Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    BOa tarde,
    Estou neste momento a iniciar a remodelaçao total de um apartamento.
    A casa é uma cave com terraço de 60 metros quadrados.
    Nao quero ter gas em casa e como estou a fazer quase tudo de novo nao vou fazer instalaçao de gas e acabo por poupar para a aquisição de uma energia alternativa
    JA li por aqui imenso de paineis solares e bombas de calor.
    O que eu pretendia era uma ajuda de quem percebe do assunto.
    A casa tem 75 metros quadrados fica em Lisboa perto do ZOO
    Vai ser habitada por 2 adultos e uma criança.
    O fogao e forno sao electricos.
    O terraço recebe sol directo apartir das 15h.
    Eu pretendia apenas aquecimento de aguas sanitarias, claro que poderia ponderar algum tipo de aquecimento mas basicamente seria para aquecimento de agua, e como é obvio poupar o mais possivel a conta de electricidade.
    Dentro deste panorama o que sugerem?
    Eu nao tenho ideia de valores.
    Apenas vou lendo aqui e ali sobre o assunto.
    Desde ja agradeço a vossa ajuda, estando receptivo a todas as opinoes.
    Agradecia apenas que fundamentem a opiniao e nao digam algo do tipo...painel solar porque e muito melhor... tentem explicar qual o motivo de ser melhor para voces.
  2.  # 2

    Uma solução de acumulador por bomba de calor.
    Paineis solares, no seu caso não recomendo.. (só tem sol apartir das 15: 00h), ou seja... durante o periodo da manhã e até às 16/17:00 não terá agua quente proveniente do SOL... no inverno ainda pior.
    Existem soluções compactas de até 100l, por cerca de 1000€
    Concordam com este comentário: jorgealves, ktm333
  3.  # 3

    Colocado por: andrefjgEu pretendia apenas aquecimento de aguas sanitarias, claro que poderia ponderar algum tipo de aquecimento mas basicamente seria para aquecimento de agua, e como


    Continuo a sugerir painel solar como a forma mais económica, quanto á orientação seria um caso a verificar no local.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasUma solução de acumulador por bomba de calor.


    Uma solução eficaz mas bastante dispendiosa e pelo user em questão não é esta solução que pretende pelo seu investimento.

    Colocado por: Pedro BarradasPaineis solares, no seu caso não recomendo.. (só tem sol apartir das 15: 00h), ou seja... durante o periodo da manhã e até às 16/17:00 não terá agua quente


    Não é bem assim!...
    Uma vez que em dias nublados um sistema bem dimensionado subsiste a uma boa perfomance uma vez que é a radiação ultra-violeta que incide nos painéis ou seja não é necessário um Sol dslumbrante para fazer funcionar um sistema!

    Colocado por: Pedro BarradasExistem soluções compactas de até 100l, por cerca de 1000€


    100 litros!... O que se refere Pedro a um termocumulador normal!

    No minimo 200 litros face ao numero de agregados e com possibilidade de prever um aumento no futuro!

    Colocado por: Pedro BarradasExistem soluções compactas de até 100l, por cerca de 1000€


    Não me diga que se refere ao sistema termodinâmico daqueles que nem precisa de Sol! Aos pseudo sistemas solares! Bem neste caso até os painéis podem ficar debaixo de uma arvore pelo menos até se protegem da chuva!...
  5.  # 5

    E qual o custo (claro que muito por alto) deste tipo de equipamentos?
    Sou um leigo na materia.
    Ja ponderei colocar apenas um termocumulador mas a conta de electricidade vai subir bastante.
    Procurava apenas a melhor soluçao sem recurso a gas
  6.  # 6

    Colocado por: andrefjgE qual o custo (claro que muito por alto) deste tipo de equipamentos?
    Sou um leigo na materia.
    Ja ponderei colocar apenas um termocumulador mas a conta de electricidade vai subir bastante.
    Procurava apenas a melhor soluçao sem recurso a gas


    Enviei uma MP caro andrefjg.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrefjg
  7.  # 7

    Colocado por: andrefjgE qual o custo (claro que muito por alto) deste tipo de equipamentos?
    Sou um leigo na materia.
    Ja ponderei colocar apenas um termocumulador mas a conta de electricidade vai subir bastante.
    Procurava apenas a melhor soluçao sem recurso a gas


    Então será mesmo a bomba de calor. Pode ser dessas com o sistema acumulador + bomba integrado.

    Duvido muito de soluções solares que só têm luz directa ás 15h.
  8.  # 8

    Se vai utilizar só eletricidade em casa acho que a melhor soluçao sera uma bomba de calor sistema compacto, pois também nao tem muitas soluçoes. As bombas de calor sao mais economicas em relaçao aos acumuladores com resistencias, pois conseguem tem COP de 3, isto é conseguem produzir 3 vezes o que consomem em energia, regra geral. mas um sistema solar termico nunca sera nunca de excluir, até porque poderá sempre ligar ao sistema de bomba de calor.
  9.  # 9

    Vai gastar um pipa de massa só pq não pretende gás ... Em Lisboa certamente tem gás natural que é das energias mais económicas. Se é exclusivamente para AQS avance mas é com um esquentador com deve ser a gás. Se tem receio da segurança coloque uma válvula de segurança que feche em caso de fuga e um detector de CO2. Contrate um instalador certificado.
    Em alternativa coloque um termoacumulador eléctrico, contrate fornecimento energia bi-horaria e um programador para o ligar umas horas antes dos banhos matinais.
    Não se esqueça que para 3 pessoas não deverá gastar mais de 25-30€ mensais para AQS. Se quiser pensar em energias alternativas ou bombas de calor só para AQS terá de fazer bem as contas.
  10.  # 10

    Nao é por ter medo do gás. O prédio e antigo e não tem gas canalizado teria de andar a comprar botijas. Nao quero isso porque nao e pratico. A ideia da energia alternativa seria porque posso colocar hipótese de aquecimento e também porque tenho bastante espaço exterior para instalações.
  11.  # 11

    Então faz sentido não por gás. Botijas de gás em caves NUNCA!
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 12

    Colocado por: nocas1Então faz sentido não por gás. Botijas de gás em caves NUNCA!


    Não se esqueça que em Lisboa nos predios antigos e hoje ainda vigora essa lei que em caves (abaixo da cota do solo) não é permitido ter gás canalizado só acima da cota do solo por isso a alternativa seria as bilhas.
  13.  # 13

    Colocado por: andrefjgA ideia da energia alternativa seria porque posso colocar hipótese de aquecimento e também porque tenho bastante espaço exterior para instalações.

    uma solução pode passar por ter uma bomba de calor para aquecimento e ao mesmo tempo fazer agua quente sanitária e tem ligação para um painel solar com 2,5m2,

    tipo este exemplo que apesar de não ser um primor de estectica é muito pratico, foi instalado num apartamento de Lisboa com 60 anos e como elemento dissipador usa paredes radinates.
      2014-11-07 14.29.26.jpg
  14.  # 14

    mas é outro campeonato muito á parte,

    somente AQS ou um bom termocumulador ou uma bomba de calor mediana somente AQS.
  15.  # 15

    Caro Costa53, as garrafas de gás também não são permitidas em caves, cf portaria 460/2001
    2 — Sem prejuízo do disposto no n.o 3, não deve fazer-se uso nem devem existir garrafas de GPL nas caves.
 
0.0199 seg. NEW