Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 921

Caro tostex,

Independentemente de não concordar com o posicionamento da Maria Rodrigues em relação a este assunto, da leitura dos seus posts, quer pelos seus vícios/tiques de linguagem, quer pelo português utilizado e até pelas situações familiares que retrata, facilmente se chega à conclusão que a Maria Rodrigues tem mais de 50 anos e está habituada/deseja a uma formalidade de tratamento maior.

Não é preciso um mago para perceber isso.

Se achaste que o "caro" foi em tom jocoso.... Bom, até pode ter sido (não faço ideia!) mas acho que a senhora já tem cabelos brancos o suficiente para haver alguma deferência.... (o que não quer dizer que, de uma forma geral, não tenha que respeitar os outros também).
  2.  # 922

Colocado por: Mk Pt (...) é usual usar um trato de maior proximidade na internet e isto não ser considerado ofensivo

Com certeza, caro Mk PT. E um trato de maior proximidade, na internet, não é impeditivo de se ser urbano. Tutear não é forçosamente o paradigma da deseducação. Tem mais a ver com a forma brejeira como se escreve, como se fôssemos todos parentes e afins. Salvaguardar as devidas distâncias previne os excessos de linguagem no "tu lá, tu cá". Este Fórum, quem o administra e os seus membros serão conceituados por muito boas razões. Acredito que é um óptimo motivo para se manter o nível.
  3.  # 923

Colocado por: Caravelle
    Independentemente de não concordar com o posicionamento da Maria Rodrigues em relação a este assunto, da leitura dos seus posts, quer pelos seus vícios/tiques de linguagem, quer pelo português utilizado e até pelas situações familiares que retrata, facilmente se chega à conclusão que a Maria Rodrigues tem mais de 50 anos e está habituada/deseja a uma formalidade de tratamento maior.

Não é preciso um mago para perceber isso.

Depois de ler o seu texto, fiquei sem palavras! Ainda assim posso dizer-lhe que, como mãe e educadora, sou grata por ter a família que tenho.
    Independentemente de o/a Caravelle não concordar com o posicionamento da Maria Rodrigues, atrevo-me a dizer-lhe que: tratamentos formais não fazem parte do meu quotidiano. Remeto-o (a) para a leitura do comentário #925, com as devidas recomendações.
    Cabelos brancos não são um estigma; ter mais de 50 anos é formidável: quanto mais se vive mais se aprende; quem de novo não escapa, a velho não chega! Tenho um incomensurável prazer (perdoe-se-me os tiques de linguagem) pelas situações familiares que vivi e vivo. Atendendo à minha experiência de vida não é preciso ser-se mago para deduzir que as vossas familiares, mais idosas, também quererão (ou quereriam?...) ser agradecidas pela família que têm.

Cumprimentos

NB: pensando melhor não lhe recomendo a leitura dos meus comentários. Habitualmente, com uma ou outra excepção, também não leio os seus.
  4.  # 924

Colocado por: Caravelle (...) (o que não quer dizer que, de uma forma geral, não tenha que respeitar os outros também).

Mil desculpas pela desatenção. Faltou-me dizer-lhe que é essa a condição que imponho a mim própria.
    •  
      Mk Pt
    • 27 maio 2015 editado

# 925

Colocado por: jpvng

e diga-me uma coisa...considerava falta de respeito se já o tivessem avisado/pedido varias vezes, que as pessoas não se sentem confortáveis com o tratamento por tu e você continuasse com o mesmo tratamento? considerava?
    Alem de falta de educação e da falta de respeito é ate ridículo.

Se ler o que escrevi vai perceber que julgo ser errado considerar falta de educação o tratar por tu.
    E isto inclui também os casos de pessoas que 'exigem' ser tratadas de forma mais formal.

Como referi só faço uso de expressões de maior proximidade, ou 'tu', aqui ou noutros sites/foruns em caso de já 'conhecer' o user - sem ser pessoalmente, mas de já ver vários posts do mesmo e saber que a outra parte também viu varios posts meus e eventualmente termos trocado questões/repostas.
    Ou seja, faço uso de alguma deferência, mas não a que seria normal para passar a tratar as pessoas por tu, no 'mundo real'/trato pessoal. É isto porque estamos na Internet.

Já referi que esta posição pode parecer um bocado estranha para algumas pessoas, principalmente aquelas que menos uso fazem da Internet e/ou que são um pouco mais velhas e já não cresceram com a evolução dos pc's e Internet.
    Isto não é ser crítico para com algumas faixas da população ou chamar velhos/ultrapassados a alguém, é constatar a evolução da sociedade e aquilo que é este mesmo espaço onde estamos a trocar impressões.

Este é o fórum da casa, mas também estamos na internet.
    Há um conjunto de 'regras' que não estão escritas em lado nenhum, mas que são de senso comum para utilizadores frequentes e/ou quem'cresceu' com net. E que não são assim tão explícitos para quem não frequenta muito a net.
    Por exemplo, escrever EM MAIÚSCULAS é considerado estar a gritar/ser rude.
    Ou é errado usar abreviaturas para escrever, como muitos jovens fazem em sms's (e em alguns sites), mas que até faz sentido usar um smile ou um lol para exprimir um sorriso.
    Ou que se estiver num fórum/site estrangeiro e encontrar alguém/conversar de forma publica com um português posso colocar uma ou outra palavra ou expressão portuguesa de inicio, mas devemos falar em inglês para sermos facilmente entendidos por todos.
    .....

Há que ver que a internet não é um espaço de formalismo.
    É um espaço informal, de imediatismo e ao mesmo tempo proximidade entre utilizadores, apesar da distância que os separam.
    É um espaço que foi criado e veio dos Estados Unidos, continua a ser influenciado pelos mesmos e também por isto os formalismos são dispensáveis. E esta não é questão de adopção/supremacia de americanismos, é questão de respeitarmos o espaço onde estamos. Foi assim que o grande espaço da Internet foi criado, foi assim que cresceu e evoluiu e assim continuou.
    É assim que a grande maioria o usa e vai continuar a usar e todos estes não são mal educados ou estúpidos ou pobres de espírito por isso.

É por tudo isto também que expressões de maior deferência/'respeito' como Senhor, caro ou V. Excelência é normalmente percebida de forma pejorativa e não como um tratamento comum na comunicação em sites/fóruns.

Também há que perceber que no fórum da casa em particular é normal mais utilizadores usarem um formalismo maior - participam vários técnicos/profissionais que poderão angariar aqui trabalho/clientes (não é que isto seja errado) e é normal quando comunicam serem um pouco mais formais, assim como por parte dos que não são técnicos quando percebem que estão a falar com técnicos /pedir opinião/ajuda a estes usarem maior formalismo por estarem a falar com engenheiros/arquitectos ou outros profissionais de determinada área.

Mas este formalismo não é assim tão comum na net.
    Nem é algo que seja normal 'exigir '.

Acaba por ser normal quem não seja técnico/profissional da área, ou não tenha mínima preocupação em aqui arranjar clientes, ou em pedir ajuda a técnicos//profissionais, não ter tanta preocupação na forma como comunica e que escreva/responda de forma mais descontraída, como escreve/responde noutros sites/fóruns.

Estar a tentar impor formalismo em sites/fóruns de internet não é tentar pedir respeito a alguns mal educados ou pobres de espírito, é tentar mudar como a maioria comunica nestes espaços.
    ...

Há uma solução para quem considere isto um problema, que é não participar ou não responder a quem não considere que a está a tratar bem, em alguns fóruns também existe a opção de colocar outros utilizadores em 'ignore list', deixando de ver as respostas dos utilizadores aí adicionados, mas julgo que este fórum não tenha este recurso.

Isto não é querer dizer que quem não está bem muda-se, é apenas que ou as pessoas que pretendem um maior formalismo ou adaptam-se a comentários com maior proximidade sem o considerar falta de respeito ou simplesmente ignoram e não dão aso a que se repita com frequência o que consideram ser falta de respeito para com eles.
    Concordam com este comentário: treker666
  5.  # 926

Colocado por: maria rodrigues
    Depois de ler o seu texto, fiquei sem palavras! Ainda assim posso dizer-lhe que, como mãe e educadora, sou grata por ter a família que tenho.
    Independentemente de o/a Caravelle não concordar com o posicionamento da Maria Rodrigues, atrevo-me a dizer-lhe que: tratamentos formais não fazem parte do meu quotidiano. Remeto-o (a) para a leitura do comentário #925, com as devidas recomendações.
    Cabelos brancos não são um estigma; ter mais de 50 anos é formidável: quanto mais se vive mais se aprende; quem de novo não escapa, a velho não chega! Tenho um incomensurável prazer (perdoe-se-me os tiques de linguagem) pelas situações familiares que vivi e vivo. Atendendo à minha experiência de vida não é preciso ser-se mago para deduzir que as vossas familiares, mais idosas, também quererão (ou quereriam?...) ser agradecidas pela família que têm.

Cumprimentos

Cara Maria,

O Posicionamento a que me referia é o assunto do tópico, o recluso 44 e não o tratamento que possa preferir ou não.

De qualquer forma, não há qualquer antipatia ou juízo de valor em relação à maneira como se exprime. É apenas uma constatação.

A sua faixa etária: É outra constatação. Nada me move contra ou a favor também e espero que goze a vida da melhor maneira possível.

A formalidade do trato (neste fórum e na minha opinião) prende-se com um tratamento mais respeitoso do género "como está" em vez de um "Cumé que é cota. Tásse bem?" Nunca pretendi (nem faço) excessos de formalismo desnecessários.

Trocando por miúdos:

Discordo da sua posição sobre José Sócrates. Ainda assim, acho necessário respeitar as pessoas .

Já isto:

NB: pensando melhor não lhe recomendo a leitura dos meus comentários. Habitualmente, com uma ou outra excepção, também não leio os seus.

era desnecessário. A citação selectiva do post que, de alguma forma o descontextualiza, também.
  6.  # 927

Colocado por: Mk Pt
    Isto não é querer dizer que quem não está bem muda-se, é apenas que ou as pessoas que pretendem um maior formalismo ou adaptam-se a comentários com maior proximidade sem o considerar falta de respeito ou simplesmente ignoram e não dão aso a que se repita com frequência o que consideram ser falta de respeito para com eles.

Não tem nada a ver com faltas de respeito ou formalismos. Tem a ver com a má criação, isso sim!
    É preciso lembrar a regra número Um: https://forumdacasa.com/discussion/8189/novo-membro-leia-isto-antes-de-participar/
    Por alguma razão este Fórum tem tantos seguidores.
  7.  # 928

Colocado por: CaravelleDiscordo da sua posição sobre José Sócrates. Ainda assim, acho necessário respeitar as pessoas .

Aceito, sem reservas, que discorde das minhas posições sobre qualquer assunto, que me leve à discussão, neste Fórum. Nada me move, particularmente, para defender José Sócrates, enquanto suspeito de "crimes" que lhe serão, ou não, imputáveis. A maioria de nós tem razões de queixa da sua governação, enquanto primeiro ministro, já que estamos a sofrer as consequências de muitos dos seus erros políticos, como governante. Porém, não aprovo julgamentos sumários, sem provas, na praça pública. Tenho as maiores dúvidas sobre a seriedade dos políticos; pertenço ao rol dos que não se reveem na política actual e não acreditam nos partidos. Ainda assim não me assiste o direito de condenar porque outros o condenam. E, depois, a coincidência de haver notícias de outros factos e irregularidades, imputados (?) a outros políticos, que não têm, sistematicamente, o mesmo tratamento por parte da Justiça, dos media e das redes sociais, diz-me que há dois pesos e duas medidas nas críticas, ferozes, e no excesso de prisão preventiva contra José Sócrates. Por mais que se afirme que há separação de poderes e que a Justiça é independente (veja-se o que se passa com o segredo de justiça), ninguém me dissuade de que se trata de um caso político, com contornos muito previsíveis.
    Uma das mais fortes razões para me indignar com o desempenho da justiça (sempre o senhor juiz Carlos Alexandre) é o facto de Ricardo Salgado ser suspeito das maiores vigarices, sem esquecer os milhões de euros de prejuízo que nos serão cobrados em impostos, mais cedo ou mais tarde, ter arrastado muita gente para a miséria (veja-se os protestos que se promovem semanalmente) por causa do tal "papel comercial", que muitas pessoas afirmam não ter comprado, enquanto aquele se passeia, impunemente, pelos corredores da finança, enquanto prepara a sua defesa com o batalhão de advogados, a quem pagará principescamente para o defenderem.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, jpvng
  8.  # 929

Eu ja fui suspenso por bem menos..

O Anonimo16062021 foi suspenso porque comparou os adeptos do FCP a pedófilos. O post foi apagado e o Anonimo16062021 foi avisado, ainda assim tornou a publicar o post logo de imediato. Portanto, ao dizer que já foi suspenso por bem menos os Anonimo16062021 está a MENTIR.
  9.  # 930

Colocado por: CaravelleSe achaste que o "caro" foi em tom jocoso.... Bom, até pode ter sido (não faço ideia!) mas acho que a senhora já tem cabelos brancos o suficiente para haver alguma deferência.... (o que não quer dizer que, de uma forma geral, não tenha que respeitar os outros também).

No exército é que a idade constitui um posto. :) A questão do respeito, conforme já referi uns posts lá para trás, é algo que se conquista. Aqui no fórum há muitos 'miúdos' que merecem enorme respeito e há muitos graúdos que não merecem respeito algum, não é coisa que dependa forçosamente da distância do nascimento. E o universo que aqui tomamos é exactamente um fórum da Internet. A regra é tutear cada um dos utilizadores, o inadaptado não sou eu. E digo isto tendo frequentado assiduamente umas dezenas de fóruns e moderado um punhado deles, alguns com bem mais utilizadores que este.

Tutear nunca foi um meio de insulto, antes pelo contrário, o distanciamento e falsa deferência é que constituem essa forma velada de insulto. Por respeitar e estar por dentro do meio é que uso o 'tu' e não um 'V. Exa' que nada tem que ver com respeito, mas sim com despeito. 'Até um cego vê isso!'

O respeito vai-se ganhando pela forma como se interage com os outros e se respeita as opiniões, ou como se trazem argumentos. A falta de respeito é também fingir que respeitamos, ou simplesmente corrigirmos os outros quando acabamos por cometer os mesmos erros, ou por fim a meio do jogo de xadrez virar o tabuleiro e dizer que as regras não se aplicam ou mudaram.

Posto isto, também mereço o meu respeito, nem que seja pela teoria de que os cabelos brancos contam - afinal de contas já tenho a minha parte deles. Não mereço dizerem que sou 'parvo' sem ter insultado ninguém. Nos outros fóruns que moderei haveria certamente consequências para tal comportamento.

Para evitar as pessoas que se sentem ofendidas com o tutear, se calhar é melhor mesmo ignorá-las. A sociedade do pseudo politicamente-correcto não contará comigo no peditório.
    Concordam com este comentário: treker666, Jorge Rocha
    • eu
    • 27 maio 2015

# 931

Toda esta agressividade neste tópico faz-me lembrar... um animal feroz.
  10.  # 932

Colocado por: maria rodriguesninguém me dissuade de que se trata de um caso político, com contornos muito previsíveis.

Quais serão esses contornos?
  11.  # 933

Colocado por: Mk PtEstar a tentar impor formalismo em sites/fóruns de internet não é tentar pedir respeito a alguns mal educados ou pobres de espírito, é tentar mudar como a maioria comunica nestes espaços.

A serio??? faço-lhe uma pergunta simples e você vem com esse texto?? devia ter dito sim ou não. Simples.
  12.  # 934

E o Sócrates? Alguém sabe do Sócrates?
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 935

Colocado por: BricoleiroE o Sócrates? Alguém sabe do Sócrates?

Está registado no fórum da casa e escreve frequentemente nesta discussão com um nome de senhora.
  14.  # 936

Colocado por: J.FernandesEstá registado no fórum da casa e escreve frequentemente nesta discussão com um nome de senhora.

Será que o Sócrates usa, como disfarce, o nome da mãe de algum visceral inimigo de estimação, do próprio Sócrates? Já nada nos espanta!
  15.  # 937

Maria,
    Estava só a brincar consigo, não leve a mal.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  16.  # 938

Colocado por: J.FernandesMaria, Estava só a brincar consigo, não leve a mal.

Não, não levo a mal, caro J.Fernandes. Um pouco de humor, recíproco, só traz bem ao mundo (que trocadilho...). Amigos como dantes (é só uma piada), até à próxima discussão que nos faça antagonistas, não inimigos!

Cordiais saudações
  17.  # 939

Colocado por: BricoleiroE o Sócrates? Alguém sabe do Sócrates?
    Concordam com este comentário:eu

http://observador.pt/2015/05/27/socrates-esta-caminho-lisboa-ouvido-pelo-ministerio-publico/
  18.  # 940

Colocado por: tostex

No exército é que a idade constitui um posto. :) ....

Percebo o teu ponto de vista e não tenho problemas com o tutear (curiosamente, não gosto do som da palavra).

Suponho que será algo em que nem sempre concordaremos, mas sem stress (que é o importante !!).

Bom resto de semana.

0.0292 seg. NEW