Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caríssimos,

Vem o frio, e com ele a nossa preocupação com o aquecimento, coisa que os AKIs e afins nos demonstram bem com a oferta de produtos.

Logo ao lado das salamandras e recuperadores de calor, por vezes a muito bom preço (30€) aparecem os aspiradores de cinzas, aparentemente pouco mais sofisticados que uma lata de tinta com um motor na tampa.

Agora a pergunta:

Há alguma real vantagem num aspirador de cinzas? Ou, para limpeza dos aparelhos de queima, qualquer aspirador doméstico com saco de papel serve?
  2.  # 2

Colocado por: ClioIIHá alguma real vantagem num aspirador de cinzas? Ou, para limpeza dos aparelhos de queima, qualquer aspirador doméstico com saco de papel serve?

Eu comprei um quando comecei a usar o recuperador. Custou-me 30 e tal euros. A marca é einhell, se não estou em erro. Usei-o 2 vezes e encostei-o.

Para aspirar a cinza de um recuperador médio/grande tem que fazer aí umas 5-6 viagens. Quando começa a aspirar a cinza aquilo aspira muito bem mas logo depois o filtro entope e não consegue aspirar mais. Tem que esvaziar aquilo, limpar o filtro e ir aspirar mais.

É para esquecer. Prefiro recolher a cinza para um saco.

Se ainda quiser um....vendo-lhe o meu por 10€. Como novo: só duas utilizações :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
    • eu
    • 13 novembro 2014 editado

# 3

...
  3.  # 4

Colocado por: MikeMelgaÉ para esquecer. Prefiro recolher a cinza para um saco.

Isso para aquela cinza que se apanha "à pazada".

E a restante cinza? Aspira com um aspirador normal ou deixa-a lá?

No meu caso é para limpar uma salamandra a pellets.
  4.  # 5

Experiência própria: comprei um sem motor e aquilo só dá é trabalho.entope se aspirar um bocado de carvão mais grosso... q stress depois para desentupir! Provavelmente a pior compra que fiz.
    Bem melhor e mais prático ir lá com uma pá pequena e com um saco .
    Concordam com este comentário: MikeMelga, 21papaleguas, leiria
  5.  # 6

A restante também a deixo lá. ..má é mito pouca mesmo
  6.  # 7

Colocado por: chuck norrisExperiência própria: comprei um sem motor e aquilo só dá é trabalho

O que é um aspirador sem motor? Eu a isso chamo balde... :D
    Concordam com este comentário: Luis_Almeida
  7.  # 8

Creio que quase todos os fabricantes de aspiradores domésticos convencionais não aconcelham aspirar cinzas, já que o saco do pó não consegue filtrar convenientemente podendo danificar o aspirador.
    Concordam com este comentário: MikeMelga, JPN761, HelderR
  8.  # 9

CLioll...para pellets é obrigatório!!!!!
    A cinza é leve e muito mas muito fina, parece pó e nada tem haver com a cinza de uma lareira.
    Mas nada como abrir a salamandra para ver do que eu estou a falar. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  9.  # 10

Colocado por: ptugaCLioll...para pellets é obrigatório!!!!!
    A cinza é leve e muito mas muito fina, parece pó e nada tem haver com a cinza de uma lareira.
    Mas nada como abrir a salamandra para ver do que eu estou a falar. :)

Então, mas o que é que um "aspirador de cinzas" tem de melhor que um aspirador convencional não tenha?
  10.  # 11

No recuperador de calor tiro o maior monte de cinza e o resto fica lá para o dia seguinte.

O aspirador, a dar jeito, seria para apanhar alguma cinza que caia no chão, aquando da transfega do recuperador para o balde.
    Mas mesmo esta apanho-a com pá e vassoura.
    Concordam com este comentário: leiria
  11.  # 12

Colocado por: ClioII

Então, mas o que é que um "aspirador de cinzas" tem de melhor que um aspirador convencional não tenha?

O aspirador n tem saco. Tem apenas um filtro, que parece de um carro que é revestido por uma espécie de carapuça com malha mt fina. Ao aspirar as cinzas estas caem pora dentro do recipiente metálico, vulgo balde. De tres em três utilizações custumo limpar o meu.
  12.  # 13

Comprei o aspirador. Confirmo que o filtro entope com facilidade: limpei duas vezes a salamandra, à terceira já o aparelho pouco puxava e começou a aquecer.
    O filtro é chato de lavar, faz bastante sujidade. O melhor é fazê-lo no exterior, num canteiro se possível. Até ver tinha aspirado tudo, inclusivamente o interior do cinzeiro, mas chego à conclusão que o melhor é despejar o cinzeiro para dentro de um saco e apanhar apenas os restos com o aspirador: assim evito que o aspirador entupa tão depressa.
  13.  # 14

A ideia do recupearador é ser ecológico, não usar electricidade nem gás, usar apenas madeira que é reciclável.

Ter q comprar um aspirador para fazer algo q se pode fazer à mão é , para mim , uma aberração.

Acho q esses aspiradores de cinzas apareceram quando se começaram a vender uns recuperadores muito esguios sem porta cinzas, por motivos estéticos. Acho que aquilo era mais para nunca se liguar, só para ficar bem na sala.

A única maneira de se tirar as cinzas daquilo em condições era com esses aspiradores, uma coisa para madamas
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  14.  # 15

Uma vassourinha pequena de mão e uma pá fazem o trabalho em 2 minutos e fica pronto para outra! Para quê aspirar um local que a seguir vai queimar mais lenha? Para mim é mariquice e consumismo.
    Concordam com este comentário: leiria
  15.  # 16

Colocado por: Bricoleirorinha pequena de mão e uma pá fazem o trabalho em 2 minutos e fica pronto para outra! Para quê aspirar um local que a seguir vai queimar mais lenha? Para mim é mariquice e consumismo.

Tolice.

Os pellets deixam um pó de cinza muito leve e muito fininho. Se se usa uma vassourinha naquilo depois é preciso limpar o pó aos móveis da sala toda, e não estou para isso.
    Concordam com este comentário: eu, HelderR
  16.  # 17

Colocado por: ClioII

Tolice.

Os pellets deixam um pó de cinza muito leve e muito fininho. Se se usa uma vassourinha naquilo depois é preciso limpar o pó aos móveis da sala toda, e não estou para isso.

Se abrir uma janela da sala faz circulação e com a porta do recuperador aberto o pó que cria de estar a varrer com uma pá vai para cima para a chaminé e não para dentro da sala.
    • eu
    • 16 dezembro 2014

# 18

Colocado por: ClioIIOs pellets deixam um pó de cinza muito leve e muito fininho. Se se usa uma vassourinha naquilo depois é preciso limpar o pó aos móveis da sala toda, e não estou para isso.

Foi por isto que eu deixei de usar o recuperador com tanta frequência... a limpeza das cinzas é uma trabalheira do caraças e os móveis da sala ficam cheios de pó...
  17.  # 19

Colocado por: Bricoleiroda sala faz circulação e com a porta do recuperador aberto o pó que cria de estar a varrer com uma pá vai para cima para a chaminé e

Tem noção de que o efeito de que fala só ocorre com uma fonte de calor (chama) que crie a convecção?
    Tem a noção que numa salamandra de pellets o caminho dos gases é tão retorcido que funciona unicamente com convecção forçada?
  18.  # 20

Vi uma solução para esse problema, no entanto tem limitações.

Só pode ser usada em Vivendas, ou apartamentos com garagem imediatamente por debaixo do recuperador, e só pode ser usada em recuperadores de calor ou lareiras.

Um furo no recuperador e placa ligado a um recipiente por um tubo (tudo bem tapado para não haver descontrolo no fluxo de ar para o recuperador).

Depois é só varrer a cinza para o tubo e despejar o recipiente quando estiver cheio, o que dependendo do recipiente, pode apanhar cinza de um inverno inteiro.

0.0205 seg. NEW