Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a avaliar a possibilidade de instalar uma salamandra numa casa de campo. Ficaria na sala, com possibilidade de aquecer também os quartos, porque fica exactamente por baixo da parede que divide ambos.
    Isto é possível sem um investimento elevadíssimo? Pensei que bastariam saídas de ar em cada um dos quartos no tubo (conduta) que subia até ao telhado, mas alertaram-me agora para a questão do fumo.

Esta ideia é possível ou é necessário pensar em sistemas de extracção, ventilação, etc?

Obrigada pela ajuda,
    Sofia
  2.  # 2

o que é para si um investimento elevadissimo??
    pelo que entendi os quartos ficam mesmo por cima do recuperador/salamandra, nesse caso bastaria 2 tubos para cada quarto sem necessidade de recorrer a mais ventiladores
    não sei és e consegue isso com uma salamandra, talves só com recuperador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaA
  3.  # 3

Obrigada pela resposta.
    Não queria gastar mais que 500€ (é casa de férias e essencialmente de verão).
    Mas pareceu-me ver coisas para mais de 1.000€ que não valorizo para uma utilização tão esporádica.
    A ideia da salamandra surgiu por ser mais fácil que construir uma lareira, mas aproveitando a sua sugestão posso avaliar também a hipótese de um recuperador.

Só não percebo quando refere que bastaria passar 2 tubos (um para cada quarto - e efectivamente ficam mesmo por cima do sítio da salamandra) esses tubos libertam calor e não fumo? E depois o fumo sai por um terceiro tubo? Imagino que isto seja tudo do conhecimento de um instalador, mas gostava de ter uma ideia para saber o que pedir e já ter ideias mais conhecedoras.

Obrigada pela disponibilidade.
    Cumps,
    Sofia
  4.  # 4

Explicando de forma simples, um recuperador de calor aquece uma caixa de ar de onde então poderão sair os tubos que transportam o ar quente. O fumo segue sempre por outro lado, pois sai directamente do recuperador.

No caso da salamandra, como as mais económicas são simples, só tem a saída de fumos. Assim sendo para transportar calor para as divisões de cima penso que só aproveitando o calor que sai do cano ou então criar uma caixa de ar (hotte?) para aproveitar o calor.

Por 500€ não é impossível mas também não deve ser fácil.

Espere por mais opiniões ;)
    Concordam com este comentário: SofiaA
  5.  # 5

Por 500€ não é possível ficar bem servida. Mesmo remediada ... com sorte, pode ser que sim.

Além do equipamento em si tem ainda os gastos com a conduta de fumos em inox e com a instalação.
    E isto sem tubagem para distribuição de calor e respectivo motor insuflador de ar.

Colocado por: SofiaAEsta ideia é possível ou é necessário pensar em sistemas de extracção, ventilação, etc?

Numa instalação bem feita não é preciso nada disto.
    Não há fumo algum espalhado pela divisão.

A ideia de aquecer os quartos com ar quente da Salamandra/recuperador é boa mas precisa de aumentar o orçamento...
    Concordam com este comentário: SofiaA
  6.  # 6

Obrigada pelas opiniões. Já percebi o que envolve o tema salamandra/aquecimento de quartos. Vou tentar orçamentar para avaliar melhor quanto pode custar - mas agora já sei ao que vou! Obrigada a todos pela disponibilidade e pelos esclarecimentos.
    Cumps,
    Sofia

0.0122 seg. NEW