Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas. Pode ser uma pergunta tola, mas tenho uma dúvida sobre o assentamento de uma laje aligeirada numa construção existente e rectangular. As vigotas devem estar espaçadas entre si em intervalos iguais que dependem da dimensão das abobadilhas, mas esses espaçamentos depois não permitem o preenchimento total da laje, fica a sobrar uma faixa de espaço inferior à dimensão de uma abobadilha. Como é que essa situação se resolve correctamente? Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: PeterDComo é que essa situação se resolve correctamente?

Cortando uma abobadilha ao meio, que de um lado apoia na vigota, e do outro apoia numa tábua que é aplicada na horizontal ao lado da viga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  3.  # 3

Hum... obrigado pela resposta, mas acho que só vendo um esquema ou uma foto é que percebia melhor.
  4.  # 4

Colocado por: PeterDAs vigotas devem estar espaçadas entre si em intervalos iguais que dependem da dimensão das abobadilhas, mas esses espaçamentos depois não permitem o preenchimento total da laje, fica a sobrar uma faixa de espaço inferior à dimensão de uma abobadilha. Como é que essa situação se resolve correctamente?

Colocado por: PicaretaCortando uma abobadilha ao meio, que de um lado apoia na vigota, e do outro apoia numa tábua que é aplicada na horizontal ao lado da viga.
    Concordam com este comentário: Picareta
      CIMG51751.jpg
  5.  # 5

É que a abobadilha só lá está para preencher o espaço/ altura das vigotas.. mas se quiser pode fazer uma banda em betão armado maciça.
  6.  # 6

A abobadilha está lá para fazer de molde ao perfil em i cujas abas (base da vigota e camada de compressão) prefazem a secção que é calculada para resistir ao esforço em causa. Muitos construtores incorrem no erro de considerar que a laje se pode rasgar até às vigotas e já tenho visto isto feito em remodelações para assentar tubagem pelo chão - um erro gravíssimo. Sobretudo quando o rasgo é perpendicular às vigotas. Para piorar, colocam a tubagem o mais acima possível para estragar menos. Na realidade, e passando o absurdo de ter cortado a camada de compressão, o local ideal para a tubagem seria imediatamento sobre a vigota permitindo ainda assim a recolocação de uma camada de compressão, apesar da descontinuidade criada pela tubagem.
  7.  # 7

nuno penso que a questão não é essa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daniel duarte
  8.  # 8

Eu sei que não é essa Marco, e peço desculpa pelo abuso, mas este tema convém lembrá-lo de vez em quando, e considerando as recorrentes inserções extemporâneas no fórum (futebol, piadas...) parece-me aceitável fazê-lo.
    Concordam com este comentário: aquapego

0.0131 seg. NEW