Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Entreguei o projecto da minha a uma arquitecta minha conhecida. Disse-me que os honorários a cobrar seriam de € 7.500 para uma área de aproximadamente 200 m2. Tudo bem até aqui! Por completa ignorância da minha parte não foi assinado qualquer tipo de contrato, pelo facto de ser minha conhecida. A certa altura foram-me exigidos € 5.000, através de cheque, para fazer face a despesas, que paguei prontamente sem emissão de recibo. A partir desse momento venho a aperceber-me de que o projecto é sucessivamente chumbado. Venho também a saber que arquitecta em questão tem conflitos pendentes com a câmara e que já há casos de clientes que desistiram de projectos. Alguém tem alguma ideia de como resolver este imbróglio? Para agravar o caso, a arquitecta tem vindo a esquivar-se ao assunto dando respostas evasivas relativamente ao andamento do projecto. Estes procedimentos [não existência de contrato, não passar recibos, não aprovação consecutiva de projectos, não informação do cliente do andamento do mesmo] são deontológicamente correctos? A quem é que me posso queixar?
    •  
      FD
    • 16 março 2009

     # 2

  2.  # 3

    Consulte a pagina http://arquitectos.pt/ e na área destinada ao público procure "Provedor de Arquitectura"

    Nota: Já foi tarde ( FD em cima do acontecimento)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Gomes
  3.  # 4

    Há ordem dos arquitectos. Muito embora dúvide que este organismo faça alguma coisa.
    Quanto á falta de recibos basta comunicar ás finanças.
    Quais as razões pelas quais a câmara tem chumbado o projecto, pode ser culpa da sua arquitecta mas tb pode não ser. Isto das câmaras nem sempre são tão isentas como isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Gomes
  4.  # 5

    Colocado por: zedasilvaHá ordem dos arquitectos. Muito embora dúvide que este organismo faça alguma coisa.
    Quanto á falta de recibos basta comunicar ás finanças.
    Quais as razões pelas quais a câmara tem chumbado o projecto, pode ser culpa da sua arquitecta mas tb pode não ser. Isto das câmaras nem sempre são tão isentas como isso.

    Caso apresente queixa acho que a ordem faz alguma coisa.
    As Camâras podem ter alguma culpa quanto aos prazos, mas se o projecto não cumpre todos os requesitos legais não há milagres!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Gomes
  5.  # 6

    Já me deixei de fazer negócios com amigos e conhecidos... vai sempre dar ao mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Gomes
  6.  # 7

    só lamento que estes casos ainda prejudiquem mais a conscencialização da sociedade para a importância do projecto feito por arquitectos.
  7.  # 8

    Colocado por: marco1só lamento que estes casos ainda prejudiquem mais a conscencialização da sociedade para a importância do projecto feito por arquitectos.


    Felizmente nem todos trabalham dessa forma.
  8.  # 9

    Este tipo de situações aconteçe igualmente com outro tipo de projectistas só não são tão "badaladas" pk geralmente os valores envolvidos são menores.
  9.  # 10

    Mas se o projecto continuar a ser chumbado consecutivamente pelas razões mais mesquinhas tenho direito a ter o meu dinheiro de volta? Ou tenho que lhe dizer adeus? Posso solicitar uma reunião entre as partes envolvidas [câmara, arquitecta e eu] para desbloquear o processo?
  10.  # 11

    Colocado por: Rui Gomes Posso solicitar uma reunião entre as partes envolvidas [câmara, arquitecta e eu] para desbloquear o processo?


    Já o feveria ter feito para saber quais as razões de tanto engiço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Gomes
  11.  # 12

    Acho que já devia ter feito.
    Não há como acompanhar o técnico autor do projecto ás reuniões com a Câmara, pois facilmente fica a saber se a "azelhice" é mesmo do técnico ou se má vontade dos tecnicos da autarquia (o que também acontece).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Gomes
  12.  # 13

    E não precisa de ter a arquitecta nessa reunião.
    Como proprietário do terreno pode (e deve) a qualquer momento ir à Câmara saber do andamento do pedido de aprovação do projecto.
 
0.0167 seg. NEW