Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa noite a todos,

    Estou num processo de compra de uma casa,

    A casa está ainda em construção, e de momento não tem mais que paredes interiores em bruto e por fora está completamente acabada, apenas não tem, ainda, janelas exteriores ou porta. Depois das negociações do preço final e alterações a fazer nada casa chegou a hora de acertar as condições de pagamento.

    Esta-se a negociar directamente com o construtor, daí as facilidades em fazer as alterações pretendidas.

    Qual o sinal que por norma se aplica?

    Abraço a todos e obrigado pelas opiniões.
  2.  # 2

    Amtes da escritura? Contrato de Promessa de compra e venda?
  3.  # 3

    Sim, com contrato compra e venda, antes da escritura.

    Pensei no valor de 5000€.

    O valor total é de 180 000€.

    É adequado?
  4.  # 4

    O valor do sinal deve ser encarado como um seguro: Se o comprador desistir o vendedor fica com ele, se o vendedor desistir o comprador recebe o sinal de volta e outro tanto como indemnização.

    Se não tenciona desistir, nem espera dificuldades que o forcem a desistir, quanto maior for o sinal, melhor para si. Com um sinal de cinco mil euros basta que alguém dê ao contrutor mais seis mil euros pela casa que ele já fica a ganhar em não lha vender a si.
  5.  # 5

    Colocado por: RJAS1972O valor do sinal deve ser encarado como um seguro: Se o comprador desistir o vendedor fica com ele, se o vendedor desistir o comprador recebe o sinal de volta e outro tanto como indemnização.



    Mas um sinal demasiado elevado tambem pode por o construtor de férias em Angola ou no Brasil....e o forista ficar a ver navios!
    Depois do dinheiro sair do nosso bolso é muito mais dificil voltar a reave-lo seja porque motivo for.....mesmo tendo a razao do seu lado!
  6.  # 6

    O valor é acordado entre as partes, mas penso que 5.000€ para esse valor total não está mal.

    Em termos legais, existe apenas o terreno, penso que é comum um sinal de cerca de 5%.
  7.  # 7

    RJAS1972 entendi o que queria dizer. Mas usando as suas próprias palavras "se o vendedor desistir o comprador recebe o sinal de volta e outro tanto como indemnização." no caso de "Com um sinal de cinco mil euros basta que alguém dê ao contrutor mais seis mil euros pela casa que ele já fica a ganhar em não lha vender a si. " quem fica a ganhar serei eu, certo?

    Apenas fico sem casa para comprar.

    Imaginemos uma situação:

    Eu dou o sinal de 5000€ e ainda antes da conclusão da obra o vendedor abre falência. O contrato de compra e venda não me vai servir de nada, pois vou ficar sem casa e sem dinheiro, daí não ter proposto um sinal maior (que isto hoje em dia nunca se sabe).

    Eu encaro o sinal como uma forma de me comprometer perante o vendedor, na forma de dizer que quero comprar e comprometer-me com isso, pois já lhe dei dinheiro.

    O ideal seria pagar tudo no acto da escritura, pois antes não tenho nada em meu nome.

    Obrigado pela sua opinião
  8.  # 8

    No meu caso para uma casa de 120000€ dei 5000€ de sinal, isto após negociar com o construtor que me pedia um mínimo de 10000€ de sinal.
  9.  # 9

    Colocado por: RJAS1972Se não tenciona desistir, nem espera dificuldades que o forcem a desistir, quanto maior for o sinal, melhor para si.


    Erro...
  10.  # 10

    Colocado por: RJAS1972Se não tenciona desistir, nem espera dificuldades que o forcem a desistir, quanto maior for o sinal, melhor para si


    Completamente sem sentido
    Concordam com este comentário: Erga Omnes
  11.  # 11

    Colocado por: Erga Omnes
    Erro...


    Colocado por: Paramonte
    Completamente sem sentido


    Pronto, tá bem, esqueça. Dê o menos possível.
  12.  # 12

    Colocado por: RJAS1972



    Pronto, tá bem, esqueça. Dê o menos possível.


    A sua prespetiva também, tem o seu quê de válida, mas principalmente hoje em dia, não sabemos o dia de amanhã da forma como as coisas estão incertas, hoje podemos daqui como daqui a 1 mês já a vida deu uma volta negativa de 180º.
    Pelo que mais vale jogar pelo seguro e entregar como sinal o menor valor possível. Eu tinha possibilidade de dar 20000€, mas só dei 5000€, o resto foi para poupança até à escritura...
  13.  # 13

    ...quem paga adiantado sai mal servido....
 
0.0168 seg. NEW