Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Tenho tido sempre lenha armazenada com bastante antecedência (2/3 anos).

Mas este ano deixei acabar o stock, e no Verão comprei lenha para gastar já este Inverno.

Foi cortada e rachada logo em Julho. Esteve ao sol até meados de Setembro altura em que a arrumei no armazém.

Estou agora a gastar dessa lenha e noto que a lenha não está ainda bem seca, porque a chama demora ainda bastante tempo a agarrar-se, ao contrário do que acontece quando a lenha está bem seca.

Sei que há higrómetros para medir a humidade da lenha mas não tenho, pelo que não posso adiantar a humidade que resta na lenha. Já procurei em diversos lugares por este aparelho mas até à data ainda n encontrei.

Relativamente ao processo de da secagem da lenha, não tendo uma pessoa oportunidade de aguardar 2/3 anos para que a lenha seque ao seu ritmo, que técnicas podem ser utilizadas para acelerar a secagem da lenha?

Obrigado desde já pela contruibuilção!
  2.  # 2

Colocado por: bodrelhosViva,

Tenho tido sempre lenha armazenada com bastante antecedência (2/3 anos).

Mas este ano deixei acabar o stock, e no Verão comprei lenha para gastar já este Inverno.

Foi cortada e rachada logo em Julho. Esteve ao sol até meados de Setembro altura em que a arrumei no armazém.

Estou agora a gastar dessa lenha e noto que a lenha não está ainda bem seca, porque a chama demora ainda bastante tempo a agarrar-se, ao contrário do que acontece quando a lenha está bem seca.

Sei que há higrómetros para medir a humidade da lenha mas não tenho, pelo que não posso adiantar a humidade que resta na lenha. Já procurei em diversos lugares por este aparelho mas até à data ainda n encontrei.

Relativamente ao processo de da secagem da lenha, não tendo uma pessoa oportunidade de aguardar 2/3 anos para que a lenha seque ao seu ritmo,que técnicas podem ser utilizadas para acelerar a secagem da lenha?

Obrigado desde já pela contruibuilção!

eu tenho um desses que comprei no OLX... acho que custou tipo 15€
  3.  # 3

Colocado por: sergyio
    1. eu tenho um desses que comprei no OLX... acho que custou tipo 15€

hmmm, pode colocar referência do produto e/ou fotografia?
  4.  # 4

também já tinha aberto um tópico há tempos sobre o tempo de secagem.

Mas se cortou a lenha no verão não a deveria poder usar agora já!!!

https://forumdacasa.com/discussion/29493/tempo-secagem-de-lenha/#Item_17
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  5.  # 5

Colocado por: bodrelhos
    hmmm, pode colocar referência do produto e/ou fotografia?

ja não encontro no OLX, ja comprei para cima de 5 anos. Quando chegar a casa ver se me lembro de tirar um foto...
  6.  # 6

comprei o meu no lidl :)
  7.  # 7

Colocado por: dedaocomprei o meu no lidl :)

E quanto deu por ele?
    Foi um artigo das promoções deles ou é um artigo normalmente à venda?
  8.  # 8

era daqueles aparelhos que vão aparecendo... penso que foi 12€ ou assim...
  9.  # 9

Eu não quis começar por expor a minha ideia para não influenciar à partida o tópico.

Tenho intenção de construir uma mini estufa 4mx4m por 2.5 de altura. Estufa "amovível" com armação em ferro.

Nessa estufa coloco 14 paletes de lenha, dispostas conforme a fotografia, isto é, 7 paletes na primeira fiada e outras 7 sobrepostas sobre as primeiras.
    Cada palete terá 1m3 de lenha, portanto 1mx1mx1m.

A ideia das paletes é para:
    - criar aberturas para circulação de ar
    - para que a primeira fiada não fique sobre o chão
    - para facilitar o transporte (pretendo depois transportar as paletes com um trator.

Que vos parece do esquema? Quais serão os reais benefícios deste investimento na estufa?
      estufa para guardar e secar lenha.jpg
  10.  # 10

a estufa será mesmo para secar a lenha ou fazer crescer ervinhas? :P
    Concordam com este comentário: sergyio
  11.  # 11

Não fica mais barato comprar lenha seca?
  12.  # 12

não fica mais barato esperar que ela seque normalmente? :)
  13.  # 13

acho que não vale a pena estar a inventar coisas. se não tiver compre um pouco de lenha seca, use-a para acender o lume e depois coloque a lenha verde. Claro que a lenha verde vai fazer mais fumo, mas na falta de cão caça-se com gato.

e para a próxima compre a lenha com maior antecedência.

0.0169 seg. NEW