Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia tenho uma casa com cerca de 300m e queria por uma aquecimento, visto ter bastante lenha pensei em por a lenha, mas será que resulta? e que tipo de aquecimento por?
    alguém tem sugestões e ideias?
    obrigado pela vossa ajuda
    • eu
    • 18 novembro 2014

     # 2

    Colocado por: JAVRTBom dia tenho uma casa com cerca de 300m e queria por uma aquecimento, visto ter bastante lenha pensei em por a lenha, mas será que resulta?

    Claro que resulta. Pesquise este fórum por "caldeiras a lenha de gasificação": são extremamente eficientes e potentes.
  2.  # 3

    isso são caldeiras certo e recuperadores de calor, para por numa lareira n dava?
  3.  # 4

    Se já tem lareira, avance para o recuperador. Agora 300m2, com recuperador a ar quente não vai lá (quanto muito aquece duas divisões).

    Opção A) recuperador a lenha a ar quente para aquecer duas divisões (por exemplo sala + cozinha) e ar condicionado nos quartos
    Opção B) recuperador a lenha a água quente, com tubagens em cobre ou multicamada ligadas a radiadores embutidos nas paredes das diversas divisões (implica abertura de roços nas paredes ou chão).
  4.  # 5

    sim e desse recuperador a agua quente n poderia tirar um tubo de ar para uma divisão ivitando assim uma radiador nela? e na divisão onde se encontre o recuperador tipo sala tb precisa de radiadores
  5.  # 6

    Colocado por: JAVRTsim e desse recuperador a agua quente n poderia tirar um tubo de ar para uma divisão ivitando assim uma radiador nela? e na divisão onde se encontre o recuperador tipo sala tb precisa de radiadores


    Para 300m2 o único recuperador a pellets que eu conheço com potência para aquecer essa área é este:

    http://ecoforest.es/portugues/productos/pellets/super-insert.php?cur=3137

    Versão 30kW. Não tem saída de ar quente, apenas água.

    Este eng.ravelligroup.it/prod/59-hrb_160.php dá para aquecer 200m2. A divisão onde se encontra o recuperador é a ar quente. As restantes a radiadores.
  6.  # 7

    Eu coloquei agora, já está a bombar, um recuperador a lenha a água quente com tubagens em cobre ou multicamada ligadas a radiadores embutidos nas paredes das diversas divisões.
    As aberturas de roços foram todas feitas pelo exterior, assim não se fez porcaria em casa, só mesmo para o pano do recuperador.
    Estou super contente, tenho cerca de 100 elementos ligados. Na sala onde está o recuperador também tem radiador com 12 elementos.
  7.  # 8

    Colocado por: MpaulinoEu coloquei agora, já está a bombar, um recuperador a lenha a água quente com tubagens em cobre ou multicamada ligadas a radiadores embutidos nas paredes das diversas divisões.
    As aberturas de roços foram todas feitas pelo exterior, assim não se fez porcaria em casa, só mesmo para o pano do recuperador.
    Estou super contente, tenho cerca de 100 elementos ligados. Na sala onde está o recuperador também tem radiador com 12 elementos.


    Qual a marca do seu recuperador?
  8.  # 9

    Colocado por: JAVRTsim e desse recuperador a agua quente n poderia tirar um tubo de ar para uma divisão ivitando assim uma radiador nela? e na divisão onde se encontre o recuperador tipo sala tb precisa de radiadores


    Se colocar o recuperador a água na sala dependendo da sua potencia, não necessita de nenhum radiador na sala, aquece mais que suficiente.
  9.  # 10

    então a melhor solução passara por recuperador de calor com serpentina de agua quente n é qual sera o custo de uma coisa dessas com cerca de 10 radiadores 3 deles casas de banho? e tenho que ter uma caldeira ou com é podiam dizer o preciso e qual os custos disso?
  10.  # 11

    Colocado por: marcoaraujo

    Para 300m2 o único recuperador a pellets que eu conheço com potência para aquecer essa área é este:

    http://ecoforest.es/portugues/productos/pellets/super-insert.php?cur=3137

    Versão 30kW. Não tem saída de ar quente, apenas água.

    Este eng.ravelligroup.it/prod/59-hrb_160.php dá para aquecer 200m2. A divisão onde se encontra o recuperador é a ar quente. As restantes a radiadores.
    100w por m2 so se tiver muito mau isolamento na casa!
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  11.  # 12

    Colocado por: Sergio Rodrigues100w por m2 so se tiver muito mau isolamento na casa!
    Concordam com este comentário:eu,jorgealves


    De grosso modo, numa casa melhor ou pior isolada, necessita algures entre 30W a 45W por cada m3, o que se traduz em 80W a 120W por m2.
    Estamos a falar de de aquecimento por radiadores de alta temperatura (entrada de água quente a 75ºC). Pisos radiantes e outros sistemas de baixa temperatura poderá eventualmente ser diferente, mas para radiadores tradicionais a água, vai sempre precisar de 80W a 120W por m2.

    Se tiver um isolamento médio (nem bom, nem mau) precisa de uns 100W por m2 sim!
  12.  # 13

    e então porque não 80w por m2? os 100w é o factor ****ço!
  13.  # 14

    Colocado por: Sergio Rodriguese então porque não 80w por m2? os 100w é o factor ****ço!


    Depende de vários factores (localização geográfica, exposição solar, isolamento, etc.) e você sabe-o perfeitamente. Sinceramente não percebo o seu comentário. O objectivo é espicaçar?
  14.  # 15

    Colocado por: marcoaraujoO objectivo é espicaçar?
    o objectivo é não instalar potencia desnecessaria não é espicaçar ninguem! como bem referiu depende de varias coisas entre elas o isolamento, e localização, sei por exemplo que la para cima onde faz bem frio usam por norma os 100w a 120w pros calculos aqui certamente é diferente!!
  15.  # 16

    O meu recuperador é da marca solzaima eco fogo.
    Na minha opinião o mais bonito é o Acqua, mas não me foi aconselhado pelo instalador. Uma das queixas mais frequentes é o vidro ficar preto.

    O meu já está a funcionar á mais de 15 dias e até agora sem queixas nenhumas. O vidro não fica preto. Ainda só foi limpo 1 vez e está limpinho.
      20141104_180716[2].jpg
  16.  # 17

    Colocado por: Sergio Rodrigueso objectivo é não instalar potencia desnecessaria não é espicaçar ninguem! como bem referiu depende de varias coisas entre elas o isolamento, e localização, sei por exemplo que la para cima onde faz bem frio usam por norma os 100w a 120w pros calculos aqui certamente é diferente!!


    Em Lisboa, para uma casa bem isolada com boa exposição solar, a norma é de 32 kcal por m3. Para um pé direito entre 2,6m e 2,7m dá 93W por m2. Não foge muito aos 100W por m2 que referi.
 
0.0192 seg. NEW