Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Saudações a todos.
    Estou com ideias de investir num pequeno apartamento, no Algarve, para rentabilizar mas como não sou do ramo, não sei como se estão a passar as coisas neste campo. A ideia seria de arrendamento turístico aproveitando a grande afluência que esta região tem principalmente no Verão.
    Agradeço, desde já, informações, sugestões, ideias ou opiniões que alguém possa ter acerca do assunto.
  2.  # 2

Colocado por: vicjoaqSaudações a todos.
    Estou com ideias de investir num pequeno apartamento, no Algarve, para rentabilizar mas como não sou do ramo, não sei como se estão a passar as coisas neste campo. A ideia seria de arrendamento turístico aproveitando a grande afluência que esta região tem principalmente no Verão.
    Agradeço, desde já, informações, sugestões, ideias ou opiniões que alguém possa ter acerca do assunto.

No Algarve, parece-me que existem varias zonas com excesso de oferta e com preços baixos, como por exemplo na praia da rocha tem apartamentos T0 e T1 muito baratos perto da praia e é uma zona com muita procura, a praia continua com areal grande.
    Para esse tipo de arrendamento conviria ter alguém conhecido por perto para dar apoio.
    •  
      FD
    • 27 novembro 2014

# 3

Colocado por: vicjoaqAgradeço, desde já, informações, sugestões, ideias ou opiniões que alguém possa ter acerca do assunto.

Há formas de ganhar dinheiro mais fáceis e com melhor rentabilidade.

Quanto é que quer investir? E porque é que quer investir num apartamento e não noutra coisa?
  3.  # 4

Colocado por: FD
    Há formas de ganhar dinheiro mais fáceis e com melhor rentabilidade.

Quanto é que quer investir? E porque é que quer investir num apartamento e não noutra coisa?

E quais são as alternativas a um investimento de 100 ou 150 mil euros???
    O problema maior para o aluguer turístico no Algarve é não vivendo lá terá que entregar a uma agencia o assunto e aí fica sem 20 a 30% do rendimento. E só vale a pena se também pretender usufruir da mesma casa em alturas que não esteja alugado.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  4.  # 5

Carvai,

Existem apartamentos T1 remodelados a partir de 50k, não precisa de um investimento tão grande.
  5.  # 6

Colocado por: miguelgCarvai,

Existem apartamentos T1 remodelados a partir de 50k, não precisa de um investimento tão grande.

Sim é verdade mas esse tipo de apartamentos são para alugueres mais baratos normalmente a turistas nacionais e as agencias já não se interessam por eles. Porque para alugar a turistas é necessário ter quem o vá limpar, mudar roupas, verificar se está tudo a funcionar, etc sempre que alguém sai e vai entrar outro. Existem empresas e agencias que fazem isso mas custam caro.
    Um apartamento barato em Quarteira, Armação, Praia da Rocha etc só consegue alugar em Julho e Agosto. Para ter um rendimento de 6% num apartamento de 50k - 3000€ - brutos por ano teria que alugar cerca de 400€ por semana o que não é fácil.
  6.  # 7

Colocado por: Carvaifica sem 20 a 30% do rendimento

20 ou 30% é o valor nominal, na verdade é mais, a maior despesa dos senhorios nos alugueres sazonais como no Algarve, é a limpeza, roupa de cama, água+ electricidade e manutenção. Diria que se o senhorio conseguir sacar 40% do rendimento durante as 8 semanas de pico é uma ocharia. O resto do ano é para esquecer.

Só para dar um exemplo, um amigo com uma moradia em Lagos este ano alugou uma semana a umas pessoas que por maldade, abriam as torneiras todas der casa quando saíam de manha e ficavam todo o dia assim. Resultado uma conta de água de 500 e tal euros alem de que foi preciso esvaziar a fossa ceptica que ficou cheia (mais cento e tal euros). A empresa q faz o apoio está sempre a perder a roupa de cama e no ano passado a máquina da loiça e de café pareceram avariadas, entre dois alugueres, ficando mais caro reparar no intervalo de dias.

Penso q só compensa se o dono fizer ele próprio a gestão dos alugures, estando no local para controlar tudo..
  7.  # 8

Sim, o que mais me preocupa é realmente essa parte da administração da propriedade mas nunca julguei que ficasse por valores tão altos. Além disso, por algumas pesquisas que fiz na net, pouca empresas encontro que façam esse tipo de serviço, talvez perguntar pelas imobiliárias, vou tentar. Rlativamente á questão do FD, quais são, então, outras formas mais rentáveis de investimento?
  8.  # 9

Existem empresas no Algarve que gerem os alugueres mas por norma cobram 20% do valor cobrado ao inquilino, estamos a falar de arrendamento de férias, uma semana , 15 dias.

Por exemplo, por cima disso podem cobrar 20 euros pela entrega das chaves até às 19:00 horas, 40 euros se for depois dessa hora coisas deste género. De cada vez q são chamados a ir às casas para resolver uma lâmpada fundida, água quente que não há etc etc, cobram-se à hora. E muitas não arranjam os clientes, a promoção é feita pelo dono.

Também existem pessoas, tradicionalmente ligadas às limpeza, que fazem esse serviço um pouco mais barato, mas por vezes têm demasiadas casas a gerir e não conseguem dar conta do recado, trocam as roupas, faltam às partidas dos hospedes e estes ficam sem saber onde entregar as chaves etc...

Se juntar-mos a isso as taxas a pagar pela constituição de um AL (Alojamneto turístico)...
  9.  # 10

Se quiser ter mais rentabilidade e dar a uma agencia para geri, opte por um apartamento junto ao mar e com parqueamento.

Por norma as pessoas tem preferência por essas duas características, eu pelo menos dou valor a isso, embora sempre aluguei por particulares porque alugando através de agencia é sempre muito mais caro, lá está elas tem que ganhar pelos seus serviços.

Pode ser um bom negócio se tiver bons inquilinos, mas lá está há gente para tudo, eu no ano passado fui para armação de pera por um bom preço, mas levei lençois e toalhas o que não me importei nada, pelo menos sei que estão limpos, entreguei um valor de caução que me foi devolvido á saída e deixei a casa limpa, mas os tipos que foram para lá a seguir em que o dono disse que eram seus grandes amigos, pelos vistos levaram a torradeira, porque o dono telefonou-me a perguntar se eu não tinha trazido a torradeira por engano lol, até parece que é algo que se traga por engano... oh god, tá-se mesmo a ver quem foi... os amigos...

Eu há uns tempos atrás também ainda pensei em comprar um apartamento no Algarve para passar férias e alugar, mas depois pensei já tens casas suficientes para te darem chatices, alugas e vais sempre para sítios diferentes.

Mas uma coisa lhe digo, se decidi comprar, nunca compre em Armação de Pera, há lá casas mt boas e baratas, mas a praia cada vez é mais pequena, há mta gente e vc para estender a toalha tem que pedir licença.
  10.  # 11

Colocado por: Casa1980pelos vistos levaram a torradeira

Quer dizer q ele só deu por falta da torradeira depois de ter devolvido a caução...acontece.

É por isso que os estrangeiros que alugam as suas casas no algarve, muitos só devolvem a caução uma semana depois da saída dos hóspedes, por transferência bancária.

0.0139 seg. NEW