Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: SACSIsto está animado, bem que devia ter tirado umas fotos, mas não está facil. Mudando para aqui a conversa, qual a diferença de puxar o ar aquente entre empurrar ar frio?
    Nandogonca, o seu ventilador faz muito barulho?

    Estive agora a falar com o instalador e só em tubos(barato), forquilhas, "T", saidas com registo e ventilador(500m3) vão 700 paus...

    700€? fogo... Eu pelo trabalho que o electricista teve com o recuperador, condutas em inox (ainda foram bastantes metros) paguei 800€.



    Colocado por: SACSpuxar o ar aquente

    Voc~e a colocar um ventilador a puxar ar quente , poderá puxar também fumo. Ao insuflar ar frio, para ele passar onde está quente e sair quente, não haverá fumo a ser direcionado para a saída.
  2.  # 2

    Colocado por: DMAFCarter?

    É o que envolve as paredes do recuperador. Veja aqui a diferença. Este não tem carter.

    Este já tem carter, aquela estrutura que envolve o recuperador.

    É dentro daquela estrutura em chapa que anda o ar quente que deverá ser encaminhado para as outras divisões.


    Colocado por: DMAFmas para aquecer uma casa de 100m2 qual é o recuperador de calor que se adapta (de preferência de dupla face)?
    Contacte o Jorge Santps - Faro, ele percebe muito de recuperadores, foi lá que aprendi (sitiodaslareiras.com)
    • DMAF
    • 19 novembro 2014

     # 3

    tirei isto da net? Com estas características serve?

    Kristal 78 Dupla Face - Chama

    Os modelos Dupla face da gama KRISTAL, são recuperadores de calor que proporcionam o aquecimento e conforto em duas divisões, ou na mesma divisão fazer a divisão do espaço. O facto das duas portas serem funcionais, permite uma maior facilidade na colocação de lenha e na limpeza do recuperador.

    Características: Regulador do ar de combustão; Sistema de limpeza do vidro; Antepara de protecção do vidro; Afinação da estanquicidade da porta; Travação automática da porta; Kit de ventilação; Gaveta de

    O Kristal 78 DUPLA FACE, da marca CHAMA, possui pré-saidas de ar quente de forma a rentabilizar ainda mais a potência do equipamento.

    Características:
    COMBUSTIVEL LENHA
    LARGURA 780mm
    PROFUNDIDADE 520mm
    ALTURA 595mm
    RENDIMENTO 77% c/ kit de ventilação
    POTÊNCIA ÚTIL 14.5kw
    SAIDA DE FUMOS 180mm
    SAIDA AR QUENTE 100mm

    Obrigada
  3.  # 4

    Houve por aqui um tópico de alguém que andou a instalar um sistema para aquecer os quartos e foi aconselhado pelo Jorge Santos e aquilo ficou fizxe. Já não me lembro quem foi e em que tópico.
    • DMAF
    • 19 novembro 2014

     # 5

    Como entro em contacto com o Sr. Jorge Santos? Faro- Algarve? Pessoalmente não será nada fácil, uma vez que vivo num sitio diametralmente oposto!

    As fotos que me enviou, qual a marca do recuperador? Se não é indiscrição?

    Obrigada...
  4.  # 6

    Fui ver ao site deles e o Kristal 78dupla face não dará para fazer isso, uma vez que não tem onde ligar as condutas. Mas no 78PLUS,, não tem lá a ficha técnica, mas fala "Selector de ar quente frontal ou saídas canalizadas; 2 pré-saídas de ar quente Ø100mm", o que dá a entender que tem as saídas para condutas.
  5.  # 7

    Colocado por: DMAFComo entro em contacto com o Sr. Jorge Santos? Faro- Algarve? Pessoalmente não será nada fácil, uma vez que vivo num sitio diametralmente oposto!

    As fotos que me enviou, qual a marca do recuperador? Se não é indiscrição?

    Obrigada...

    É de um Dovre. O meu é igual à última foto.
  6.  # 8

    Por MP
    ou através do site dele
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMAF
  7.  # 9

    Comece por aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMAF
  8.  # 10

    Normalmente as condutas de ar quente colocam-se dentro do tecto falso. O problema é que que o ar quente é mais leve que o ar frio e como tal acaba-se por se aquecer o tecto.
    Não sou nada apologista de sistemas de AC e recuperadores a ar quente. Se é para gastar dinheiro que seja numa coisa bem feita: aquecimento central a alta temperatura (investimento médio) ou piso radiante a baixa temperatura (investimento elevado)

    Se o dinheiro está apertado, coloque-se AC (investimento baixo). Recuperador a ar quente só e só se for para aquecer uma única divisão e já tiver lareira que queira aproveitar e também pelo impacto visual das chamas (é bonito e tal).

    O AC aquece, refresca e ainda serve de desumidificador (atenção, eu nunca colocaria AC, detesto AC, mas entre AC e recuperador/salamandra a ar quente, prefiro o AC - agora recuperador/salamandra hydro, aí é outra história, pois isso adoro)

    Indo directo ao que interessa, meta um recuperador ou salamandra a lenha ou a pellets e no lugar dessas condutas de ar quente, metam tubagens de cobre ou multicamada devidamente isoladas. O preço final é ela por ela se usar o tecto falso para passar as tubagens (é melhor passar pelo chão ou paredes, mas também podem ir pelo tecto). O recuperador é uns 1000€ mais caro, mas o preço das tubagens de água quente é muito mais barato pois levam muito menos isolante e no final a diferença de conforto é abismal. Conte com uns 15 a 18 € por elemento de radiador, sendo que cada elemento dá para aquecer uns 1,5m2.
  9.  # 11

    Colocado por: marcoaraujoRecuperador a ar quente só e só se for para aquecer uma única divisão

    Discordo completamente. É a solução que tenho na minha casa e aqueço uma casa térrea com 197m2. Tenho neste preciso momento a sala nos 21.8º, e os quartos a 20,8 e 21,3º respetivamente. E apenas acendi o recuperador ontem à noite... As condutas passam pelo teto e garanto-lhe que não aquecem nada o teto falso...
    • DMAF
    • 20 novembro 2014

     # 12

    Sacs, qual a marca do recuperador que comprou? As saídas de ar quente funcionam?

    Nandogonca, as suas saídas de ar quente estão no teto? Pode enviar uma foto, ssf?
    Estive com o vendedor, ele disse-me que podia instalar as saídas de ar quente, mas que não era muito eficiente, porque o ar quente ficaria sempre junto ao teto! Que para melhorar a situação teria que colocar um insuflador (200/300 euros) para "empurrar o ar quente para os compartimentos. Comentários/ sugestões necessitam-se!
    Obrigada
  10.  # 13

    Colocado por: DMAFQue para melhorar a situação teria que colocar um insuflador (200/300 euros) para "empurrar o ar quente para os compartimentos.

    Não compreendi..,
    E como poderia funcionar o sistema sem um insuflador?
    • DMAF
    • 20 novembro 2014

     # 14

    Isso não sei responder! O RC já tem um ventilador! O insuflador seria um "extra" para enviar ar quente para as outras divisões! Salientou ainda que se corria o risco de enviar fumo para os compartimentos (aquando da abertura da porta do radiador)!
    Isto foi o que entendi!
  11.  # 15

    radiador?
    • SACS
    • 20 novembro 2014

     # 16

    Colocado por: DMAFSacs, qual a marca do recuperador que comprou? As saídas de ar quente funcionam?

    Nandogonca, as suas saídas de ar quente estão no teto? Pode enviar uma foto, ssf?
    Estive com o vendedor, ele disse-me que podia instalar as saídas de ar quente, mas que não era muito eficiente, porque o ar quente ficaria sempre junto ao teto! Que para melhorar a situação teria que colocar um insuflador (200/300 euros) para "empurrar o ar quente para os compartimentos. Comentários/ sugestões necessitam-se!
    Obrigada


    Foi um ADF, tem saídas, para a sala chega e sobra.... mas vou querer dividir pela casa e para isso vou ter k insuflar a hote! Ventilador será.... da S&P de 500m3
    • DMAF
    • 21 novembro 2014

     # 17

    Sacs, pode explicar melhor o que insuflar a hotte?

    Obrigada
    • SACS
    • 21 novembro 2014

     # 18

    Colocado por: DMAFSacs, pode explicar melhor o que insuflar a hotte?

    Obrigada


    é fazer o mesmo que o nandogonca, "injectar" ar na hote (o que fica por cima do recuperador onde passa a chaminé)
    • SACS
    • 4 dezembro 2014

     # 19

    Mais uma solução feita por um amador nas horas vagas(ainda em construção)!
      20141111_090942.jpg
    • SACS
    • 4 dezembro 2014

     # 20

    .
      20141204_175806.jpg
 
0.0253 seg. NEW