Decidi recentemente remodelar o meu apartamento em especifico mudar a canalização dado que comecei a ter problemas de canos a romper. Aproveitando essa alteração pretendia remodelar também a cozinha e w.c de modo a tornar tudo mais funcional no dia a dia.
Estou a pedir orçamentos a várias empresas mas já obtive o primeiro feedback sendo que achei o preço pedido demasiado elevado principalmente a nivel de mão de obra.
Necessitava de ajuda/comentarios ao orçamento abaixo de modo a perceber se os valores pedidos são relamente muito elevados como me parece ou se pelo contrário estarão adequados aos trabalhos a realizar.
Quaisquer ideias a nivel de materiais ou soluções que permitam tornar a obra mais barata são benvindas.
Seguem os detalhes:
Assunto: Remodelacao de cozinha, w.c. e holl. Ex.mos senhores, Os nossos cumprimentos. Gratos pela oportunidade, somos a apresentar a n/Proposta de Preço e Demais Condições para a execução dos trabalhos abaixo enunciados. Assim, renovamos a descrição de Actividades, Preço e Demais Condições, conforme segue: A. DESCRIÇÃO dos TRABALHOS 1 – Remodelacao de holl de entrada. 1.1- Preparação dos trabalhos. 1.2- Proteção do parque existente com 2 camadas de cartão canelado. 1.3- Abertura de roco ate ao contador da água que se encontra no exterior do apartamento (escadas do prédio). 1.4- Execucao de canalização de água fria, desde o contador ate ao esquentador na cozinha e w.c. 1.5- Execucao de teto falso em pladur (12m2), com iluminação (5proletores de led). 1.6- Fornecimento de pladur para forrar a parede ate 90cm de altura de forma a ocultar o azulejo existente (11,67m2). 1.7- Barramento e pintura do teto e paredes. 2- Remodelacao da w.c. 2.1- Preparação dos trabalhos. 2.2- Desmontar e transportar a vasadouro, loiças, torneiras, banheira e móvel. 2.3- Abertura de roços para a passagem de nova canalização de águas frias e quentes. 2.4- Acertos de esgotos em tubo de pvc. 2.5- Execucao de nova canalização de água fria e quente em Multicamadas, com aplicacao de manga no tubo de água quente. 2.6- Fornecimento e aplicacao de Azulejo (por cima do existente), a escolher pelo cliente ate ao valor de 25€ m2, já com colas e betumes (22m2). 2.7- Fornecimento e aplicacao de Mosaico (por cima do existente), a escolher pelo cliente ate ao valor de 25€ m2, já com colas e betumes (5m2). 2.8- Execucao de teto falso em pladur Hidrófugo (5m2), com iluminação (4 projetores de led). 2.9- Fornecimento e aplicacao de base de duche com 800x1600, tanque de sanita, lavatório e porta de duche em vidro temperado. 2.10- Fornecimento e aplicacao de misturadora de duche, lavatório e torneiras de segurança (3un), para lavatório e sanita e rampa de chuveiro. 2.11- Fornecimento e aplicacao de móvel suspenso lacado a branco com portas em vidro fosco, com tampo. 2.12- Barramento e pintura do teto. 3- Remodelacao da cozinha. 3.1- Preparação dos trabalhos. 3.2- Desmontar cozinha existente e transportar a vasadouro. 3.3- Abertura de roços para a passagem de nova canalização de águas frias e quentes. 3.4- Acertos de esgotos em tubo de pvc. 3.5- Execucao de nova canalização de água fria e quente em Multicamadas, com aplicacao de manga no tubo de água quente. 3.6- Fornecimento e aplicacao de Azulejo (por cima do existente), a escolher pelo cliente ate ao valor de 25€ m2, já com colas e betumes (15m2), so na parede onde leva os móveis. 3.7- Fornecimento e aplicacao de Mosaico (por cima do existente), a escolher pelo cliente ate ao valor de 25€ m2, já com colas e betumes (14m2). 3.8- Execucao de teto falso em pladur Hidrófugo (14m2), com iluminação (4 projetores de led). 3.9- Fornecimento de pladur para forrar a parede ate ao teto de forma a ocultar o azulejo existente (25m2). 3.10- Barramento e pintura do teto e paredes. 3.11- Fornecimento e montagem de cozinha (conforme desenho anexo) portas lisas lacadas e moveis superiores de 90cm. 3.12- Fornecimento e montagem de tampo de granito impala para móveis de cozinha. 4- Recuperação e pintura de portas de roupeiro e alteração de interior. 4.1- Desmontagem de portas existentes. 4.2- Lixagem das portas. 4.3- Pintura das portas com cor a defenir. 4.4- Aplicacao de novas dobradiças e puxadores. 4.5- Fornecimento de móvel de gavetas e prateleiras para o interior. B. VALOR dos TRABALHOS O valor global para os trabalhos acima descritos: - 18.453,00€ O valor para os pontos: 1.6 = 235,00€ 2.9 = 800,00€ 2.11 = 750,00€ 3.9 = 300,00€ 3.11 = 2.748,00€ 3.12 = 1.150,00€ Estes valores não incluem o I.V.A. 60% a 6% de iva (mão de obra) 40/ a 23% de iva (materiais) C. PRAZO de EXECUÇÃO Propomo-nos executar a totalidade dos trabalhos num prazo de 3 semanas. D. CONDIÇÕES de PAGAMENTO Propomos: - 50% com a adjudicação - 30% a meio dos trabalhos - 20% na data de conclusão
Conforme referi já estou à espera de mais orçamentos assustou-me foi o valor deste primeiro orçamento que recebi.
O objectivo seria mesmo perceber tendo em conta o detalhe do orçamento, o que seria um preço justo/aceitavel, já que este me parece sem dúvida demasiado caro.
Não consegui perceber onde é que está caro. Exemplo:
2.9- Fornecimento e aplicacao de base de duche com 800x1600, tanque de sanita, lavatório e porta de duche em vidro temperado.
800€.
Isto na minha casa custou-me 1700€ (sem montagem, só os materiais). Mas também é tudo ROCA. Há torneiras que lhe custam 500€. Acho esses 800€ que cobraram, com montagem incluída, quase de borla (provavelmente é tudo material chinês).
3.11- Fornecimento e montagem de cozinha (conforme desenho anexo) portas lisas lacadas e moveis superiores de 90cm.
3.11 = 2.748,00€
A minha cozinha custou-me mais de 9 mil euros.
O caro e barato depende de muita coisa. Depende do que lhe estão a colocar, inclusivamente da qualidade das massas, tubagens, etc.