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  1.  # 1

    Depois de ter remodelado a minha moradia (ainda não acabei a remodelação), se hoje voltasse atrás no tempo, garantia que tudo o seguinte seria feito (se houvesse orçamento para tal):

    i. Isolamento paredes: Sistema ETICS Weber com lã mineral 6cm, incluindo remoção das cantarias no exterior para evitar pontes térmicas
    ii. Isolamento tecto: com aproveitamento de sotão: rooftmate 8cm; sem aproveitamento de sotão: lã-de-rocha 8cm com papel-kraft sobre a laje
    iii. Isolamento janelas: caixilharia em PVC com vidro triplo 4-18-4-18-4 e estores térmicos
    iv. Isolamento caixa de estore (apenas se estas estiverem no interior da divisão): preenchimento do interior da caixa com XPS e substituir a madeira que está à vista no interior da divisão por três camadas coladas, duas de madeira com corticite no meio.
    v. Impermeabilização dos rodapés: banda deformável para impermeabilização de juntas marca Weber (colocado entre a parede e o pavimento, colado com fita adesiva impermeável)
    vi. Impermeabilização do tecto, das paredes e do pavimento do WC, cozinha e lavandaria: tecto (tecto falso com pladur hidrofugo); paredes meias com outras divisões da casa (interior do WC/Cozinha/Lavandaria: argamassa de impermeabilização Weber TEC 824 entre a parede "crua/despida" e o material cerâmico; exterior do WC/Cozinha/Lavandaria, no interior da outra divisão que faz paredes meias: placas Schlüter Kerdi-Board 5mm) e pavimento (argamassa de impermeabilização Weber TEC 824 entre o pavimento "cru/despido" e o material cerâmico)
    vii. Desumidificação do WC: instalação de um extractor de ar com um sensor ligado ao chuveiro, entrando em funcionamento automaticamente sempre que se abre a água quente do chuveiro e desligando-se 20 minutos após o fecho da mesma
    viii. Desumidificação da lavandaria: instalação de um desumidificador com ligação ao esgoto e com um sensor ligado à máquina de secar roupa, entrando em funcionamento automaticamente sempre que se liga a máquina de secar roupa e desligando-se 20 minutos após o término do programa de secagem de roupa
    ix. Renovação do ar: instalação de um aparelho de ventilação mecânica controlada (VMC) com recuperação de calor
    x. Aquecimento inverno + arrefecimento verão: piso radiante hidráulico (sistema Bekotec) com bomba de calor BT Daikin monofásico (monobloco ou unidade interior + exterior)
    viii. AQS: painel solar e termoacumulador Vulcano por circulação forçada
    ix. Tubagem de esgotos PEAD com isolamento acústico Armaflex Tubolit Ar Fonoblock 9mm
    x. Tubagem de água canalizada quente e fria PEX com isolamento de 19mm Armaflex tipo SH
    xi. Tubagem entre paineis solares e termoacumulador em aço inox com isolamento de 20mm Armaflex DuoSolar
    xii. Tubagem para alimentar os colectores do PRH (entre a bomba de calor e o colectores) multicamada com isolamento de 35mm Armaflex tipo AF
    xiii. Tubagem entre a unidade interior e exterior da bomba de calor (caso esta não seja monobloco) em cobre de com isolamento de 32mm Armaflex tipo AF
    xiv. Primário CIN EPG 300
    xv. Tinta CIN Vynacril Acetinado
    xvi. Colocação de tecto falso em pladur hidrofugo em toda a casa
    xvii. Móveis de cozinha em contraplacado maritimo


    Alguns destes items foram feitos, outros não. Os que não foram feitos foi porque considero-me um ignorante na área da construção e hoje, depois de vários meses de obra não consigo perceber porque é que os construtores, técnicos, aplicadores, orçamentististas nunca me sugeriram coisas tão básicas e óbvias como as que estão acima.
    Se não é uma pessoa a ter alguns conhecimentos da área e a exigir tudo ao mais infimo pormenor, nem isolamento nas tubagens metem. Um exemplo: colocaram as tubagens de aquecimento sem isolamento, argumentando que o tipo era multicamada e como tal já isolava o suficiente. Tive de exigir que voltassem a abrir o roços, removessem os tubos e voltasse a colocar tubos novos com isolamento.
    Foi colocado pladur com lã-de-rocha no interior sem papel-kraft. Quando cheguei a casa, já estava a obra do pladur quase toda feita e reparei que não havia papel-kraft. Tive de os obrigar a desmontar tudo e fazer de novo, desta feita com o dito papel.
    O sistema de VMC nunca me foi sugerido. Agora ando aflito com problemas de bolores.

    Apesar de me considerar um ignorante na área da construção, aprendi imenso com este forum e isso permitiu-me abrir os olhos relativamente às obras que me faziam em casa.



    Se fosse um apartamento, faria uma remodelação similar, sendo a principal diferença o isolamento que provavelmente teria de ser pelo interior:

    i. Isolamento paredes: Sistema ITICS - pladur hidrofugo nas paredes-meias com o exterior com lã-de-rocha 5cm no interior com papel-kraft barra vapor
    ii. Isolamento tecto: tecto falso em toda a casa com lã-de-rocha 8cm com papel-kraft no interior
    iii. Isolamento janelas: caixilharia em PVC com vidro triplo 4-18-4-18-4 e estores térmicos
    iv. Isolamento caixa de estore (apenas se estas estiverem no interior da divisão): preenchimento do interior da caixa com XPS e substituir a madeira que está à vista no interior da divisão por três camadas coladas, duas de madeira com corticite no meio.
    v. Impermeabilização dos rodapés: banda deformável para impermeabilização de juntas marca Weber (colocado entre a parede e o pavimento, colado com fita adesiva impermeável)
    vi. Impermeabilização das paredes e do pavimento do WC, cozinha e lavandaria: paredes meias com outras divisões da casa (interior do WC/Cozinha/Lavandaria: argamassa de impermeabilização Weber TEC 824 entre a parede "crua/despida" e o material cerâmico; exterior do WC/Cozinha/Lavandaria, no interior da outra divisão que faz paredes meias: placas Schlüter Kerdi-Board 5mm) e pavimento (argamassa de impermeabilização Weber TEC 824 entre o pavimento "cru/despido" e o material cerâmico)
    vii. Desumidificação do WC: instalação de um extractor de ar com um sensor ligado ao chuveiro, entrando em funcionamento automaticamente sempre que se abre a água quente do chuveiro e desligando-se 20 minutos após o fecho da mesma
    viii. Desumidificação da lavandaria: instalação de um desumidificador com ligação ao esgoto e com um sensor ligado à máquina de secar roupa, entrando em funcionamento automaticamente sempre que se liga a máquina de secar roupa e desligando-se 20 minutos após o término do programa de secagem de roupa
    ix. Renovação do ar: instalação de um aparelho de ventilação mecânica controlada (VMC) com recuperação de calor, com tubagem isolada com lã-de-rocha no interior do tecto falso
    x. Aquecimento inverno + arrefecimento verão: piso radiante hidráulico (sistema Bekotec) com bomba de calor BT Daikin monofásico (monobloco ou unidade interior + exterior)
    viii. AQS: painel solar e termoacumulador Vulcano por circulação forçada se o prédio permitir a instalação do dito painel
    ix. Tubagem de esgotos PEAD com isolamento acústico Armaflex Tubolit Ar Fonoblock 9mm
    x. Tubagem de água canalizada quente e fria PEX com isolamento de 19mm Armaflex tipo SH
    xi. Tubagem entre paineis solares e termoacumulador em aço inox com isolamento de 20mm Armaflex DuoSolar (mais uma vez, se o prédio permitir painel solar)
    xii. Tubagem para alimentar os colectores do PRH (entre a bomba de calor e o colectores) multicamada com isolamento de 35mm Armaflex tipo AF
    xiii. Tubagem entre a unidade interior e exterior da bomba de calor (caso esta não seja monobloco) em cobre de com isolamento de 32mm Armaflex tipo AF
    xiv. Primário CIN EPG 300
    xv. Tinta CIN Vynacril Acetinado
    xvi. Móveis de cozinha em contraplacado maritimo

    O grande problema de uma remodelação é que tecto falso + PRH implica uma perda de pé-direito de 30 a 40 cm. Se o pé-direito da casa tiver 2.60m, passa a 2.30m, o que é critico e claustrofobico.

    Concordam com os pontos acima? Quais seriam os vossos guias de boas práticas para remodelações?
    Concordam com este comentário: Doctor Z
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira, flipey, Doctor Z, André Barros, callinas, tipla
  2.  # 2

    Eu como estou na fase de remodelação de uma moradia, só posso agradecer o altruismo que tem, em partilhar com desconhecidos os erros que não voltaria cometer. Um obrigado sincero.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, André Barros
  3.  # 3

    Este tópico têm muita informação, admira como passou despercebido. Bem haja
    Concordam com este comentário: Doctor Z
  4.  # 4

    Algumas críticas

    ii. Isolamento tecto: tecto falso em toda a casa com lã-de-rocha 8cm com papel-kraft no interior
    Se o objectivo for principalmente acústico o resultado não é milagroso. Grande parte do barulho passa pela ligação da parede com o tecto.

    iii. Isolamento janelas: caixilharia em PVC com vidro triplo 4-18-4-18-4 e estores térmicos
    Caso o problema seja acústico os vidros e caixas de ar deveriam ter espessuras diferentes. Caso seja térmico existem soluções com melhor relação de custo/benefício (adopção de alguma películas).

    vii. Desumidificação do WC: instalação de um extractor de ar com um sensor ligado ao chuveiro, entrando em funcionamento automaticamente sempre que se abre a água quente do chuveiro e desligando-se 20 minutos após o fecho da mesma
    viii. Desumidificação da lavandaria: instalação de um desumidificador com ligação ao esgoto e com um sensor ligado à máquina de secar roupa, entrando em funcionamento automaticamente sempre que se liga a máquina de secar roupa e desligando-se 20 minutos após o término do programa de secagem de roupa
    Existem interruptores accionados pela humidade que seriam mais simples de instalar.

    x. Tubagem de água canalizada quente e fria PEX com isolamento de 19mm Armaflex tipo SH
    Assumo que se refira apenas à água quente. A fria não necessita de isolamento.

    xii. Tubagem para alimentar os colectores do PRH (entre a bomba de calor e o colectores) multicamada com isolamento de 35mm Armaflex tipo AF
    A minha opinião pessoal em relação a isto é que não vale a pena grandes preocupações deste que a tubagem seja toda no interior da casa. Nesta situação toda a energia que se perde está a ajudar a aquecer ou arrefecer a casa (que é o que se pretende)

    O grande problema de uma remodelação é que tecto falso + PRH implica uma perda de pé-direito de 30 a 40 cm. Se o pé-direito da casa tiver 2.60m, passa a 2.30m, o que é critico e claustrofobico.
    Este realmente seria um problema para mais que 2.40m é o mínimo legal para o pé-direito.
  5.  # 5

    Colocado por: marcoaraujoConcordam com os pontos acima? Quais seriam os vossos guias de boas práticas para remodelações?

    nos seguintes pontos não concordo:


    Colocado por: marcoaraujox. Tubagem de água canalizada quente e fria PEX com isolamento de 19mm Armaflex tipo SH
    xi. Tubagem entre paineis solares e termoacumulador em aço inox com isolamento de 20mm Armaflex DuoSolar (mais uma vez, se o prédio permitir painel solar)
    xii. Tubagem para alimentar os colectores do PRH (entre a bomba de calor e o colectores) multicamada com isolamento de 35mm Armaflex tipo AF
    xiii. Tubagem entre a unidade interior e exterior da bomba de calor (caso esta não seja monobloco) em cobre de com isolamento de 32mm Armaflex tipo AF
    na tubagem de aguas sanitária tudo o que seja acima de 13mm de parede é desperdício, na agua fria só é obrigatório isolamento termico se exixtir risco de congelamento nas tubagens,

    no solar só não concordo com o tipo de isolamento pois existem outros tipos de isolamento com as mesmas carateristicas ou ainda melhores com espessuras de 13mm a 19mm,

    na alimentação do PRH e considerando que é uma canalização disposta pelo interior tudo o que seja acima de 13mm de parede é dispensável, se for estabelecida no exterior deve ser no mínimo de 25mm de parede,

    na ligação da bomba de calor é quase irrelevante termicamente a diferença entre os 19mm e os 35mm que fala, mas o custo é mais do quadruplo,

    Colocado por: marcoaraujoviii. Desumidificação da lavandaria: instalação de um desumidificador com ligação ao esgoto e com um sensor ligado à máquina de secar roupa, entrando em funcionamento automaticamente sempre que se liga a máquina de secar roupa e desligando-se 20 minutos após o término do programa de secagem de roupa

    muito mais pratico, simples e barato ter a saída de ar quente canalizada para o exterior,

    ps: não sendo a minha praia não concordo com o esquema de impermeabilização das casas de banho.
  6.  # 6

    Colocado por: marcoaraujoO grande problema de uma remodelação é que tecto falso + PRH implica uma perda de pé-direito de 30 a 40 cm. Se o pé-direito da casa tiver 2.60m, passa a 2.30m, o que é critico e claustrofobico.
    não é obrigatorio, já fiz muitas remodelações com PRH e VMC em apartamentos com pé direito bem baixo e somente se ocupou um total de 6cm no pavimento e no tecto somente se ocupou no corredor 12 cm, mesmo neste foi ocupado um total 18cm e foi com um sistema de PRH de baixo perfil com isolamento térmico pois existem sistemas sem isolamento que ainda são mais finos.
  7.  # 7

    Colocado por: Nuno NunesA minha opinião pessoal em relação a isto é que não vale a pena grandes preocupações deste que a tubagem seja toda no interior da casa. Nesta situação toda a energia que se perde está a ajudar a aquecer ou arrefecer a casa (que é o que se pretende)
    teoricamente sim no entanto sendo desenvolvida por baixo da placa de isolamento termico base deve ter algum isolamento térmico, 9mm a 13mm é um boa espessura para esse fim.
    Concordam com este comentário: Nuno Nunes
  8.  # 8

    Colocado por: jorgealvesteoricamente sim no entanto sendo desenvolvida por baixo da placa de isolamento termico base deve ter algum isolamento térmico, 9mm a 13mm é um boa espessura para esse fim.

    Concordo plenamente. O meu comentário não ia no sentido de não colocar nenhum isolamento, apenas que não é um motivo de preocupação excessiva.
  9.  # 9

    É bom ouvir falar quem sabe.

    Obrigado também ao Jorge Alves e Nuno Nunes.
 
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