Colocado por: simplesAcho que o engenheiro consegue mais rápido fazer o trabalho de um trolha do que o contrário. Por ai acho que já está explicada a razão pela qual um deve ganhar mais que o outro.pois agora é que tocaste lá , eu gostava de ver um doutorado a fazer paredes com 5, 6 mt de altura em pedra seca , só pedra e com sistema de respiração ... usando as mãos um fio de prumo , um martelo , uma linha , e tabuas de andaime ... eu gostava de ver aquilo no fim , aliás eu pagava milhoes para ver qualquer doutorado fazer isso como os analfabetos o fizeram e casas então !!!!!! mas é mesmo assim a vida é esta, o que pode ser pior para um gajo de ser ultrapassado em ordenado por um analfabeto ...? eu digo mas não hoje
No entanto existem trolhas que ganham mais que engenheiros, ou seja, quem é bom naquilo que faz não precisa de se preocupar com aquilo que os outros ganham.
"O sucesso é uma consequência e não um objectivo." Gustave Flaubert
Colocado por: rafaelisidoro> pois agora é que tocaste lá , eu gostava de ver um doutorado a fazer paredes com 5, 6 mt de altura em pedra seca , só pedra e com sistema de respiração ... usando as mãos um fio de prumo , um martelo , uma linha , e tabuas de andaime ... eu gostava de ver aquilo no fim , aliás eu pagava milhoes para ver qualquer doutorado fazer isso como os analfabetos o fizeram e casas então !!!!!! mas é mesmo assim a vida é esta, o que pode ser pior para um gajo de ser ultrapassado em ordenado por um analfabeto ...? eu digo mas não hoje
Colocado por: simplesUm trolha com experiência irá fazê-lo bem mas também ganha bastante mais que o aprendiz. Segundo a tua lógica isso é injusto, porque o aprendiz é que tem que andar a carregar os baldes da massa para o experiente executar o trabalho.
Colocado por: simplesUm trolha com experiência irá fazê-lo bemaí é que está a diferença entre trolha e mestre mesmo assim aposto o que quiseres que não existe muitos mestres á face de Portugal capazes de fazer um muro como disse em cima , só conheço um na minha ilha que é rodeada por muros destes e aonde a mão de obra do Mestre é muito mais apreciada que o valor de um Eng ... mas com as modernices as coisas tinham vindo a mudar mas com a crise na const. civil voltou á moda antiga lol ... parece-me qua ainda se vai voltar a fazer muita obra em pedra e gostaria de ver um projecto para isso .!?
Colocado por: Picaretaé o mesmo que se passa com os Eng. aonde tem os escravos a trabalhar para depois assinaram algum papel ...
Pois, de acordo com a teoria do rafael, o servente tem que ganhar mais do que um mestre, porque muitos mestres, não vergam a mola.
Colocado por: TysonIsto faz-me lembrar aquelas discussões sobre "música boa" e "música má"... um músico de música clássica ou na área do jazz não tem trabalho em portugal, contudo, o Tony Carreira não sabe o que fazer ao dinheiro e enche Parvalhões Atlânticos. O Tony carreira é melhor que um músico de jazz ou é o inverso? Cada um puxará a brasa à sua sardinha. Na minha opinião o que interessa é a pessoa ser boa na sua àrea de intervenção e ser o melhor a fazê-lo. A remuneração será um efeito secundário disso. Não concordo em afirmar à partida que A deve ganhar mais que B. Assim como não estou de acordo em dizer que o artista pimba (que na analogia atribuo ao pedreiro) deve ganhar menos que o artista de jazz ou música clássica (engenheiro) só porque fez X anos de conservatório. São ambos bons (ou não) na sua àrea. Se forem realmente bons, PODERÃO EVENTUALMENTE ganhar bem. Mas isto já não depende deles. Será algo ditado pelo mercado. Portanto não confundam esses dois momentos. 1 - é bom profissional na sua àrea? 2 - o mercado valoriza-o?Concordam com este comentário:Anonimo16062021,rafaelisidoro,ktm333
Colocado por: ins.Brunotenho uma coisa a dizer, não deixava de ser instalador para ser eng., mas isto sou eu......
Colocado por: Tyrandeseria interessantes diminuir drasticamente as vagas universitárias disponíveis, de forma a não "encher" ainda mais a praça...E porque é que se deveriam diminuir as vagas ? Para que só alguns atingissem o paraíso e vivessem como lordes a cobrar o que quisessem e bem entendessem ? E os restantes ? Iam para trolhas ? E depois o mercado ficaria saturado de trolhas e fazia-se o quê ? Abatiam-se os mais velhos para que os mais novos tivessem lugar ? Eu acho que quem quiser estudar deve faze-lo sem estar limitado pelo numero de vagas nas universidades, depois no mercado de trabalho que compitam entre si e a selecção natural que faça o resto.
Colocado por: m.arqE então se fosses eng. instalador? ( Imaginas os exercícios mentais acrescidos )?
Colocado por: CamoneE porque é que se deveriam diminuir as vagas ?
Colocado por: treker666Isso é um ponto de vista. Eu até considero que é benéfico haver muitos licenciados na mesma área. Baixa o valor do custo do trabalho/serviços e permite tal e qual os que se destaquem pela qualidade, de ganhar em função do seu mérito e não apenas pela sua escassez
Colocado por: PicaretaEntão concorda que os professores passem a ganhar 600€/mês?Não sendo a pergunta dirigida a mim permita-me que lhe responda. Não acho que ump rofessor deva ganhar 600Eur, mas havendo muitos professores no mercado este terão que fazer um esforço de qualidade tremendo para ocuparem as vagas disponíveis. Os restantes não sendo os melhores terão que fazer outra coisa q.q. Mas se não houvessem muitos professores formados, teríamos que contractar aqueles que soubessem pelo menos ler e escrever.
Colocado por: PicaretaVolto ao mesmo. Então concorda que os professores passem a ganhar 600€/mês?
Colocado por: CamoneNão acho que ump rofessor deva ganhar 600Eur, mas havendo muitos professores no mercado este terão que fazer um esforço de qualidade tremendo para ocuparem as vagas disponíveis. Os restantes não sendo os melhores terão que fazer outra coisa q.q
Colocado por: treker666Lá está Picareta, não se trata de decidir qual o valor específico a ganhar, mas sim, a melhor forma de os melhores entre os muitos existentes ocuparem esses lugares. Independentemente do montante em causa.