Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, estou na fase de elaboraçao do projecto de arquitectura para remodelaçao e ampliaçao de uma moradia unifamiliar, o arquitecto está a concluir os estudos, está prevista garagem para 2 carros, a minha dúvida é sobre a largura do portão de garagem de forma a poder estacioná-los lado a lado (as medidas interiores da garagem são de 5 metros de largura por 6 comprimento).
    Estamos a ponderar um portão com cerca de 4,20m de largura, será suficiente para poder efectuar as manobras de entrada e saída tendo em conta igualmente que a estrada do arruamento é perpendicular à entrada da garagem pelo que terei de entrar sempre num angulo proximo de "90º" para a direita?
    Após procurar em tópicos deste forum fiquei com a ideia que portões com mais de 4,5m de largura poderão começar a ser menos fiáveis e vir a dar mais problemas, por isso se a largura de 4,20m for suficiente e confortavel ficaríamos por aí!
    Agradeço desde já o feedback de quem me possa esclarecer

    Cumprts
    Afonso
  2.  # 2

    ... Esse é assunto que deve realmente discutir com o seu arquitecto. Este deverá demonstrar em planta as manobras e o espaço utilizado pelas viaturas... não é simples, mas também não muito complicado.
    Mas parece-me que se não tiver um portão com pelo menos 4.5m de largura, seja mais complicado.
    Uma viatura com os espelhos retrovisores terá até 2.10m de largura. Meça as suas viaturas...
    O espaço utilizado dentro da garagem (em comprimento), também influenciará o espaço de manobra utilizável para as manobras. quanto mais espaço livre junto do portão, mais fácil será de meter a outra viatura = menos manobras.
    Concordam com este comentário: electrao
  3.  # 3

    só vendo uma planta
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Uma ajuda se puderem, qual a altura que diriam ideal para um portão com 5 a 5,5m de comprimento numa garagem separada da casa?
  5.  # 5

    penso que a altura ideal é aquela que desejar em face da altura dos possíveis carros que tenha ou que pensará ter, não se pode dizer que haja uma medida própria para isso.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  6.  # 6

    Os carros que tenho ou terei nunca chegaram perto sequer dos 2 metros. Provavelmente entre os 2.2 e os 2.4 certo? é o que costuma ser normal não é?
  7.  # 7

    sim penso que mais de 2.4 já poderá ser apenas para quem tem carrinhas com caixa alta.
    atenção ao pé direito que tem dentro da garagem pois tem de contar com uma certa altura para instalação do sistema/motor do portão.
  8.  # 8

    Altura, depende do carro, se tiver um SUV e quiser por caixa de arrumo em cima (começa a estar na moda) , pode chegar aos 2,20. Não convém mais, pois nos parques de shopping normalmente a altura máxima é 2,10 - 2,10. 2,40 já é exagero.
  9.  # 9

    depende da bolsa e do pé direito que a garagem tiver.
  10.  # 10

    A garagem tem tecto inclinado, que é o da lage do telhado...
  11.  # 11

    Colocado por: afonso805 metros de largura

    Não sou arquiteto mas posso-lhe dizer que vai andar a bater com as portas nas paredes.
  12.  # 12

    Colocado por: alexp
    Não sou arquiteto mas posso-lhe dizer que vai andar a bater com as portas nas paredes.

    Com 4,5 metros já abre às portas do carro e sai confortável, portanto 5 metros melhor. É o mesmo que chegar ao shopping e estacionar, 1 roda em cada lugar de estacionamento.
  13.  # 13

    Este ja era um post antigo, a minha garagem tem mais de 8m de largura. O portão é que esta previsto ter 5.5m.
  14.  # 14

    Colocado por: callinasCom 4,5 metros já abre às portas do carro e sai confortável,


    Se fosse uma garagem para um carro ... Agora para dois ...
  15.  # 15

    Quando digo 4,5 metros, é largura de garagem para apenas um carro. Para dois não dá mesmo.
    Relativamente ao portão, depende de como é interior da garagem
  16.  # 16

    A questão que tinha colocado era mesmo, para um portão de 5.5m que altura consideram correta.2.3, 2.4, 2.5?

    A algum inconveniente em ter um portão de 5.5 por 2.5?
  17.  # 17

    É a altura que eu quiseres. Eu como tenho um carro com caixa de tejadilho, que fica com uma altura máxima de 2,2 metros, então a altura livre útil é de 2,2 metros, que aliás é a altura habitual das estradas dos parques subterrâneos. Há parques com 2,05 e 2,10.
    Tirando esse apecto, escolhe a altura, que achares melhor. Sinceramente não vejo utilidade em teres de altura livre 2,2. Porque de dizer altura livre, pois há sistemas de portão que para uma porta de 2,2, a altura livre após colocação de portão é inferior a 2,2.
  18.  # 18

    o meu portão deve ter uns 420cm de largura e a garagem talvez uns 6 e entram e saem bem 2 carros... não ao mm tempo é claro!!! :)

    e altura do portão acho que é 220cm... o pe direito da garagem é de 240cm
  19.  # 19

    Bom dia,
    Tenho no projeto previsto um portão de 6m10cm de largura.
    Acham largo demais?
  20.  # 20

    Colocado por: RessureicaoTenho no projeto previsto um portão de 6m10cm de largura.
    Acham largo demais?
    Até podia ter 8m...
    O que lhe diz o seu arquitecto? porque não tem 6m? Já sabe que como é um vão grande, terá de ser um bom portão, reforçado para esse mesmo vão. De resto, largo demais!? não entendo a questão.
 
0.0197 seg. NEW