Colocado por: pc ferreiraEsquertelada, dividida
Construída em fracções de 5x5 ou em quadrado perfeito de acordo com forma geométrica do espaço em causa.
Colocado por: andante
E como se faz essa betonilha? São "mosaicos" de betão aplicados? Pode mostrar-me um exemplo?
Colocado por: pc ferreiraComo fizeram a que tem aplicad?
Como fazem uma betonhilha normal, penso eu.. Mas não está fraccionada.
Colocado por: pc ferreiraPronto, agora é igual, apenas tem que meter espuma em todo o perímetro ou a fazer os desenhos das fracções.
Então vamos a ver se percebi - coloca-se a betonilha (já agora que traço recomenda?), deixa-se um pequeno espaço no perimetro e aplica-se espuma e fracciona-se com a colher (segundo li algures entretanto) até à betonilha existente?
Com este método, ainda é forçoso o Ditra25? Eu já tenho dupla tela asfaltica aplicada e esse Ditra25 não deve ficar barato..
Colocado por: pc ferreira
Bem antes de mais uma nota para os demais foristas:
Sempre que a opção recaia num sistema de impermeabilização em laminas betuminosas/pvc/epdm para a posterior aplicação da ceramica, independentemente de ser cobertura invertida ou não, na construção da betonilha devem ser considerados os seguintes pontos:
.1 - Antes da aplicação da betonilha deverá ser aplicada uma lamina drenante, tipo Schluter Troba-Plus. porquê?
A betonilha por baixo da ceramica, funciona como um filtro que retém toda a água que passa pelas juntas da cerâmica. Esta água apenas sai através da evaporação, o que poderá tardar muito (veja-se este inverno)!
Por outro lado estando impregnada de água, esta sujeita a permanentes ciclos de gelo/degelo o que retira propriedades físicas e mecânicas a essa betonilha, provocando o descolamento e/ou fissuras na cerâmica.
.2- Na construção da betonilha devem-se criar juntas de fraccionamento e muito importante as perimetrais, porquê?
A betonilha não está aderida, está solta, e no seu processo de secagem, vai perder volume, chamado processo de retracção, não se fazendo essas juntas, elas fazem-se, como resultado fissuras superficiais.
Por outro lado, existem os movimentos causados pelas variações térmicas, ainda por cima diferentes da ceramica.
As juntas perimetrais, alem destes factores, são importantes para evitar que a betonilha faça pressão sobre os muros, e claro está o sistema de impermeabilização.
.3 - A aplicação da ceramica deve respeitas estas juntas, ou em contrapartida, aplicar uma lamina de desacoplamento tipo Schluter Ditra 25, ou Schluter Ditra -DrainEstas pessoas agradeceram este comentário:nunogouveia,andante