Iniciar sessão ou registar-se
    • andabr
    • 26 novembro 2014 editado

# 1

Tenho em Lisboa um apartamento T2, muito arranjadinho, estou a pensar em arrenda-lo mas nunca o fiz, por isto tenho muitas dúvidas. Me corrijam se eu estiver errado.

Colocarei o imóvel para ser arrendado em uma mediadora, que arrumará um inquilino e fará o contrato de arrendamento. Após assinarmos. Eu deverei ir nas finanças e entregar-lhes uma cópia do contrato e pagar-lhes o imposto do selo.
    Todo ano terei que declarar na IRS no folha F este rendimento e pagar o imposto devido.

É somente isto?
  1.  # 2

Em que zona de Lisboa e qual o valor que vai alugar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andabr
    •  
      FD
    • 26 novembro 2014 editado

# 3

É cidadão brasileiro? Pergunto porque pode não ter completa noção das implicações que existem em arrendar um apartamento em Portugal.

Colocado por: andabrÉ somente isto?

Na teoria, sim.
    Na prática, aquilo com que se tem que preocupar mais é com os incumprimentos e com o facto do apartamento estar muito arranjadinho. Algumas pessoas tratam as coisas dos outros como se fossem descartáveis.

Para ser sucinto, 3 conselhos:
    - leia de uma ponta à outra esta discussão: https://forumdacasa.com/discussion/33013/arrendar-apartamento-dicas-e-sugestoes/
    - contrate um advogado para zelar pelos seus interesses (não "use" o da imobiliária) em todo o processo (redacção do contrato, avaliação dos potenciais arrendatários, etc.)
    - prefira arrendar mais barato mas "bem", do que mais caro mas "mal", com isto quero dizer que deve seleccionar exaustivamente os arrendatários, mesmo que tenha que baixar um pouco a renda
    Concordam com este comentário: Casa1980
  2.  # 4

slbsousa e FD
    Fico-lhes muito grato

Sou português, nascido no Brasil, minha família portuguesa para lá foi e permanece até hoje. Eu nasci lá e agora vivo em Lisboa.

Analisando hoje, vejo que tive sorte na compra do meu imóvel, pois comprei confiando cegamente no que diziam os mediadores.

Meu apartamento está realmente muito arranjado, fiz uma remodelação completa a qual me custou muito na carteira e alguns cabelos brancos a mais.
    Além de boa planta o imóvel em tem uma bela vista para um Jardim. Fico com muito receio de arrendar e me partirem toda a casa. Mas não posso mantê-la fechada somente por um capricho.

Vou seguir vosso conselho e ler o forum que me indicou. E contratarei um advogado para me acompanhar numa possível negociação.

Minha preocupação é mesmo com as finanças e com todo o processo, pois não conheço como funcionam essas coisas aqui.

Duvidas que tenho:

O contrato poderá ser de 12 meses ou 36 meses?
    Poderei pedir o imóvel se precisar dele? Quando posso pedir?
    Se alguma coisa se partir o inquilino é obrigado a me reembolsar?
    Qual o valor que se paga nas finanças pelo arrendamento de um imóvel? Este pagamento é feito de que forma? Eles me enviam algo?

Desculpem mas tenho pouca experiencia nesta área.
  3.  # 5

Colocado por: andabrO contrato poderá ser de 12 meses ou 36 meses?

Pode ser o tempo que você quiser...

Colocado por: andabrPoderei pedir o imóvel se precisar dele? Quando posso pedir?

Não...o que pode fazer é arrendar apenas por um ano, renovável automaticamente no seu termo, e depois opor-se à renovação.

Colocado por: andabrSe alguma coisa se partir o inquilino é obrigado a me reembolsar?

É...mas não é tão fácil (nem tão barato) como recuperar as rendas em dívida p.ex.

Colocado por: andabrQual o valor que se paga nas finanças pelo arrendamento de um imóvel? Este pagamento é feito de que forma? Eles me enviam algo?

10% do valor da renda...Paga lá nas finanças.
  4.  # 6

Erga Omnes mto grato
  5.  # 7

No caso do arrendamento quem paga o IMI, o proprietário ou inquilino?
  6.  # 8

slbsousa, o imóvel fica na Estefânia proximo ao saldanha.

Pretendo alugar entre 800 e 1000.

Segundo uma mediadora que esteve lá a me oferecer seus serviços e fez uma avaliação que por 800 ou 900 eu consigo arrendar no ato e por 1000 toma-se mais tempo.

O que acham deste valor?

Quanto a região eu, pessoalmente, acho muito boa, tem segurança, comercio e transporte em abundância, hospitais, escolas, enfim tudo o que se precisa para viver bem.
    •  
      FD
    • 26 novembro 2014

# 9

Colocado por: andabrNo caso do arrendamento quem paga o IMI, o proprietário ou inquilino?

Proprietário.

Colocado por: andabrO que acham deste valor?

Desde que o apartamento seja efectivamente bom, é um valor aceitável.

0.0144 seg. NEW