar agua apenas para o meu apartamento(no papel/contrato, pois na realidade está a ir para duas casas).
  2.  # 4

Do ponto de vista legal não. Do ponto de vista moral sim. Por isso deve falar primeiro com o proprietário de modo a resolver a questão. Se não resolver a bem, então opte por outra opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TFGH
    • TFGH
    • 12 novembro 2014

# 5

Muito obrigado pela sugestão, irei falar com o proprietario sobre o assunto.

0.0120 seg. NEW