Venho por este meio pedir a vossa ajuda e sugestões para a remodelação do telhado da minha moradia.
A moradia em questão tem telhado com várias telhas num estado grave de degradação e sem qualquer isolamento. Para além desse facto as bigas que suportam as telhas foram aplicadas com o "cavalo" da biga virado para baixo. O telhado tem cerca de 100m2. Sendo o meu orçamento limitado qual seria a melhor opção para renovar e isolar o meu telhado? E qual o valor que teria de despender para o efeito!?
Colocado por: Ruijlas telhas foram aplicadas com o "cavalo" da biga virado para baixo.
Em relação ao aspecto estrutural, na minha terra costuma-se dizer "se não caiu, já não cai" mas poderá não ser assim, De qualquer das formas não me parece que tenha de facto de mexer na disposição das vigas.
Colocado por: Ruijltelhado com várias telhas num estado grave
A solução para essa telha é mesmo a substituição integral do telhado.
Colocado por: Ruijlsem qualquer isolamento
Tem o sotão aproveitado? Se tem, terá de isolar pelo telhado. Neste caso, acho que deveria colocar roofmate (XPS). Ai em Viseu não sei o quanto o frio se faz sentir, mas "a olho" colocaria XPS a começar nos 6cm de espessura.
Se não tem o sotão aproveitado: Poderá ou não isolar junto ao telhado. Mal não faz, pelo contrário, mas já que está com limitações financeiras, eu nao colocaria. Mas tem de obrigatoriamente isolar sobre a placa do sotão, porque de outro modo está a aquecer o sotão desnecessáriamente, com prejuizo grave na temperatura do piso inferior.
desde já agradeço a sua reposta, e em relação á sua questão:
Sim, a ideia seria substituir integralmente o telhado e o sotão apenas é aproveitado para passagem de tubagem de aqc, cabos tv e net.
E qual a telha mais indicada? Tenho casos dos meus vizinhos com casas novas e telhados substituídos por 2xs por defeito da telha, estalou em pouco menos de 1 ano. Tem ideia dos gastos que poderei ter com o material?