Iniciar sessão ou registar-se
    • DMAF
    • 16 novembro 2014

     # 1

    Boa noite

    Vou fazer umas obras em casa. Estou ainda na fase dos orçamentos.

    A ideia é instalar um recuperador de calor de dupla face, entre a cozinha e a sala. Fui ver alguns e foi recomendado pelo dono da loja um "chama kristal 78 dupla face"! O recuperador, instalação, tubo duplo com isolamento (acho que é assim) e pladur para camuflar o tubo - 2000 euros com IVA incluído. Caro/ em conta?

    O pretendido é aquecer a casa toda (aproximadamente 100m2 - 7 divisões). Se abrir as portas o ar circula e aquece tos os compartimentos?

    Depois de alguma pesquisa aqui no fórum, referiam condutas para levarem o ar quente para os outros compartimentos. Aquando do orçamento não foi referida essa hipótese, e como eu não entendo nada disso também não questionei. A ideia das condutas é boa? Desvantagens?

    Anexo a planta da casa. Gostaria que me ajudassem na escolha do equipamento assim como a melhor forma de fazer chegar o ar quente as outras divisões! A casa não tem placa pelo que o teto é em pladur e a estrutura do telhado é em madeira.

    Desde já muito obrigada pelas sugestões

    DF
  1.  # 2

    Colocado por: DMAFO pretendido é aquecer a casa toda (aproximadamente 100m2 - 7 divisões). Se abrir as portas o ar circula e aquece tos os compartimentos?

    não, tem que usar condutas a levar ar quente até ás outras divisões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMAF
    • D'eu
    • 16 novembro 2014

     # 3

    Na casa dos meus pais mora um chama kristal 68 (só uma face) e até agora estão super contentes. Bom rendimento, aquece a casa em pouco tempo e o hall das escadas também (para onde está a saída de ar da parede).

    Trata-se de uma marca portuguesa, com uma boa relação qualidade preço. Na altura ainda andamos a ver os fogo montanha mas diferiam para este quase 500€. Apesar de ter de admitir que o chama montanha é melhor construído (melhor estrutura, melhor materiais) não avalio a diferença entre os dois em 500€.

    Cptos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMAF
  2.  # 4

    O aquecimento da minha casa é efetuado através de condutas de ar, devidamente isoladas, sendo que no total a sair do recuperador tenho 4 saídas, ou melhor 5 sendo que 1 saída sai logo para a sala (foi um erro ter colocado essa conduta, uma vez que não é necessária, está semprefechada), tenho outra para a cozinha que fica a cerca de 5m do recuperador e também está sempre fechada, porque tenho a porta que separa a sala da cozinha sempre aberta (porta de correr de 2,2m), as outras saídas tenho para os quartos, em que a conduta maior é a que vai para o meu quarto, que ficou com cerca de 8m. A conduta ficou logo ao pé da porta e no quarto ainda tenho o roupeiro e a wc que necessitam de aquecimento. Em funcionamneto, tendo na sala 23º, nos quartos a temp. nunca baixa dos 21º a 20º. Nessa wc do meu quarto que fica mais longe tenho-a a cerca de 19º. Já medi à saída da conduta no meu quarto temp de 85º... O ventilador que está no recuperador já é bem potente. Agora se não tivesse colocado as condutas, se não tivesse um bom ventilador, duvido que conseguisse aquecer a casa como consigo... Possivelmente teria temp de cerca de 15 a 16º nos quartos... A minha casa tem à volt de 197m2. No seu caso não arriscava e colocava as condutas, também não é por isso que ficará muito mais caro. Isole bem as condutas e tenha atenção ao ventilador que virá com o recuperador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMAF
  3.  # 5

    Colocado por: DMAFA ideia das condutas é boa? Desvantagens?

    A ideia das condutas é boa.
    Tem a desvantagem de não poderem ser utilizadas condutas muito extensas (>10m) já que o ar perde temperatura rapidamente (quando comparado com a água por exemplo, que é mais fácil fazer circular longas distâncias sem perder grande temperatura).
    Tem outras desvantagens, como a dificuldade de proceder às operações de limpeza, caso seja necessário.
    Tem ainda a desvantagem do volume das condutas (pelos 150 mm) que acrescidas do isolamento, poderão ser difíceis de embutir, numa instalação que não seja de raiz (como é o seu caso.

    Mas também tem imensas vantagens como a possibilidade de introduzir ar exterior novo nas divisões (aquecido claro no recuperador).


    Esqueci uma desvantagem: é comum encontrar instaladores de recuperadores de calor que não fazem bem este trabalho. Não sendo eu da área, andei há uns tempos a refazer o trabalho que uma empresa do ramo deixou mal feito.

    Ou seja, quando o colega nandogonca diz:
    Colocado por: nandogoncacondutas de ar, devidamente isoladas

    Colocado por: nandogoncaIsole bem as condutas


    É para levar a sério.
    Parece ser de caras, que o instalador não vá fazer por menos. Mas, pelo menos o trabalho que eu vi, foi muito à base do "ui, n precisa nada disso. tá melhor que bom"

    No caso do nandogonca, e o Sr. nandogonca que me corrija se estiver errado, à altura da instalação do recuperador referido, estava devidamente informado para poder validar se estavam ou não a fazer um bom trabalho.
    Esta parte, da informação prévia de como as coisas devem ficar, é essencial..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMAF
  4.  # 6

    Colocado por: bodrelhosNo caso do nandogonca, e o Sr. nandogonca que me corrija se estiver errado, à altura da instalação do recuperador referido, estava devidamente informado para poder validar se estavam ou não a fazer um bom trabalho.
    Esta parte, da informação prévia de como as coisas devem ficar, é essencial..

    Sim fui eu que isolei e fui eu com o electricista que passamos as condutas pelo teto falso.
    • DMAF
    • 17 novembro 2014

     # 7

    Obrigada a todos pelas respostas... Em relação as marcas de recuperadores e ao preço alguém tem ideias?

    Despulpem a ignorância, mas os tubos não podem passar pelo sótão? Ou sendo a estrutura do telhado em madeira poderá haver algum risco?

    Salientaram que a tubagem tem que ser isolada... A tubagem vem já isolada de fabrico ou é necessário isolar a posterior? Isola-se com que? Algúem tem imagens de como se montam para eu ter uma noção?

    Obrigada desde já...
  5.  # 8

    Colocado por: DMAFDespulpem a ignorância, mas os tubos não podem passar pelo sótão?

    Podem, eu ainda ponderei fazer isso, uma vez que como as minhas condutas tinham 125mm e ainda por cima com isolamento ainda ficaram mais largas, vi-me negro para as passar no tecto falso... Se passar pelo sotão, se forem bem isoladas e se levar um bom ventilador, acho que não haverá crise...

    Colocado por: DMAFOu sendo a estrutura do telhado em madeira poderá haver algum risco?

    Aquilo não interfere nada com a estrutura...

    Colocado por: DMAFSalientaram que a tubagem tem que ser isolada... A tubagem vem já isolada de fabrico ou é necessário isolar a posterior? Isola-se com que? Algúem tem imagens de como se montam para eu ter uma noção?

    Acho que há tubos com bom isolamento, mas devem ser bem caros. Existem também uns em alumínio, mas não aconselho, aquilo é super frágil. Eu já coloco aqui fotos do que andei a fazer.
  6.  # 9

  7.  # 10

    Parece uma cobra...
    Aquilo está isolada com mante de lã de rocha e de vidro...

  8.  # 11

  9.  # 12

  10.  # 13

    Salganhada de tubos. Depois dentro da Hotte(o "saco" que envolve o recuperador) convêm não deixar isolamento, primeiro porque não necessita, uma vez que a hotte estara a altas temp também e depois, só iria libertar particulas desnecessa´rias
  11.  # 14

    Aí o que sofri para passar aqueles tubos.....

    Más recordações....


  12.  # 15

  13.  # 16

  14.  # 17

  15.  # 18

  16.  # 19

  17.  # 20

 
0.0243 seg. NEW