Iniciar sessão ou registar-se
    • ptuga
    • 20 novembro 2014 editado

     # 1

    Boas pessoal um pequeno esclarecimento que para mim, que de construção entendo muito pouco, não é claro mas que acaba por fazer toda a diferença na minha matemática.
    Quando por aqui se fala de preços versus áreas costuma-se falar de área de construção bruta ou área habitável? E os preços falam-se pvp ou sem IVA?

    Exemplo hipotético mas que se poderia aplicar a vários tópicos existentes no fórum.
    “Na minha casa tenho orçamentado gastar 200.000€ por 200m2”
    Geralmente quando alguém refere a frase acima escrita (e eu sei que cada caso é um caso e que cada forista pode estar a referir-se a coisas diferentes) os € são com ou sem IVA?
    E os m2 são totais e casa teria aí uns 160m2 habitáveis? Ou são os habitáveis e a área de construção total será de 240m2? (admitindo 20% aquilo que as paredes consomem em espaço)?

    Quem está a construir, se quiser dar o seu feedback era muito apreciado

    Obrigado
  1.  # 2

    quando se fala em área é área bruta de construção, inclui paredes.
  2.  # 3

    quando se fala em área é área bruta de construção, inclui paredes.


    Obrigado Marco.
    E já agora quando se fala em € é comum falar com ou sem IVA. A pergunta pode parecer idiota mas a diferença em € é grande. :)
  3.  # 4

    penso que se deve falar já com iva, pois bem vistas as coisas é ilegal fugir ao fisco.
  4.  # 5

    Não se trata de fugir ao fisco, mas se o ptuga se refere a orçamentos que recebeu, normalmente é preço sem IVA, deverá acrescentar o Iva em questão, mas o orçamento deverá vir descriminado que tem o Iva incluído ou excluído.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  5.  # 6

    Não se trata de fugir ao fisco, mas se o ptuga se refere a orçamentos que recebeu, normalmente é preço sem IVA, deverá acrescentar o Iva em questão, mas o orçamento deverá vir descriminado que tem o Iva incluído ou excluído.


    Ainda nem se trata disso... a verdade é que ando a pensar em construir, mas quando vejo os tópicos aqui do fórum, vejo preços e áreas e nunca sei bem o que é que as pessoas se referem. Porque é totalmente diferente dizer que algo custou X€ por determinada área bruta de construção ou os mesmos x€ por área útil. O mesmo se passa relativamente ao preço e ao IVA.
  6.  # 7

    eu aprendi que dizer que custa 800 ou 900 por m2 não diz nada. na prática depende de tanta coisa que é errado dizer isso. em média talvez fique nos 800 ou 900 euros por m2 de area bruta, mas muito facilmente esse valor passa para 1500, ou pode ate ser 600 ou 700, depende.
    e depois tb ha a questao de alpendres, casa quadrada ou com recantos, etc etc...
    um gajo nao se pode iludir que constroi por 800 euros por m2, e depois fazer o que quer porque esse é o preço. A altura do pe direito influencia, se é quadrada ou com alguns efeitos diferentes ja influencia (muito), a quantidade de janelas influencia, o tipo de construçao, quantos wc's, os isolamentos, etc etc... é tudo a somar. no final os 800 euros por m2 parecem pouco para fazer aquilo que geralmente se quer fazer.

    cpts,
    valtores.wordpress.com
  7.  # 8

    Colocado por: marco1quando se fala em área é área bruta de construção, inclui paredes.

    Pois, mas uns consideram caves, outros não, uns consideram varandas, outros não,....nunca sabemos qual o critério utilizado por quem fala em preços de construção por m2. Mesmo que todos utilizassem o mesmo critério de medição, os preços por m2, podem variar bastante dependendo de vários factores, então com critérios de medição diferentes, nem vale a pena perder muito tempo a analisar esses valores.

    Mas pelo que vejo neste forum, ainda existe muita gente que pensa que um empreiteiro mede a área e atira logo com um valor para o orçamento...em alguns casos até é verdade.
  8.  # 9

    Colocado por: Picaretaem alguns casos até é verdade.


    um dos que contactei, sem ver o projecto, disse logo: ah isso por 600 euros por m2 faço-lhe isso! :s
    nunca mais lhe liguei.
  9.  # 10

    um dos que contactei, sem ver o projecto, disse logo: ah isso por 600 euros por m2 faço-lhe isso! :s
    nunca mais lhe liguei.


    Valtores é esse tipo de afirmação que às vezes me confunde... esses 600€ era com ou sem IVA? e os m2 que estava a considerar eram os uteis ou brutos. é o que para mim faz sentido é € a pvp/m2 área bruta

    Já agora, caso não seja indiscrição e pq acompanho o seu tópico, o qual é a área útil/bruta? E quanto espera gastar (por alto) por m2 (€ a pvp/área bruta)

    Cumprimentos
  10.  # 11

    foi por mp
  11.  # 12

    Colocado por: ptugaque de construção entendo muito pouco


    Parece que já percebe mais um bocadinho ;-)
    Gostava de lhe fazer uma pergunta mas reparei que este fórum não tem sistema de correio interno.
    O ptuga podia entrar em contacto comigo? O meu endereço está no meu perfil de utilizador.
    Garanto que não é para spam :-)

    Cumprimentos,
    Gonçalo
  12.  # 13

    Gonçalo, tem sim. basta clicares no ptuga e depois em cima do lado esquerdo tem a opção de mandar uma mensagem privada..

    mas pelos vistos para ti nao consigo... terás de perguntar a alguém ligado ao forum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goncalo D.
  13.  # 14

    Colocado por: antonylemosGonçalo, tem sim. basta clicares no ptuga e depois em cima do lado esquerdo tem a opção de mandar uma mensagem privada..

    mas pelos vistos para ti nao consigo... terás de perguntar a alguém ligado ao forum.

    Obrigado,

    Poderão ser privilégios que se vão ganhando com o tempo neste fórum. Eu ainda sou novato aqui.
    De qualquer modo, como não consigo perceber se o meu endereço está visível a outros membros do fórum, deixo aqui o meu gmail: goncalo.dumas

    Gonçalo
 
0.0224 seg. NEW