Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No passado fim-de-semana fiz uma limpeza à salamandra a pellets. No caso do meu aparelho (e, ao que percebo, em boa parte deles), os gases de saída passam por uma câmara debaixo da câmara de combustão antes de serem expulsos. Pela primeira vez retirei a tampa frontal dessa câmara para a limpar (já levava mais de um mês de utilização) e fiquei abismado pela quantidade de cinza depositada nessa câmara inferior.

Desta vez fiquei agradecido por ter a "porcaria" do aspirador de cinzas: era muito material para retirar por uma abertura estreita (muito difícil para manipular uma vassourinha) que, para mais, tem um rebordo inferior que dificulta a operação de varrer.

Por fim, desta vez fiz uma marosca no filtro do aspirador de cinzas: à volta do filtro cilíndrico coloquei uma folhinha muito fina de papel higiénico (é mesmo à medida) presa por dois elásticos de escritório. A minha intenção é simplesmente deitar a folha de papel fora e repô-la quando esvaziar o aspirador, sem ter de lavar o filtro. Criei, portanto, uma espécie de capa descartável. Se resulta? Ainda não sei porque não tratei de esvaziar o aspirador, mas depois venho cá dizer se resulta ou não! :)
  2.  # 2

Colocado por: ClioIIlimpando o recuperador e depois obrigando depois à limpeza do espaço circundante pelo pó levantado,

Tenho um aspirador e nada disso me acontece.
  3.  # 3

Afinal aquilo a que era chamado de "porcaria", sempre funciona. Como tudo, precisa de manutenção e limpeza e assim se evitam os pós espalhados pela casa e mobiliário.

Para todos desejo um bom ano de 2015, com boas compras e uteis remodelações.
  4.  # 4

Colocado por: marcio79Vi uma solução para esse problema, no entanto tem limitações.

Só pode ser usada em Vivendas, ou apartamentos com garagem imediatamente por debaixo do recuperador, e só pode ser usada em recuperadores de calor ou lareiras.

Um furo no recuperador e placa ligado a um recipiente por um tubo (tudo bem tapado para não haver descontrolo no fluxo de ar para o recuperador).

Depois é só varrer a cinza para o tubo e despejar o recipiente quando estiver cheio, o que dependendo do recipiente, pode apanhar cinza de um inverno inteiro.

Interessante.

Para certos cenários pode ser uma solução a adoptar. Ainda que não seja dentro da lareira, que seja ao lado. Um local, para onde se possa varrer, colocar a tampa e esquecer.
  5.  # 5

Eureka!

Acabei a minha engenhoca para aspirar a lareira a pellets (recuperador). Até aqui tem sido tramado. Comprei um aspirador de cinzas no ALDI, logo na 1ª utilização vi uma nuvem de fumo surgir na saída do dito aspirador, bolas estoirei 35 euros para isto?

Depois, lá fiz um upgrade, adicionei um saco de aspirador, revesti o filtro cilíndrico com material filtrante que comprei na WORTEN, epá, encantado da vida LOL! passei apanhar o maior para um grande saco e depois é que aspirava, mas mesmo assim era um saco por limpeza do recuperador, ou seja um por semana e não ganhava para sacos e ainda a grande chatice de soprar com ar-comprimido (compressor) aquela nojeira e ficar com as mãos todas sujas!! baahhh

Hoje concluí o meu projecto, já devem ter percebido que sou engenhocas. O meu projecto consiste em colocar em série com o tubo do aspirador, seja ele convencional ou aspiração central. E muitos de vós deverão estar a pensar que isto já existe! Pois é existe sim, só que o meu conceito dissolve as cinzas na água, acabando assim logo com o pó na água.

Hoje aspirei normalmente o recuperador que é a pellets, sem apanhar a maior sujidade primeiro. Foi logo com a engenhoca, aspirei tudo sempre com a mesma força de sucção, do inicio ao fim.

No fim, verti o balde com a água suja no esgoto, lavei o balde e já está pronto para a próxima limpeza! Querem algo melhor do que isto?

Estou maravilhado com a minha engenhoca, que gostarei de fazer mais para ajudar quem tenha o mesmo problema que eu tive!

Cumprimentos para todo e quem quiser um, contacte-me: [email protected]
    David Soares
  6.  # 6

Fotos fotos
    • eu
    • 20 dezembro 2015

# 7

Sobre essa engenhoca: como evita que siga água ou humidade para o aspirador?

0.0174 seg. NEW