Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Agradeço informação sobre os materiais mais adequados para revestimento de fachadas de uma moradia nova. Inicialmente escolhi mármore travertino beije, no entanto este material é muito caro. Estou a pensar em diversas alternativas viroc branco, ou fenólicos. No entanto não tenho conhecimento nem dos preços nem da durabilidade dos mesmos. Agradeço sugestão de outras alternativas. Obrigada
  2.  # 2

    Nada como visitar algumas empresas que têm exposições...

    Assim de repente, perto de Sintra tem:

    Figaljor
    GraniSintra
    Tons de Pedra

    Existem muito outras, estas são as grandes e facilmente localizadas...

    Coisas da Casa
  3.  # 3

    Sem ser pedra, que requer manutenção

    Tente espreitar na Tecniwood, ou na Arquiwall ? têm sites

    A 1ª em Lisboa, e a 2ª na margem sul ( seixal acho eu)

    Andei à procura das chamadas fachadas ventiladas em HPL , em madeira mas forradas a resina fenolica, que duram e duram... com protecção contra os raios solares, etc.

    A minha ideia era forrar a amplição da minha casa nesses paineis, dão um aspecto fantástico, da tecniwood tenho um orçamento de 7.000 € mas á de várias cores, incluindo aluminios que se vê muito actualmente.
  4.  # 4

    Montei num predio no algarve o sistema de fachadas com fenolico, placas de 3,05m x 1,30m, custo do material aproximadamente 50€ e mão de obra na colocação outros 50€.

    Boa sorte
  5.  # 5

    Sem ser pedra, que requer manutenção


    Manutenção??? Lavar uma vez em 20 anos, para tirar alguns liquens??

    E o exemplo que dá são esses paineis... sem duvida que esses não têm manutenção....

    É falar sem saber que leva muita gente ao engano...

    Coisas da Casa
  6.  # 6

    Então, visto haverem opiniões muito divergentes, e visto ser um tópico interessante(pelo menos no meu ponto de vista) porque não os experts da materia darem uma ajudinha...;)...falar em termos de durabilidade destes paineis, a manutenção...o seu preço...etc. Para as pessoas interessadas fazerem a escolha adequada.
    Cmps
  7.  # 7

    Esses painéis de resina fenólicas são relativamente recentes e ainda não passaram pelo crivo dos anos, dai ser muito difícil de dar opiniões. Tenho algum receio que sejam uma óptima solução para os arquitectos, ao permitir-lhes uma maior liberdade de criação.

    Mesmo uma fachada em pedra ou mesmo azulejo, ou é muito bem feita, e quando digo isto, é mesmo muito bem feita ou irão ser uma dor de cabeça e de custos de manutenção ao fim de alguns anos. É um dos locais, onde a falta de qualidade da mão de obra e da gestão de obra, mais se sente. Se eu fizesse uma, não saia de lá, por melhor que o encarregado fosse.
  8.  # 8

    A minha casa tem painéis em alumínio na fachada.
    Parece-me uma solucão que não requer muita manutenção.
  9.  # 9

    Acho o Viroc uma solução relativamente economica, o aspecto pode não agradar a todos...embora já exista com cores (preto, cinza)

    http://www.viroc.pt/
  10.  # 10

    Para mim, os melhores fenólicos, com revestimento natural de madeira : PARKLEX
    http://www.parklex.com/eng/home/home.asp
    Cerca de 90 a 120€/m2 com aplicação
  11.  # 11

    Gostava de aproveitar este assunto sobre fachadas para saber mais opiniões...
    Na minha casa fecharam uma marquise para ampliar uma sala.
    Na marquise, colocaram uma segunda parede colada à primeira e mantiveram as janelas para manter a estética. Ficou do género de um nicho com uma janela a enfeitar.
    Como deu problemas com infiltrações de água, estivemos a tirar as janelas (por dentro estava tudo verde de tanto musgo), tiramos a tinta toda antiga (ficou em betão e cimento) e impermeabilizamos com "Borracha líquida" da Impermil. (Seguindo todas a instruções do fabricante)
    Por precaução, também resolvi não vedar as janelas... afinal elas só estavam a enfeitar e selando-as ia impedir que a humidade que entrasse, tivesse mais dificuldade em sair...
    Acham que foi uma boa solução?
    Será que me vai dar problemas futuros?
  12.  # 12

    Podem visitar o ultimo predio que construi em Silves

    www.cilpesplazza.com/maqueta/

    Onde podem ver o fenolico na fachada exterior e revestimento preto da Novagrés 900x450.
  13.  # 13

    Mas será que alguém tem uma opinião para os trabalhos efectuados na minha fachada? :(
  14.  # 14

    Embora não seja a minha área fui confrontado tecnicamente com a impermeabilização de uma fachada em viroc e a sua impermeabilização pela dimensão das juntas.

    Pessoalmente sou apologista (técnicamente) da pedra natural, desde que se respeitem as juntas de fraccionamento para evitar maiores patologias.
  15.  # 15

    Agradeço a todos as informações disponibilizadas.
  16.  # 16

    A pedra é um material nobre! Além do mais faz todo sentido nesta altura valorizarmos o que é feito em Portugal. E nós temos muitos mármores de qualidade em Portugal. Mas como em tudo é preciso é procurar bem...

    O travertino é um calcário extrangeiro logo a partida é mais caro. Tem a desvantagem de ser um material poroso e de não ser muito indicado para exteriores. No entanto, muitos arquitectos talvez por falta de informação ou simplesmente por obterem a estética que querem usam-no no exterior.

    Em relação a sua pergunta depende do travertino que pretendia pois existem tonalidades diferentes.... Se me disser qual era talvez possa lhe sugerir calcários/mármores de origem Portuguesa semelhantes/parecidos e com óptima qualidade.

    Mas aviso-a de que como qualidade o granito será sempre melhor pois é mais duro e mais resistente ao choque, ao desgaste do dia-a-dia etc...
  17.  # 17

    Granito, marmore, carcário, etc... qual o mais recomendado para o exterior? Penso que isso é tudo muito relativo...
    Acho este site é muito bom para ver esse tipo de informação:
    http://e-geo.ineti.pt/bds/ornabase/default.aspx
  18.  # 18

    Mas segundo o site acima mensionado, o Portugal tem razão, o travertino não é nada indicado para fachadas... é pedra indicada para interior.
    Uma pedra muito parecida e muito usada no revestimento de exteriores é o Moleanos (que eu me lembre... pq já não trabalho nessa área...)
  19.  # 19

    Usa-se muito o moleanos em exterior mas não quer dizer que seja o mais indicado.

    O mais indicado para exteriores é sem duvida o granito. Mas os arquitectos gostam muito do mármore e de certa maneira neste aspecto olham mais para a questão de estética do que propriamente ao aconselhavel. Existem produtos para se aplicar mas acaba por ser uma manutenção que se tem de fazer de x em x tempo. E hoje em dia com tanta correria mt gente não gosta de fazer isso. Alem disso acaba por ser mais uma despesa.

    Portanto o granito será a melhor opção para o exterior.
  20.  # 20

    Uma pedra muito parecida e muito usada no revestimento de exteriores é o Moleanos


    Provavelmente, das piores pedras que aí anda... É que nem é uma pedra gira!!!

    De resto, concordo com o Portugal. Para exteriores, existem granitos muito bons e a preços interessantes (25€/m2 - preço dos rusticos na Figaljor

    Coisas da Casa
 
0.0206 seg. NEW