Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: Picareta
    Quem estudar o mesmo que eu deve de ser de borla, quem quiser estudar mais do que eu tem que pagar!!
    Com o rafael é que não perco mesmo mais tempo.
    de borla deve ser o ensino basico mais ou menos alongado , depois especialização , formação e doutoramento deverá recair em cima do formado ou não faz sentido eu um contribuinte pagar para formar um gajo que depois limpa-me a carteira toda porque simplesmente estudou ás custas do meu dinheiro ...
  2.  # 202

Tema complexo e que move paixões... é quase como discutir futebol!

O valor que se recebe deve ser pelo trabalho e não pela profissão ou titulo. Isto é, um engenheiro civil nao deve ganhar X porque é engenheiro civil nem um trolha deve ganhar Y por ser trolha.
    O engenheiro civil deve ganhar consuante o trabalho que faz, muito, pouco, bom, mau, muito especializado, pouco especializado tal como o trolha.
    Se chamo um trolha para me rebocar uma parede não lhe devia pagar á hora o mesmo para me vir assentar tijoleira.
    Se chamo um engenheiro civil para me fazer um projecto de estabilidade de uma casa não devo pagar o mesmo á hora para ele me fiscalizar uma obra.

Quanto á questão de se estudar ou não...
    O que é estudar? Estar numa sala de aulas?
    Será que tem mais "valor" um fulano que está numa sala de aulas durante 3 anos numa universidade ou um fulano que está nas obras a aprender durante anos e anos até ser um trolha de primeira?

Alguém aqui mencionou que qualquer um podia ser trolha mas nem todos podiam ser engenheiros. Porquê?
    Se fosse assim tão fácil porque raio há tão maus trolhas?
    Qualquer um pode tirar um curso superior, tenha vontade, oportunidade e dinheiro.

Quem sai de uma universidade nao sabe profissão nenhuma, peguem num "normal" recem formado em engenharia civil e metam-no a fiscalizar a vossa obra! Se tiver lá uns bons pedreiros e trolhas vão ver o que ele vai aprender....
    Concordam com este comentário: treker666, Anonimo16062021, rafaelisidoro, ktm333
  3.  # 203

Colocado por: LuisPereiraO engenheiro civil deve ganhar consoante o trabalho que faz, muito, pouco, bom, mau, muito especializado, pouco especializado tal como o trolha.
    (...)
    Será que tem mais "valor" um fulano que está numa sala de aulas durante 3 anos numa universidade ou um fulano que está nas obras a aprender durante anos e anos até ser um trolha de primeira?
    (...)
    Alguém aqui mencionou que qualquer um podia ser trolha mas nem todos podiam ser engenheiros. Porquê?
    Se fosse assim tão fácil porque raio há tão maus trolhas?
    (...)
    Qualquer um pode tirar um curso superior, tenha vontade, oportunidade e dinheiro. Quem sai de uma universidade não sabe profissão nenhuma, peguem num "normal" recém formado em engenharia civil e metam-no a fiscalizar a vossa obra!

Resumidamente é isto...
    Peguem num aluno de uma escola de condução que tenha "estudado" a condução(teórica), e peguem num aluno que tenha aprendido no carro(prática), qual será o melhor?(sim depende da pessoa.......)
    Quem aprende(com bons profissionais) a trabalhar, na minha opinião, sabe mais do que um que passou 3 anos dentro de uma sala a fazer cálculos(que muitos deles nunca vai usar), decorar frases... Mas, estão a comparar profissões(muito) diferentes!
  4.  # 204

Quem aprende(com bons profissionais) a trabalhar, na minha opinião, sabe mais do que um que passou 3 anos dentro de uma sala a fazer cálculos

Porque não arranja maneira de assistirir a várias operações ao coração, um dia destes vai ver que está pronto a fazê-las. Se não quiser ser tão ambicioso sente-se ao meu lado enquanto eu faço o cálculo do comportamento sísmico de uma estrutura com aqueles cálculos que diz quer nunca usamos, vai ver que aprende num instante
  5.  # 205

Colocado por: j cardoso
    Porque não arranja maneira de assistirir a várias operações ao coração, um dia destes vai ver que está pronto a fazê-las. Se não quiser ser tão ambicioso sente-se ao meu lado enquanto eu faço o cálculo do comportamento sísmico de uma estrutura com aqueles cálculos que diz quer nunca usamos, vai ver que aprende num instante
    lol possa é com cada uma lol
  6.  # 206

Se fosse um excentrico do euromilhoes fazia um concurso, um reality show!!!!

Arranjava um projecto de uma casa e entregava a duas equipas

Equipa A
    Um engenheiro civil recem licenciado
    Uma equipa de pedreiros e trolhas com 10 anos de experiencia

Equipa B
    Um engenheiro civil com 10 anos de experiencia
    uma equipa de pedreiros e trolhas sem experiencia nenhuma

Qual a casa a ser terminada mais cedo e qual a que vai aguentar em pé!!!!
  7.  # 207

Colocado por: LuisPereiraSe fosse um excentrico do euromilhoes fazia um concurso, um reality show!!!!

Arranjava um projecto de uma casa e entregava a duas equipas

Equipa A
    Um engenheiro civil recem licenciado
    Uma equipa de pedreiros e trolhas com 10 anos de experiencia

Equipa B
    Um engenheiro civil com 10 anos de experiencia
    uma equipa de pedreiros e trolhas sem experiencia nenhuma

Qual a casa a ser terminada mais cedo e qual a que vai aguentar em pé!!!!
    poderias alargar o leqe e colocar uma equipe de bons trolhas sem mais nada ...
  8.  # 208

Colocado por: ktm333
    Resumidamente é isto...
    Peguem num aluno de uma escola de condução que tenha "estudado" a condução(teórica), e peguem num aluno que tenha aprendido no carro(prática), qual será o melhor?(sim depende da pessoa.......)
    Quem aprende(com bons profissionais) a trabalhar,na minha opinião, sabe mais do que um que passou 3 anos dentro de uma sala a fazer cálculos(que muitos deles nunca vai usar), decorar frases... Mas, estão a comparar profissões(muito) diferentes!

Humm(!?!)
    O 1º sabe q deve utilizar a passadeira, o 2º n faz ideia q isso seja.
    Cmps!
  9.  # 209

Colocado por: j cardoso

Mas afinal, estamos a falar em trolhas e engenheiros ou em médicos? Começo a ficar baralhado... Caso não tenha reparado eu disse MUITOS DELES não disse que eram todos... disse alguma mentira? Usa todos os cálculos que aprendeu na escola/faculdade?
  10.  # 210

Mas afinal, estamos a falar em trolhas e engenheiros ou em médicos?

No que quiser, o raciocínio é o mesmo, no seu caso usou o exemplo do condutor.

Usa todos os cálculos que aprendeu na escola

Uso, e sabe porquê? Porque se não os conhecer não saberei usar o programa de cálculo como deve ser. E isto é agora, que quando acabei o curso fiz muitos cálculos à unha e por muitos anos - não havia ainda computadores
  11.  # 211

Colocado por: ktm333Resumidamente é isto...
    Quem aprende(com bons profissionais) a trabalhar,na minha opinião, sabe mais do que um que passou 3 anos dentro de uma sala a fazer cálculos(que muitos deles nunca vai usar), decorar frases... Mas, estão a comparar profissões(muito) diferentes!

Nao concordo. Cada macaco no seu galho. O modelo de "monkey see, monkey do" nao sera o mais adequado e nao o defendo. Apenas defendo o maior numero de profissionais em cada area e o Mercado encarrega-se de o regular.

Colocado por: PicaretaQuem estudar o mesmo que eu deve de ser de borla, quem quiser estudar mais do que eu tem que pagar!!

E porque? Sinceramente nao percebo!
  12.  # 212

11 euros/hora é muito para um pedreiro? depende do que ele faz... pode ser muito caro ou não. O que tem de pensar é se o quer pagar ou não... a meu ver se for um bom pedreiro vale a pena... as vezes fica mais barato pagar mais caro à hora e ter menos horas que pagar, que ter um preço hora mais baixo ter muito mais horas a pagar...quanto á comparação com doutores e engenheiros, a meu ver não tem nada a ver são alhos com bugalhos, mas também sei que muita gente tem mãos e não tem cérebro a acompanhar e outros tem cérebro mas não tem mãos para o acompanhar.
  13.  # 213

Lá estão vocês com a conversa das pessoas 'a mais'. Olhem, nos anos 50 e 60 também havia lavradores 'a mais'.
    Concordam com este comentário: treker666
  14.  # 214

Colocado por: Billy_BoyLá estão vocês com a conversa das pessoas 'a mais'. Olhem, nos anos 50 também havia lavradores 'a mais'.
    Nem mais. Agora o que há é terras a mais e lavradores a menos.
  15.  # 215

Óptimo. Você pode começar por dar o exemplo e pegar numa enxada.
    • Camone
    • 29 novembro 2014 editado

# 216

Colocado por: Billy_BoyÓptimo. Você pode começar por dar o exemplo e pegar numa enxada.
    Eu pegar numa enxada ?!!! Deve tomar-me por estúpido. Deixei-me disso há muito tempo, percebi bem cedo que não é a cavar terra que se ganha dinheiro. Gosto muito mais dos teclados e há de haver sempre um agricultor a esfalfa-se como um negro para me por comida na mesa a preços insignificantes. Os terrenos que tenho estão a descansar, quando compensar pagar a alguém pra os trabalhar e tirar rendimento suficiente para pagar ao trabalhador e sobrar o triplo para mim então pensarei no cultivo.
  16.  # 217

Colocado por: Billy_BoyÓptimo. Você pode começar por dar o exemplo e pegar numa enxada.

Depois ainda ficam admirados quando a mao de obra está cara...

Colocado por: CamoneEu pegar numa enxada ?!!! Deve tomar-me por estúpido. Deixei-me disso há muito tempo, percebi bem cedo que não é a cavar terra que se ganha dinheiro. Gosto muito mais dos teclados e há de haver sempre um agricultor a esfalfa-se como um negro para me por comida na mesa a preços insignificantes. Os terrenos que tenho estão a descansar, quando compensar pagar a alguém pra os trabalhar e tirar rendimento suficiente para pagar ao trabalhador e sobrar o triplo para mim então pensarei no cultivo.

Mais um exemplo portugues, meter um a trabalhar e ganhar o triplo, já nem é o dobro
  17.  # 218

Colocado por: CamoneEu pegar numa enxada ?!!! Deve tomar-me por estúpido. Deixei-me disso há muito tempo, percebi bem cedo que não é a cavar terra que se ganha dinheiro. Gosto muito mais dos teclados e há de haver sempre um agricultor a esfalfa-se como um negro para me por comida na mesa a preços insignificantes.

Não se enerve, tomei o seu comentário por sarcástico...

Concordo. Porque há de alguém de se esfolar quando isso não rende nada?! Alguém devia dizer ao Cavaco Silva e ao Passos Coelho que a agricultura NÃO DÁ LUCRO (taxem mais as importações e depois falamos). Acham que o pessoal ia lá pra fora para as obras e "limpar sanitas" se desse?!!!!

Há sempre uns quantos privilegiados que gostam muito de falar de barriga cheia.

Depois ainda ficam admirados quando a mao de obra está cara...

A mão de obra não está nada cara. Os rendimentos para a pagar é que são baixos.
  18.  # 219

aqui esta uma noticia que será o futuro de Portugal daqui a breves anos....

http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/pedreiros_portugueses_recebem_mil_euros_por_semana.html
  19.  # 220

No artigo referido acabam com esta frase:

O mesmo responsável indicou que Portugal é um mercado de recrutamento para o setor de construção civil, enquanto Espanha é mais procurada por empresas de energia à procura de engenheiros.

Pela opinião dos foristas o ordenado dos engenheiros espanhóis é para aí metade dos pedreiros portugueses ... Será? E porque não recrutam engenheiros portugueses?

0.0385 seg. NEW