Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: simplesÉ difícil debater esta questão com pessoas que já criaram a sua própria sentença em relação a este caso.

Ainda não vi aqui ninguém a dizer que o Sócrates é inocente mas já vi muitos a dizer que é culpado de tudo o que é acusado. No fundo é o inverter da presunção da inocência que segundo muitos dos que aqui opinam não se aplica a José Sócrates.

Tente ver de olhos fechados de fora para dentro:

Porque é que deveriam as pessoas acreditar que Sócrates estará inocente quando em tudo o que investigam dele e à volta dele encontram suspeitas, motivos de acusação e ilegalidades?
  2. Colocado por: Picareta
    Quem tem que presumir a inocência do Sócrates é a justiça, eu não, posso pensar aquilo que me apetecer.

Pensar pode pensar, dizer é que já tenho as minhas dúvidas. ;)
    • jpvng
    • 29 maio 2015 editado
    Colocado por: Bricoleirotudo o que investigam dele e à volta dele encontram suspeitas, motivos de acusação e ilegalidades?

Por aí então há muitos que la deveriam de estar também. Infelizmente estão cá fora e ate mandam nisto tudo.
    Pessoalmente acho-o culpado e espero que pague bem aquilo que recebeu. Mas contudo também acho estranho esta investigação e o tratamento diferenciado que esta a receber em relação aos outros arguidos. Afinal o corrompido não é melhor nem pior que o corruptor.
    Que ninguém se faça de anjinho e não diga que isto não tem dedo politico.
    Penso que as eleições estão a marcar este processo bem como a chegada do António Costa à liderança do PS. Poderei estar enganado mas é um "feeling" que tenho
    Com o Seguro isto estava mais "calmo".
  3. Colocado por: Rui A. B.dizer é que já tenho as minhas dúvidas

mau!!! então para que é que serviu o 25 de Abril?
  4. Colocado por: Picareta
    mau!!! então para que é que serviu o 25 de Abril?

Não me parece que o 25 de Abril tenha servido para autorizar um cidadão a chamar outro de corrupto, gatuno ou outra coisa qualquer sem que o mesmo tenha sido condenado por isso... é só por aí.
  5. Colocado por: Rui A. B.
    Eu não quero uma justiça para uns e uma justiça para outros, o que quero é que Portugal não seja visto como um país que prende preventivamente um indivíduo, que por acaso é ex-primeiro ministro, 1 ano sem ser acusado sequer. Percebeu?

O que é que permite prender preventivamente um individuo durante um ano sem ser acusado? É um código? Uma lei? Quem faz os códigos e as leis são os politicos, certo? Os politicos são os deputados, os ministros, os primeiros-ministros, etc..., não é? Então se é preciso que lá vão parar dentro para ver que as coisas funcionam mal, deixem de gastar o seu tempo a arranjar esquemas para roubar o máximo que puderem e passem a gastar o seu tempo a resolver os problemas, até porque é para isso que são pagos.
  6. Colocado por: PicaretaQuem tem que presumir a inocência do Sócrates é a justiça, eu não, posso pensar aquilo que me apetecer.

Ok. Se é assim, então aqui vai: penso que Sócrates é inocente e está a ser vitima de uma cabala politica.

Estou curioso para perceber como esta minha "opinião" vai ser recebida pelos restantes participantes nesta discussão.
  7. Colocado por: simples

Ok. Se é assim, então aqui vai: penso que Sócrates é inocente e está a ser vitima de uma cabala politica.

Estou curioso para perceber como esta minha "opinião" vai ser recebida pelos restantes participantes nesta discussão.

Boy do PS!

;)
  8. Colocado por: RJAS1972

O que é que permite prender preventivamente um individuo durante um ano sem ser acusado? É um código? Uma lei? Quem faz os códigos e as leis são os politicos, certo? Os politicos são os deputados, os ministros, osprimeiros-ministros, etc..., não é? Então se é preciso que lá vão parar dentro para ver que as coisas funcionam mal, deixem de gastar o seu tempo a arranjar esquemas para roubar o máximo que puderem e passem a gastar o seu tempo a resolver os problemas, até porque é para isso que são pagos.

Concordo.

Mas e eu, tenho o direito de não concordar com essa situação ou não? Ou só porque está na lei sou obrigado a concordar com ela?
  9. Colocado por: simples

está no seu direito! cada um é livre de pensar o que quiser!!! :)
  10. Colocado por: RJAS1972

Boy do PS!

;)

Antes fosse! Mas prefiro dormir descansado. :)
  11. Colocado por: sergyioestá no seu direito! cada um é livre de pensar o que quiser!!! :)

Assim não tem piada!

Vou esperar pelos mais desprevenidos que só leem os últimos comentários de cada tópico. :)
  12. Colocado por: jpvngPor aí então há muitos que la deveriam de estar também. Infelizmente estão cá fora e ate mandam nisto tudo.

Lá está você outra vez...

É certo que estão cá fora muitos que deveriam também lá estar dentro mas isso não invalida que se comece por algum.
    Já agora peça para soltarem todos os prisioneiros porque há cá fora quem ainda não tivesse sido acusado dos crimes que cometeu.
  13. Colocado por:Rui A. B.Eu não quero uma justiça para uns e uma justiça para outros, o que quero é que Portugal não seja visto como um país que prende preventivamente um indivíduo, que por acaso é ex-primeiro ministro, 1 ano sem ser acusado sequer. Percebeu?

Que mania tem o pessoal de falar mal de Portugal como se fosse apenas ca onde o codigo p. penal permitisse tal coisa!
  14. Colocado por: Rui A. B.

Concordo.

Mas e eu, tenho o direito de não concordar com essa situação ou não? Ou só porque está na lei sou obrigado a concordar com ela?

Claro que tem todo o direito a concordar ou discordar.
    Numa sociedade perfeita todas as pessoas ficariam a fazer a sua vidinha normal até ao dia em que lhes fosse lida a sentença em tribunal. Há apenas um pequeno problema, é que se isto fosse um sociedade perfeita não haveriam tribunais!
    Todos conhecemos o caso de uma autarca que fugiu para o Brasil, de um presidente de um clube de futebol que fugiu para Madrid ou de um apresentador de televisão que foi apanhado antes de conseguir consumar a fuga. É por isso que isto é possível e acontece. Quem legislou sempre pensou que os compadrios os iam safar destas situações. Felizmente parece que está a deixar de ser assim.
  15. Colocado por: simplesOk. Se é assim, então aqui vai: penso que Sócrates é inocente e está a ser vitima de uma cabala politica

Está, obviamente, no seu direito.
    Mas o que o leva a essa conclusão?
  16. Colocado por: André Barros
    Mas o que o leva a essa conclusão?

O mesmo que leva os restantes a achar que é culpado.
  17. Não faço ideia se o Sócrates é culpado ou não. Não gostei dele como 1º ministro e não me inspira simpatia nenhuma como pessoa. Posso até estar inclinado a pensar que ele é bem capaz de ser culpado, mas acho que isso não retira a ninguém o direito de não ser considerado culpado antes de concluído o processo judicial. Claro que se eu, pessoalmente, tivesse conhecimento de factos que comprovassem a sua culpabilidade, como já vi aqui alguém afirmar, teria o direito de o afirmar - mas teria também o dever de me dirigir à autoridades a dar conta dos factos que fossem do meu conhecimento. Não sendo assim, acho que não teria o direito de afirmar que ele (ou outro) é culpado e se o fizesse não passaria de má língua.
    Relativamente à sua prisão preventiva e à duração da mesma, nada tenho a criticar, tanto quanto sei são actos perfeitamente legais de quem tem autoridade para o fazer. A lei é dura ou injusta? Se for o caso, mude-se a lei mas até lá faça-se cumprir seja para quem for.
    Questão bem diferente é, quanto a mim, a questão do segredo de justiça. Não concordo com a lei mas está em vigor e devia ser respeitada. Não o é e o aparelho judicial também tem responsabilidades na matéria, sendo que acho extraordinário que nunca ninguém tenha sido responsabilizado por essa violação. A propósito disto:

Ele foi preso por causa da violação do segredo de justiça. O Sócrates foi informado que andava a ser investigado.

Então e quem o informou, não sofre as consequências? Então agora para ver um suspeito em prisão preventiva, basta que alguém fure o segredo de justiça? Se eu estiver a ser investigado e o Correio da Manhã furar o segredo de justiça, vou imediatamente preso preventivamente? Isto é surreal!
  18. Colocado por: treker666Que mania tem o pessoal de falar mal de Portugal como se fosse apenas ca onde o codigo p. penal permitisse tal coisa!

Enganou-se ao citar o meu nome.
  19. Colocado por: j cardosoEntão e quem o informou, não sofre as consequências?

Pois, isso é que eu não percebo. Ainda esta semana o CM noticiou a que o socrates iria continuar em preventiva, e essa noticia só foi tonada pública à tarde! Parece-me que apenas 2 ou 3 pessoas saberiam disso, pelo que parece-me fácil apanhá-los, mas não sei porque é que estas cisas continuam a acontecer e ninguém é responsabilizado.

0.3598 seg. NEW