Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá malta,

alguém sabe a técnica para esfolar uma xaputa ? A danada tem a pele mais rija que um crocodilo. Tenho um jantar para 10 pessoas, o manjar vai ser xaputa e não estou a conseguir sacar-lhe a pele. Alguem conhece ?
  2.  # 2

LOL!xaputa mas que raio è isso?
    • eu
    • 18 novembro 2014

# 3

Colocado por: ramos1999LOL!xaputa mas que raio è isso?

Na sua zona não há xaputas?
  3.  # 4

Colocado por: ramos1999LOL!xaputa mas que raio è isso?

O google ensina :D

https://twitter.com/xaputaaguadoce

MAs esta é de àgua doce e o Seven presumo que se refira à de água salgada ;)
  4.  # 5

Colocado por: eu
    Na sua zona não há xaputas?

talvez!
    • ktm333
    • 18 novembro 2014 editado

# 6

Colocado por: treker666MAs esta é de àgua doce e o Seven presumo que se refira à de água salgada ;)

Então estas são as de agua salgada?
    http://www.xaputa.net/fotos-centenas-mergulharam-nuas-para-o-mar/
  5.  # 7

Bem, tive que improvisar, o peixeiro bem me enganou, o peixe até pode ser bom mas coitado de quem tiver que o amanhar. Não sei como a industria de curtumes não lhes aproveita a pele. Suei as estopinhas e não consegui nada, mas pelos vistos por estas bandas ninguém conhece o espécimen, falo em xaputas e apresentam-me sereias.
  6.  # 8

Colocado por: Sevenapresentam-me sereias

com malta das obras esperava outra coisa?!?!?!?!?!
  7.  # 9

Em princípio não necessita de esfolar. Normalmente são feitas fritas às postas.

Mas se realmente quiser esfolar, pode fazer um golpe junto ao rabo e usando um alicate de pressão, puxa a pele. Outra possibilidade , è o velho compressor de ar. Faz um furo na pele, introduz a pistola e o resto já sabe.
  8.  # 10

Esfolar, para quê? nunca vi tal.Aliás o único peixe que vi esfolar foi o tamboril
    Essa pele, frita com o peixe e é deliciosa.Tal como a da moreia, por exemplo.
    E, aproveite porque está quase extinta. já as parentes, há cada vez mais...
  9.  # 11

alguém sabe a técnica para esfolar uma xaputa ? A danada tem a pele mais rija que um crocodilo. Tenho um jantar para 10 pessoas, o manjar vai ser xaputa e não estou a conseguir sacar-lhe a pele. Alguem conhece ?

Não o posso ajudar porque não sei muito bem como se faz, mas na peixaria (super ou hiper) sabem esfolá-la lindamente. Confesso que tive algumas dúvidas em levá-lo a sério porque se as adquirir numa peixaria, e se é para fazer filetes, basta pedir a quem lhas vender. Pressupondo que já as comprou/pescou e estão inteiras tente da seguinte forma: coloque-as em cima de uma bancada ou tábua de cozinha, abra-as ao meio, da cabeça para o rabo, como se fosse para escalar, separando-as em duas partes. Depois, coloque as metades do peixe na tábua, com a pele para baixo e com a ajuda de uma faca (bem afiada) e com a mão livre apoiada no peixe, corte pequenos pedaços da carne da xaputa em filetes, até chegar à pele, contornando a espinha. Supondo eu que quer fazer filetes, muito bons por sinal, mas que rendem pouquíssimo! Aliás é uma árdua tarefa ter de tirar a pele a tanta xaputa, já que diz que é um jantar para dez pessoas. E não vejo outra razão para esfolar o peixe a não ser para o confeccionar em filetes. É mais ou menos assim, não sei se fui de grande ajuda, valeu a intenção. Bom apetite e bom jantar!
  10.  # 12

Já percebi que cheguei tarde de mais, porque demorei na sugestão; faltou dizer-lhe (outros o disseram) que é muito boa frita (com pele e cortada às fatias como se corta o peixe-espada para fritar), acompanhada com arroz de grelos, malandrinho e cremoso, ou arroz de feijão! Fica para outra ocasião, claro!
  11.  # 13

Colocado por: maria rodriguesJá percebi que cheguei tarde de mais, porque demorei na sugestão; faltou dizer-lhe (outros o disseram) que é muito boa frita (com pele e cortada às fatias como se corta o peixe-espada para fritar), acompanhada com arroz de grelos, malandrinho e cremoso, ou arroz de feijão! Fica para outra ocasião, claro!

Xaputa com Arroz de grelos! Parece-me uma boa combinação :)
    Concordam com este comentário: eu, ktm333
  12.  # 14

Colocado por: ramos1999
    talvez!

Em qualquer cidade existem xaputas, basta procurar.
  13.  # 15

mas o ramos ta emigrado...... la fora nao ha xaputas
  14.  # 16

O DVilar já referiu o melhor método de "esfolar" a xaputa. Acaba por ser o método da filetagem. Não se esqueça de comer um frango antes, para ganhar energia para a coisa, que não é pera doce...

Também sou de opinião que cortada às postas com a pele e frita, é a melhor forma de a cozinhar (desde que seja gorda).
  15.  # 17

Colocado por: El_58O DVilar já referiu o melhor método de "esfolar" a xaputa. Acaba por ser o método da filetagem. Não se esqueça de comer um frango antes, para ganhar energia para a coisa, que não é pera doce...

Também sou de opinião que cortada às postas com a pele e frita, é a melhor forma de a cozinhar (desde que seja gorda).

Não é proibido por lei o corte de xaputa á posta?
  16.  # 18

Peço desculpa pela inexactidão. Claro que, além do tamboril, também a pata -roxa e o cação são esfolados.
    Atenção que esfolar é diferente de filetar. E que quanto mais fresco for o peixe, melhor sai a pele. Até mesmo
    depois de frita ou assada isso se verifica. Dou o exemplo dos carapaus e das sardinhas. Espero que se tenha
    deliciado com a iguaria.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 19

Obrigado a todos pelas dicas, mas foi um jantar que não foi jantar, é impossível amanhar tal espécimen. Na tentativa de o esquartejar, acabei por moer um, dois, três e não prossegui. fiquei enervado cortei-me e lancei tudo aos gatos. O jantar esse foi carne. Não quero mais ouvir falar em tal peixe cujo nome recuso já pronunciar.
  18.  # 20

Colocado por: SevenObrigado a todos pelas dicas, mas foi um jantar que não foi jantar, é impossível amanhar tal espécimen. Na tentativa de o esquartejar, acabei por moer um, dois, três e não prossegui. fiquei enervado cortei-me e lancei tudo aos gatos. O jantar esse foi carne. Não quero mais ouvir falar em tal peixe cujo nome recuso já pronunciar.

LOLLL

Estamos sempre a aprender... ;)

0.0221 seg. NEW