Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Rodri12Sendo coisas distintas e com uma relação de procura/oferta completamente oposta entre um e outro parece-me perfeitamente normal o pedreiro ganhar mais.

Sabe o que é uma obra? Não estou a falar da sua casa, estou a falar de uma obra onde trabalham diariamente engenheiros e pedreiros. Faz algum sentido o pedreiro ganhar mais do que o engenheiro? Tirando casos excepcionais de pedreiros que trabalhem horas extras e engenheiros estagiários ou com muito pouca experiência.

Colocado por: Rodri12p.e.: a minha esposa chegou a fazer o trabalho dela (enfermagem) por 3€/hora num hospital privado, apenas para não estar parada e ganhar curriculo, e porque trabalhou a ganhar tão pouco? por são 2000€ atrás de uma vaga e quem a quiser tem que se sujeitar a trabalhar de modo precário.

Ok. por este ponto de vista, como há muita gente desempregada os salários deverias baixar de modo a criar emprego para todos.
  2.  # 22

Colocado por: Picareta
    Sabe o que é uma obra? Não estou a falar da sua casa, estou a falar de uma obra onde trabalham diariamente engenheiros e pedreiros. Faz algum sentido o pedreiro ganhar mais do que o engenheiro? Tirando casos excepcionais de pedreiros que trabalhem horas extras e engenheiros estagiários ou com muito pouca experiência.

Ok. por este ponto de vista, como há muita gente desempregada os salários deverias baixar de modo a criar emprego para todos.

Picareta, eu sei o que é uma obra e claro que "dentro" dessa obra o Engº certamente que vai ganhar mais que o pedreiro, mas em casos isolados de necessidade de contratar um pedreiro sem ser para um obra completa pode crer que ele vai ganhar bem mais do que se tivesse inserido numa obra completa.

Quanto aos salários baixarem claro que não deveriam baixar mas infelizmente em Portugal não se controlou o número de candidaturas a certos cursos, p.e. fechando durante uns anos aqueles que o mercado já não tinha espaço para "escoar". Agora há demasiados prof./enf./eng./arq./gestores/etc/etc como tal quem quer trabalhar vai ter que se sujeitar a condições precárias, ou então terem a sorte que eu tive, viram-se para outro lado que nada tem a ver com a formação em que investiram e se saiam melhor do que naquilo para o que estudaram.
  3.  # 23

Colocado por: treker666MAs percebo o mercado e como tal aceito o modelo de oferta e procura como nivelador das relações laborais.

Então acabem com o ordenado mínimo, para as empresas poderem contratar pessoal a 200€/mês.

Colocado por: treker666Como tal não consigo entender a necessidade de um título ser vinculativo para receber mais dinheiro.

Não tem nada a ver com isso. Numa obra o fulano A assenta tijolos e despega à 5h, o fulano B, que é o director da obra que coordena todos os trabalhos e é o responsável pela coordenação de todas as equipas em obra, pelo cumprimento dos prazos e pelo controlo dos custos, nem sequer tem horário para sair, não pode ganhar menos do que o fulano A. Ou o fulano C que fez os projectos não pode ganhar menos que o fulano A.
  4.  # 24

Então acabem com o ordenado mínimo, para as empresas poderem contratar pessoal a 200€/mês.

Não tem nada a ver com isso. Numa obra o fulano A assenta tijolos e despega à 5h, o fulano B, que é o director da obra que coordena todos os trabalhos e é o responsável pela coordenação de todas as equipas em obra, pelo cumprimento dos prazos e pelo controlo dos custos, nem sequer tem horário para sair, não pode ganhar menos do que o fulano A. Ou o fulano C que fez os projectos não pode ganhar menos que o fulano A.

Picareta uma coisa é uma obra completa outra é um trabalho isolado, como se trata da questão colocada neste tópico.
  5.  # 25

Colocado por: treker666MAs percebo o mercado e como tal aceito o modelo de oferta e procura como nivelador das relações laborais.

Ainda sobre isto...Se assim fosse o estado começava a pagar 600€ aos professores, visto que a oferta é muita.
  6.  # 26

Colocado por: PicaretaNão tem nada a ver com isso. Numa obra o fulano A assenta tijolos e despega à 5h, o fulano B, que é o director da obra que coordena todos os trabalhos e é o responsável pela coordenação de todas as equipas em obra, pelo cumprimento dos prazos e pelo controlo dos custos, nem sequer tem horário para sair, não pode ganhar menos do que o fulano A. Ou o fulano C que fez os projectos não pode ganhar menos que o fulano A.

Se mesmo numa obra, o engenheiro A pode ganhar mais que o engenheiro B de uma outra especialidade e o engenheiro C que só la vai para um processo mais curto ainda ganhar mais que o A e o B, não vejo grande problema um determinado pedreiro poder ganhar mais que o engenheiro A por exemplo. Se esse pedreiro trouxer valor acrescentado, eu como patrão, pagar-lhe-ia mais sem qualquer problema. Mas lá está, não estou a dizer que nessa obra TODOS os pedreiros terão de ganhar mais, da mesma forma que não é por ser engenheiro que tem de ganhar mais. É em função do valor que cada um contribui para o produto final!
    Concordam com este comentário: P.M
  7.  # 27

Ainda sobre isto...Se assim fosse o estado começava a pagar 600€ aos professores, visto que a oferta é muita.

O estado não o faz porque por lei está impedido, vá aos privados e veja quanto eles recebem ;)

Mesmo Aqr/Eng, etc você deve saber e bem que em adjudicações de obras, o DO faz tipo um leilão e quem quiser ganhar menos é quem fica com o trabalho na maioria dos casos. Tem esses casos de "leilões" aqui no fórum quase todos os dias.
  8.  # 28

Colocado por: PicaretaEntão acabem com o ordenado mínimo, para as empresas poderem contratar pessoal a 200€/mês.

Está a usar falsos arguentos. Sabe bem que tem de haver o mínimo controlo no mercado, senão chegamos ao modelo de escravidão de há 500 anos atrás.

Colocado por: PicaretaAinda sobre isto...Se assim fosse o estado começava a pagar 600€ aos professores, visto que a oferta é muita.

E porque não?
  9.  # 29

Colocado por: treker666Se esse pedreiro trouxer valor acrescentado, eu como patrão, pagar-lhe-ia mais sem qualquer problema

É aqui que está o busilis da questão.
    Vamos supor uma obra de 1 milhão de euros.
    O desempenho de um pedreiro praticamente pouco ou nada irá influenciar o prazo final de obra e o custo final da obra. O desempenho do director de obra pode dar ao dono da empresa uma mais valia financeira de 10% ou mais relativamente a um mau desempenho. A quem é que acha que o dono da empresa vai pagar mais?

Acho que estamos a confundir obras com biscates, e para os biscates os engenheiros de pouco servem, ou até servem, mas ninguém está disposto a gastar dinheiro com isso.
    Concordam com este comentário: aquapego
  10.  # 30

Colocado por: treker666E porque não?

O que é que o treker faz na vida? que é para eu dar um exemplo com a sua profissão ;))
  11.  # 31

Divirtam-se que eu também tenho que trabalhar.
  12.  # 32

Colocado por: Picaretaestamos a confundir obras com biscates

Não estamos não. O Picareta está a confundir títulos profissionais com valor acrescentado. Quer levar a discussão para um caso mais específico, quando o meu entendimento é mais generalizado.

Colocado por: PicaretaAcho que estamos a confundir obras com biscates, e para os biscates os engenheiros de pouco servem, ou até servem, mas ninguém está disposto a gastar dinheiro com isso.

Calculo que quisesse dizer eles, certo? Lá está...valor acrescentado ou não.No fundo já me deu razão :D não quer é dar o braço a torcer.

Edit: Não consigo remover o bold na última frase.
  13.  # 33

Colocado por: PicaretaO que é que o treker faz na vida? que é para eu dar um exemplo com a sua profissão ;))

Lá está o Picareta a querer usar um caso específico como exemplo. Já lhe disse que estou a generalizar.

Não sou Engenheiro claramente. Mas por ter frequentado a universidade e perceber o modelo formativo existente, não encontro argumentos válidos para designar vencimentos por classe profissional. É apenas isso que quero dizer.
  14.  # 34

O que é que o treker faz na vida? que é para eu dar um exemplo com a sua profissão ;))

trabalho na area que voce sabe, nao sou licenciado..... ganho mais que licenciados, na mesma instituição.

faça la um exemplo com estes dados!
    Concordam com este comentário: Rodri12
  15.  # 35

Não acho justo generalizar o vencimento por classe profissional, mas o que o Picareta diz, se formos considerar um cenário hipotético de que o pedreiro A e o arquiteto B têm a mesma competência profissional nos seus ramos, faz todo o sentido.

Se o pedreiro for tão bom no desempenho das suas funções como o arquiteto, moralmente, para mim, o arquiteto deve ganhar mais.
    Então o gajo que não quis saber dos estudos, saiu da escola no 7º ano e foi trabalhar para as obras ganha o mesmo (ou mais) que um gajo que "marrou" 5 anos. (<--- generalização.. sei muito bem que isto não corresponde a todos os casos).

Ou vamos por o caso por outra perpectiva. A da responsabilidade. Se a obra der para o torto por algum motivo, quem é que vai se chegar à frente para se explicar? O pedreiro? Não pois não? É o arquiteto/engenheiro que tem de "dar a cara" e explicar-se...

Ou seja: pedreiro chega à obra as 8, faz o seu trabalhinho e vai para casa às 6. Desliga daquilo e descansa em paz.
    Arquiteto/engenheiro: acompanha o trabalho todo, chega a casa e aposto que ainda tem trabalho de casa para fazer...nem que seja atender o telefone do cliente que quer mudar isto ou aquilo ou quer explicação disto ou aquilo...

É claro que depois temos de ter em consideração a relação oferta de trabalho/oferta de mão de obra, mas num cenário equalitário, dizer que é normal um pedreiro ganhar mais do que um arq/eng é quase incentivar o pessoal a não estudar...
    Concordam com este comentário: aquapego
  16.  # 36

Tyrnde o problema é que o que está aqui a ser discutido é a contratação de uma especialidade, à parte sem necessidade de outras. Ainda para mais como é uma especialidade onde não haja muita opção de escolha para efectuarem o trabalho é "normal" que este seja muito bem pago.
  17.  # 37

Colocado por: Rodri12Tyrnde o problema é que o que está aqui a ser discutido é a contratação de uma especialidade, à parte sem necessidade de outras. Ainda para mais como é uma especialidade onde não haja muita opção de escolha para efectuarem o trabalho é "normal" que este seja muito bem pago.

Eu percebi. Mas depois a conversa descambou para o cenário do "hipoteticamente falando"..e foi quando resolvi comentar.

Pequeno à parte: será que o pedreiro que cobra os 11€ à hora vai efetuar descontos sobre esse abono?

hmmmmm

Cheira-me que é tudo "pró saco"...
  18.  # 38

Colocado por: Tyrande

Eu percebi. Mas depois a conversa descambou para o cenário do "hipoteticamente falando"..e foi quando resolvi comentar.

Pequeno à parte: será que o pedreiro que cobra os 11€ à hora vai efetuar descontos sobre esse abono?

hmmmmm

Cheira-me que é tudo "pró saco"...

Está a ver o pedreiro no fim da obra apresentar o livrinho de recibos verdes?! Claro que é tudo para o saco dele, ainda para mais estamos a chegar ao Natal ;)
  19.  # 39

Colocado por: Rodri12Está a ver o pedreiro no fim da obra apresentar o livrinho de recibos verdes?! Claro que é tudo para o saco dele, ainda para mais estamos a chegar ao Natal ;)

Se fosse só o pedreiro ainda era o menos...e como se quem tem um canudo declare tudo o que tem. Até tem mais estudos académicos, como tal, nem deveria haver qualquer tipo de dúvida que vai a correr descontar como manda a lei.
    •  
      Tyrande
    • 21 novembro 2014 editado

# 40

Colocado por: Rodri12

Está a ver o pedreiro no fim da obra apresentar o livrinho de recibos verdes?! Claro que é tudo para o saco dele, ainda para mais estamos a chegar ao Natal ;)

Claro que não (não vai apresentar o livrinho)...

*liga o botão de destilar veneno*

E depois vai ser um dos muitos que vai se queixar que trabalhou a vida toda e que na velhice nem direito a reforma tem e blablabla.. que a culpa é do Governo!! :)

*desliga o botão*

edit: depois de ler o comentário da Trekker. Um eng/arq para exercer a função não tem de ter gabinete com todas as legalidades e pandereilices?

Se não tiver, ou se não apresentar os ditos recibos, inclui-los no *destilamento de veneno* acima... hehehehe

0.0279 seg. NEW