Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Tenho um apartamento T3+1 com cerca de 250m2 em Matosinhos Sul junto à praia que pretendo remodelar. A sala tem cerca de 50 a 60m2 e tem uma lareira que nunca foi usada; a parede onde a lareira está tem cerca de 117cm de comprimento e a profundidade é de 58cm. Atendendo que tenho uma bebé de 19 meses, e como todo o cuidado é pouco, pretendia colocar antes um recuperador de calor a lenha. Já ouvi falar muito bem da Bodart & Gonay, tendo sido inclusive muito aconselhada por um familiar meu que tem um equipamento desta marca. O mesmo desaconselhou-me a marca Fogo Montanha apesar de, neste fórum, ter visto posts muito favoráveis a ela. Neste sentido, gostaria de saber a vossa opinião relativamente a estas duas marcas de modo a poder fazer a melhor compra possível.

Agradeço desde já todos os vosso comentários.
  2.  # 2

Já agora, desaconselhou Fogo Montanha por que motivo? Isto porque quer a Fogo Montanha, quer a Solzaima (que são ambas marcas do mesmo fabricante) são equipamentos reconhecidos pela sua qualidade. Por vezes, há a tentação de colocar um produto um patamar abaixo apenas porque é português, quando esse mesmo produto, no mercado estrangeiro, é visto como um produto top. Acontece com a Solzaima e, noutro tipo de produtos, para ter uma ideia, com a Bebecar, q cá no burgo continuam a preferir a Chicco, a Maxi-Cosi, etc, e noutros mercados, como o Inglês ou Francês, é vista como uma marca premium ao nível dessas que enumerei atrás. Aviso já que não sou comercial de nenhum destes produtos nem ganho nada em dizer isto. Apenas sei q os recuperadores da Solzaima/Fogo Montanha são conhecidos pela sua qualidade.
    Concordam com este comentário: shc
  3.  # 3

Bom dia, Tom_Joad

Desaconselhou porque os pais tinham um recuperador Fogo Montanha em casa que deu muitos problemas (creio que a qualidade da chapa). Mudaram para a Bodart & Gonay há cerca de 5 anos atrás, salvo erro. Não lhe sei dar muitos mais pormenores porque a conversa já foi há algum tempo...
  4.  # 4

Suponho que quer que seja a ar. Pode ser pellets em vez de lenha? É muito mais prático, manuseável e limpo.

Tem este modelo:

http://www.mcz.it/download/Vivo80ComfortAir_technical_sheet.pdf

Dá para aquecer duas divisões num total de 100m2 (por exemplo sala + cozinha).
    Não sei se é o que pretende.
  5.  # 5

Bom dia, Marco

Gostaria de um que, com portas abertas, conseguisse tornar os quartos um pouco mais agradáveis sem ter de ligar o aquecimento central. Para um inverno onde normalmente se gasta na ordem de 1ton a 1,5ton de lenha, quanto acha que se gastaria numa solução a pellets? Não estou propriamente dentro do assunto mas qual a solução mais económica entre lenha e pellets?

Obrigada.
  6.  # 6

Pois, eu tenho um Bodart & Gonay e realmente aquilo tem excelentes prestações, quer em rendimento quer em consumos...

Ps. Acrescento também que o meu sogro, depois de ver o meu em funcionamento, comprou um para a casa dele. Até hoje está muito satisfeito.
  7.  # 7

Bom dia, Rui

Obrigada pelo seu comentário.

Pode parecer uma pergunta disparatada mas o vidro do seu recuperador aquece muito? Tenho de pensar na segurança da minha filha e, como anda na fase das descobertas, preciso de considerar todas as questões possíveis e imaginárias.
  8.  # 8

Colocado por: allpmfBom dia, Rui

Obrigada pelo seu comentário.

Pode parecer uma pergunta disparatada mas o vidro do seu recuperador aquece muito? Tenho de pensar na segurança da minha filha e, como anda na fase das descobertas, preciso de considerar todas as questões possíveis e imaginárias.

Sim, o vidro aquece, aliás, como é natural uma vez que algum do calor é passado precisamente pelo vidro. Quanto às crianças, e apesar de eu ainda não ter, tenho lido que se as fizer tocar no vidro enquanto ele está a aquecer elas ficam a perceber que o vidro está quente e não voltam a querer tocar. Ah, o meu irmão também tem um B&G e já criou 2 filhos sem qualquer incidente. O meu irmão também está muito satisfeito, a sala deve te uns 70m2 com 6 metro de altura, com abertura enorme para sala de jantar, mesmo assim o recuperador tem excelente desempenho.
  9.  # 9

Colocado por: Rui A. B.

Sim, o vidro aquece, aliás, como é natural uma vez que algum do calor é passado precisamente pelo vidro. Quanto às crianças, e apesar de eu ainda não ter, tenho lido que se as fizer tocar no vidro enquanto ele está a aquecer elas ficam a perceber que o vidro está quente e não voltam a querer tocar. Ah, o meu irmão também tem um B&G e já criou 2 filhos sem qualquer incidente. O meu irmão também está muito satisfeito, a sala deve te uns 70m2 com 6 metro de altura, com abertura enorme para sala de jantar, mesmo assim o recuperador tem excelente desempenho.

Se não é indiscrição, seria possível dizer-me os modelos em causa? Obviamente que um técnico especializado consegue aconselhar melhor ao meu caso e há que ter em conta as medidas do local onde vai ser inserido mas já vou tendo uma ideia.

Muito obrigada.
  10.  # 10

Colocado por: allpmf

Se não é indiscrição, seria possível dizer-me os modelos em causa? Obviamente que um técnico especializado consegue aconselhar melhor ao meu caso e há que ter em conta as medidas do local onde vai ser inserido mas já vou tendo uma ideia.

Muito obrigada.

Tanto o meu como o do meu sogro são o Infire 683, o do meu irmão não me recordo. Se precisar do contacto de um técnico avise, é um contacto do importador...
  11.  # 11

Colocado por: Rui A. B.

Tanto o meu como o do meu sogro são o Infire 683, o do meu irmão não me recordo. Se precisar do contacto de um técnico avise, é um contacto do importador...

Agradecia-lhe imenso o contacto.

Muito obrigada.
  12.  # 12

Colocado por: allpmfBom dia,

Tenho um apartamento T3+1 com cerca de 250m2 em Matosinhos Sul junto à praia que pretendo remodelar. A sala tem cerca de 50 a 60m2 e tem uma lareira que nunca foi usada; a parede onde a lareira está tem cerca de 117cm de comprimento e a profundidade é de 58cm. Atendendo que tenho uma bebé de 19 meses, e como todo o cuidado é pouco, pretendia colocar antes um recuperador de calor a lenha. Já ouvi falar muito bem da Bodart & Gonay, tendo sido inclusive muito aconselhada por um familiar meu que tem um equipamento desta marca. O mesmo desaconselhou-me a marca Fogo Montanha apesar de, neste fórum, ter visto posts muito favoráveis a ela. Neste sentido, gostaria de saber a vossa opinião relativamente a estas duas marcas de modo a poder fazer a melhor compra possível.

Agradeço desde já todos os vosso comentários.

Se a duvida é entre um e outro, podendo, Bodart & Gonay defenitivamente.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  13.  # 13

Colocado por: allpmfBom dia, Marco

Gostaria de um que, com portas abertas, conseguisse tornar os quartos um pouco mais agradáveis sem ter de ligar o aquecimento central. Para um inverno onde normalmente se gasta na ordem de 1ton a 1,5ton de lenha, quanto acha que se gastaria numa solução a pellets? Não estou propriamente dentro do assunto mas qual a solução mais económica entre lenha e pellets?

Obrigada.

Se tem aquecimento central, instale este a pellets:

http://eng.ravelligroup.it/UserFiles/files/Schede%20Tecniche%202014/BOX/hrb160b.pdf

Liga aos radiadores dos aquecimento e aquece a sala a Ar quente e os quartos + cozinha através dos radiadores.
    A área de vidro é minuscula e o recuperador fica a meio da lareira ao invés de ficar junto ao chão, pelo que dificilmente as crianças se queimam.
  14.  # 14

Colocado por: marcoaraujo

Se tem aquecimento central, instale este a pellets:

http://eng.ravelligroup.it/UserFiles/files/Schede%20Tecniche%202014/BOX/hrb160b.pdf

Liga aos radiadores dos aquecimento e aquece a sala a Ar quente e os quartos + cozinha através dos radiadores.
    A área de vidro é minuscula e o recuperador fica a meio da lareira ao invés de ficar junto ao chão, pelo que dificilmente as crianças se queimam.

Infelizmente, a parede em causa só tem 58cm de profundidade e o equipamento que aconselha precisa de mais de 69cm de profundidade, se não estou em erro.

Muito obrigada pelo seu conselho.
  15.  # 15

Colocado por: allpmf

Infelizmente, a parede em causa só tem 58cm de profundidade e o equipamento que aconselha precisa de mais de 69cm de profundidade, se não estou em erro.

Muito obrigada pelo seu conselho.

Pode expandir a parede com pladur corta-fogo. É uma opção económica.
  16.  # 16

Colocado por: allpmfBom dia, Marco

Gostaria de um que, com portas abertas, conseguisse tornar os quartos um pouco mais agradáveis sem ter de ligar o aquecimento central. Para um inverno onde normalmente se gasta , quanto acha que se gastaria numa solução a pellets? Não estou propriamente dentro do assunto mas qual a solução mais económica entre lenha e pellets?

Obrigada.

Gasta na ordem de 1ton a 1,5ton de lenha por mês ?
  17.  # 17

Colocado por: leiria

Gasta na ordem de 1ton a 1,5ton de lenha por mês ?

Conforme referi anteriormente, a lareira nunca foi usada. Estimo que, num inverno que não seja absurdamente rigoroso, que acabe por gastar entre 1ton e 1,5ton de lenha (tendo por base a experiência de vizinhos do prédio com tipologia semelhante). Não será, pois, mensalmente. Nesse caso teria de ter uma mega mansão. :)
  18.  # 18

Caro allpmf, não sei se reparou que lhe enviei uma mensagem privada onde constam os contactos que me disponibilizei a solicitar.
    • allpmf
    • 19 novembro 2014 editado

# 19

Bom dia

Agradeço imenso a sua mensagem privada. Curiosamente, essa mesma empresa tinha-me sido recomendada pelo meu familiar. A segunda indicada é que não conhecia de todo (achei curioso o facto que indicou).Mais uma vez, muito obrigada.
  19.  # 20

Em casa tenho 10 radiadores o que perfaz 80 elementos mas sobretudo pretendia aquecer a sala onde vai ficar o recuperador, sala de 30 metros quadrados. Alguém me ajuda quanto ao recuperador a lenha com água para aquecimento central?

0.0225 seg. NEW