Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos!
    Ultimamente tenho tentado reduzir ao máximo os custos de casa, nomeadamente os custos da electricidade que são os mais pesados.
    Eu tenho uma potência contratada de 6,9kVA e queria ver se metia menos potência, mas também tenho medo que depois não chegue.
    Queria saber a vossa opinião acerca do assunto e se acham que consigo viver bem com uma potencia abaixo de 6,9kVA. Os meus gastos de electricidade são os seguintes(vivo sozinho):
    -Computador (ligado praticamente o dia todo)
    -Arca congeladora
    -Frigorifico
    -Máquina de Lavar Roupa (Também seca.É usada cerca de uma vez por semana)
    -Televisão (normalmente apenas ligada quando estou na cozinha)
    -As lâmpadas são praticamente todas de baixo consumo (e normalmente está apenas ligada a luz numa divisão de cada vez)
    -Forno Eléctrico (que é rarissimo ligar devido ao consumo)
    -Microondas (tb é rarissimo ligar)
    -Máquina de café (nao bebo café.É apenas para visitas)

E penso que é tudo. Estava a pensar baixar para 5,75kVA ou 4,6kVA, o que acham?

Obrigado desde já a quem puder ajudar.
  2.  # 2

Boa Noite, acho que os 6,9kVA podem ser reduzidos..
    Cá em casa costuma estar ligado:
    - 1 ou 2 computadores
    - Arca congeladora
    - Frigorífico
    - Maq. Lavar Roupa
    - Maq. Lavar Loiça(Muito raramente)
    - 2 televisões (Normalmente)
    - Algumas luzes..
    - Forno (Se for usado 15 vezes por ano é muito)
    - Maquina de café (Todos os dias)
    - Microondas (Todos os dias)
    - Exaustor de cozinha normal(Todos os dias)

Com tudo isto a potencia contratada é de 4,6kVA, aqui em casa chega... :)
    •  
      jccp
    • 15 novembro 2014 editado

# 3

eu com essa potencia não consigo ter maquina de lavar roupa e maquina de lavar loiça ligadas ao mesmo tempo mesmo com tudo o resto desligado
    maq de lavar loiça e secador de cabelo também estoura
    maq de lavar roupa e ferro de engomar idem aspas
  3.  # 4

Colocado por: nunovix
    E penso que é tudo. Estava a pensar baixar para 5,75kVA ou 4,6kVA, o que acham?

Baixe um escalão e veja se mantendo a sua rotina, o disjuntor da EDP não dispara. Caso não dispare, pode sempre baixar novamente mais um escalão. Tanto quanto sei, não existe nenhuma penalidade por subir/descer de escalão ou "período de fidelização".

Eu fiz o mesmo este Inverno, e até agora tudo OK. Se continuar assim, no próximo Inverno (2015) baixo novamente.

Cumps
  4.  # 5

Eu maquina de lavar loiça nao tenho, mas esqueci-me de referir o secador de cabelo que por vezes é usado pela minha namorada.
    Mas sim, acho que talvez o melhor seja ir descendo um escalão de cada vez e ver como resulta.
  5.  # 6

Colocado por: jccpeu com essa potencia não consigo ter maquina de lavar roupa e maquina de lavar loiça ligadas ao mesmo tempo mesmo com tudo o resto desligado
    maq de lavar loiça e secador de cabelo também estoura
    maq de lavar roupa e ferro de engomar idem aspas

A máquina de lavar loiça e roupa nunca são usadas em simultâneo..
    Esqueci-me do ferro de engomar, mas também não é usado em conjunto com as maquinas de lavar, normalmente..
  6.  # 7

Parece me que tens potencia a mais para o que usas
    Actualmente tenho 5,75
    Num ponto extremo de uso de energia, poderemos ter
    - às 12h: maquina de lavar; 6 frigorificos; 1 arca congeladora; maquina de cafe; 2 televisores, computador
    - às 20h: 6 frigorificos, 1 arca congeladora, 4 televisores; > 20 lampadas (99% led's), 1 micro ondas, computador

A luz nao dispara portante a carga é suficiente...

Nao te esqueças de voltar aqui e contar se resultou
  7.  # 8

Há muita diferência no custo da potência contratada? Eu tenho 10,35 e também pensei em baixar para o escalão inferior mas na EDP disseram-me que a diferença era mais ou menos de 2,00€ e não mudei. Será assim???
  8.  # 9

Segundo as contas que fiz em relação aos meus 4,6kVA e aos 3,45kVA da minha avó é mesmo isso 2€, com as outras não sei...
  9.  # 10

Bem... eu tenho 3.45kva.

Assim de repente e que me lembre...
    Sempre ligados temos o Combinado, micro-ondas (em standby), televisão (standby), router e dois portáteis.
    Normalmente ligados ao mesmo tempo (que me lembre dos que consomem mais) já tivémos placa de indução com dois focos a trabalhar, exaustor, televisão, eventualmente micro-ondas.
    Máquina de lavar roupa, loiça ou ferro de engomar, só ligamos um equipamento destes de cada vez e normalmente nessa altura só estão a televisão e os termo-acumuladores ligados (mas só ligo um de cada vez).

Apenas tentamos ter algum cuidado quando são os equipamentos que sabemos consumir mais.
    Até agora o único problema que tivémos do quadro vir abaixo foi o dijuntor geral que estava danificado mas que ficou resolvido quando o substitui.
  10.  # 11

Colocado por: SabrinaHá muita diferência no custo da potência contratada? Eu tenho 10,35 e também pensei em baixar para o escalão inferior mas na EDP disseram-me que a diferença era mais ou menos de 2,00€ e não mudei. Será assim???

Segundo a EDP

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/BTN/Pages/TarifasBTNate20.7kVA.aspx

3,45 Kva - 4,64 €/mês
    4,6 Kva - 6,03 €/mês
    5,75 Kva - 7,42 €/mês
    6,9 Kva - 8,81 €/mês

A estes valores acresce ainda o IVA. Mas dá para perceber que a diferença não é realmente assim muito grande.
  11.  # 12

Colocado por: flipey

Segundo a EDP

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/BTN/Pages/TarifasBTNate20.7kVA.aspx

3,45 Kva - 4,64 €/mês
    4,6 Kva - 6,03 €/mês
    5,75 Kva - 7,42 €/mês
    6,9 Kva - 8,81 €/mês

A estes valores acresce ainda o IVA. Mas dá para perceber que a diferença não é realmente assim muito grande.

Não è muito grande?eu ja tive tambem como burrice 6.9KVA e agora tenho 3.45KVA o que dava mais 5 euros para que?para dar de presente a EDP?de todas as maneiras o serviço de troca è gratuito experimente e depois veja!
  12.  # 13

Colocado por: ramos1999

Não è muito grande?eu ja tive tambem como burrice 6.9KVA e agora tenho 3.45KVA o que dava mais 5 euros para que?para dar de presente a EDP?de todas as maneiras o serviço de troca è gratuito experimente e depois veja!

Segundo o site da EDP, não é só a diferença entre kVA contratados é também a diferença €/kWh a partir dos 6,9kVA.
  13.  # 14

O que eu não sabia, é que os descontos da EDP só incidem na tarifa bi-horária desde dos 10,35kVA :(
      tarifário EDP.jpg
  14.  # 15

Colocado por: electraoO que eu não sabia, é que os descontos da EDP só incidem na tarifa bi-horária desde dos 10,35kVA :(
      tarifário EDP.jpg
    E o preço do kwh è igual?è que a dois anos quando troquei o kwh ficava mais barato no 3.45 para o 6.9 para alem dos 5 euros
    • ktm333
    • 16 novembro 2014 editado

# 16

Uma coisa que eu não percebo é porque é que eu pago cada KW a 0,145€ e a minha avó a 0,158€... Isto acontece a mais alguém? Eu tenho 4,6kVA e a minha avó 3,45kVA..
  15.  # 17

Electrão, o que disse em cima é que a patir de 6,9 KVA a própria electricidade é mais cara? Eu pensava que o preço da electricidade era igual para toda a gente independentemente da potência contratada, éstou errada?

Foi uma pergunta que fiz na loja da EDP, disseram que o preço da energia era igual para todas as potências contratadas e igual também para monofásiaca ou trifásica, será que me responderam erradamente?
  16.  # 18

Colocado por: SabrinaFoi uma pergunta que fiz na loja da EDP, disseram que o preço da energia era igual para todas as potências contratadas e igual também para monofásiaca ou trifásica, será que me responderam erradamente?

Tirem as vossas conclusões
      EDP_1.jpg
      EDP_2.jpg
      EDP_3.jpg
  17.  # 19

Pelo gráfico lê-se que no regime normal na potência 10,35 o preço por hora do kwh é de 0,1821 enquanto que nos escalões inferiores este valor é mais baixo.

Estive numa loja da EDP na outra semana porque queria baixar a potência que tenho e não baixei porque a menina me disse que haveria apenas um diferença de mais ou menos 2€ da potência 10,35 para a 6,9. Perguntei se o preço na energia era igual e ela respondeu que sim. Amanhã já volto lá!!!

Também perguntei se o preço era igual no sistema monofásico ou trifásico e ela respondeu que era também igual .
  18.  # 20

Colocado por: ramos1999

Ok, expliquei-me mal. Estava a querer referir-me que não acho assim tão grande de escalão para escalão. Claro que de um escalão 3,45 para 6,9 a diferença é bem mais significativa...
    De qualquer forma não vale a pena ter um escalão superior se não se dá uso regular à capacidade da rede. Eu no escalão de 3.45 consigo fazer uso de tudo o que preciso, neste momento.

0.0220 seg. NEW