Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tardes,
    Desculpem, mas não resisti a colocar esta questão!
    Apesar de ter pesquisado no forum e estar a par de algumas peripécias, gostava de convidar os foristas a comentar esta questão...
    Entrei agora na fase de escolher o empreiteiro, logicamente, houve um ou outro que eliminei imediatamente (por exemplo, um que não tinha alvará nem equipa ?!!)
    Pergunto isto, porque a maior parte dos empreiteiros com quem falei tem um ar simpático, honesto...chegaram à hora marcada.
    Quais são os sinais de perigo? De que devo fugir a 7 pés?
    Quais as perguntas que devo colocar?
    Por favor partilhem os vossos conselhos e experiências.
    Obrigado
  2.  # 2

O maior dos empreiteiros ou empresas de gravata, não têm pessoal a trabalhar com eles, ficam com o trabalho, depois entregam a subempreiteiros os serviços para se fazer!!!!!!!!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui & Marisa
    • mmgreg
    • 21 novembro 2014 editado

# 3

Com base no que tenho lido, ouvido ou vivenciado: não assumir danos que os funcionários fazem, não se responsabilizar pelo mau trabalho dos subempreiteiros, não terem seguro, não terem dinheiro para investir à partida, dependendo do dinheiro da obra para comprar material ou pagar aos funcionários e subempreiteiros...

Problemas de comunicação (conversas orais são difíceis de comprovar), atrasos nos trabalhos...

Para mim, a melhor pergunta seria: dê-me os contactos de 3 donos de obra que fizeram reclamações do seu trabalho, para saber como o senhor as resolveu e se ficaram satisfeitos. Dê-me referências dos trabalhos que fez, eventualmente saber onde ficam para poder vê-los nem que seja por fora.

Depois de 2 remodelações de casa (3, vá), fiquei com a sensação de que obras sem soluços são raras, mas o que distingue um bom empreiteiro é o facto de gerir bem as reclamações e não tirar a água do capote.
    Concordam com este comentário: Rui & Marisa, HugoNeves
    • mmgreg

# 4

Sobre a questão da equipa, não me parece problemático desde que a pessoa assuma o que é feito. Há uma família aqui no prédio que contratou um senhor que faz praticamente tudo ou quando não sabe, contrata quem saiba.

Tiveram uma infiltração no Wc mas ele assumiu que tinha sido falha dele (ou seja, de quem contratou) e não só resolveu a origem do problema, como reparou os danos na casa da vizinha de baixo, sem ser necessário andar atrás dele. Tomou conhecimento da situação e agiu.

Mas eu posso estar a ser influenciada pelo que aconteceu comigo, andar atrás das pessoas para rectificarem erros, ainda por cima depois de terem o dinheiro todo na mão, é complicado.
    Concordam com este comentário: HugoNeves
  3.  # 5

Eu acho que é importante verificar se é uma empresa a muitos anos no mercado... Ou se é uma que abriu no ano passado. Algumas com mais de 10 ou 20 anos ajuda a perceber que não são do tipo de abrir e fechar portas para fugir a dívidas e responsabilidades
    Concordam com este comentário: electrao, mmgreg
  4.  # 6

Colocado por: Rui & MarisaBoas tardes,
    Apesar de ter pesquisado no forum e estar a par de algumas peripécias, gostava de convidar os foristas a comentar esta questão...
    Entrei agora na fase de escolher o empreiteiro, logicamente, houve um ou outro que eliminei imediatamente (por exemplo, um que não tinha alvará nem equipa ?!!)
    Pergunto isto, porque a maior parte dos empreiteiros com quem falei tem um ar simpático, honesto...chegaram à hora marcada.
    Obrigado

E que tal fazer o normal: simplesmente rondar a área onde vive ou onde pretende construir, tomar nota das empresas que estejam a construir, falar com as pessoas que já tenham moradias feitas por esses empreiteiros e ver se estão satisfeitas ou se recomendam.

Quer melhor recomendação/opinião que os próprios Donos de Obra?
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  5.  # 7

Colocado por: valtoresEu acho que é importante verificar se é uma empresa a muitos anos no mercado... Ou se é uma que abriu no ano passado. Algumas com mais de 10 ou 20 anos ajuda a perceber que não são do tipo de abrir e fechar portas para fugir a dívidas e responsabilidades

Eu não tive essa dor de cabeça, quando comprei a casa ele já lá estava, e até hoje nem uma dor de cabeça com o homem!! Acho que tive sorte ;)
    Concordam com este comentário: electrao, Rui & Marisa
  6.  # 8

Colocado por: Rodri12

Eu não tive essa dor de cabeça, quando comprei a casa ele já lá estava, e até hoje nem uma dor de cabeça com o homem!! Acho que tive sorte ;)
    Concordam com este comentário:electrao

Eu quero ver quando a casa cair se dizes isso ehehehe
  7.  # 9

Colocado por: valtores

Eu quero ver quando a casa cair se dizes isso ehehehe

ehehe se ela me cair em cima de certeza que vou ter um grande dor de cabeça, se cair e não tiver lá ninguém, no problem vou para a casa dele ;)))
  8.  # 10

Colocado por: valtoresEu acho que é importante verificar se é uma empresa a muitos anos no mercado... Ou se é uma que abriu no ano passado. Algumas com mais de 10 ou 20 anos ajuda a perceber que não são do tipo de abrir e fechar portas para fugir a dívidas e responsabilidades
    Concordam com este comentário:electrao,mmgreg

Sim, isso é verdade e fácil de pesquisar.

Eventualmente pedir contactos de engenheiros e arquitectos que trabalhem com a pessoa há muitos anos, para além dos donos de obra. Se forem relações de muitos anos, suponho que seja bom sinal.
  9.  # 11

Colocado por: Rui & MarisaBoas tardes,
    Obrigado

o principal motiovo que pode originar problemas com o empreiteiro, é voce andar com dinheiro á frente....e pior ainda andar com dinheiro a mais á frente! quando isto acontece ou tem mesmo muita sorte, ou tem tudo para correr mal!
    Concordam com este comentário: Rui & Marisa
  10.  # 12

Principais razões de conflito e derrapagens.
    Projetos com grandes omissões
    Faltas de caderno de encargos
    Falta de contratos
    Fiscalização ineficiente
    Concordam com este comentário: sergyio, Rui & Marisa
  11.  # 13

Colocado por: zedasilvaPrincipais razões de conflito e derrapagens.
    Projetos com grandes omissões
    Faltas de caderno de encargos
    Falta de contratos
    Fiscalização ineficiente
    Concordam com este comentário:sergyio,Rui & Marisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui & Marisa

Falta de contratos, tenho recebido alguns orçamentos de pedreiro que ocupam meia página, apesar de serem muito bem recomendados.
    Todos os donos de obra fazem um contrato escrito ou o verbal é mais popular?
    Os empreiteiros reagem bem a um contrato bem discriminado e minucioso?
    •  
      damned

# 14

Colocado por: Rui & Marisa

Falta de contratos, tenho recebido alguns orçamentos de pedreiro que ocupam meia página, apesar de serem muito bem recomendados.
    Todos os donos de obra fazem um contrato escrito ou o verbal é mais popular?
    Os empreiteiros reagem bem a um contrato bem discriminado e minucioso?

Se não reagir bem é mau sinal, podem não estar habituado, mas dai a reagir mal... o contrato serve para proteger os dois...
  12.  # 15

O melhor é falar com donos de obra de trabalhos já efectuados.

E que os donos de obra não sejam amigalhaços do empreiteiro
  13.  # 16

Colocado por: Rui & Marisaou o verbal é mais popular?

não se meta em aventuras...

Colocado por: Rui & MarisaOs empreiteiros reagem bem a um contrato bem discriminado e minucioso?

Ambos tem de se sentir confortáveis com o contrato que assina. Pouco detalhe dá origem a omissões e dependente do empreiteiro poderá dar origem aos "adicionais".

0.0204 seg. NEW