Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um imóvel e estou a procura de outro para comprar como investimento.

Encontrei um bom apartamento, com bom preço, porém nele há um inquilino transmissário de 70 anos, que está a viver no imóvel há 50 anos, ele paga pelo arrendamento $ 23,00 mensalmente.

Com este valor de arrendamento é impossível fazer um bom investimento.

Gostava de saber mais sobre este tipo de inquilino transmissário:
    Posso pedir-lhe o imóvel?
    Posso ajustar este valor?
    Posso reformar o imóvel com ele lá?
    Posso fazer um novo contrato com prazo limitado, nos moldes atuais?
    Eu li alguma coisa do proprietário pagar uma multa de 10 anos ao inquilino para pedir o imóvel, isto procede?

Em resumo, o que posso fazer nesta transação para efetuar a compra e ainda assim fazer um bom negócio.

Deixo claro aqui, que minha intenção não é comprar o imóvel e jogar uma pessoa idosa na rua, apenas quero saber as informações pois tenho receio de ser enganado pelo mediador que me diz algumas coisas das quais desconfio.

Fico-lhes muito grato.
  2.  # 2

(...) apenas quero saber as informações pois tenho receio de ser enganado pelo mediador que me diz algumas coisas das quais desconfio. (...)

Não percebo nada da nova (ou velha) lei do arrendamento urbano! Por aí não o vou ajudar. Mas, a minha experiência de vida diz-me que: Quando a esmola é grande, o santo desconfia. É apenas uma questão de tempo, porque já, já, vem aqui alguém em seu auxílio. O meu conselho é que não se precipite para não se arrepender depois.
    Concordam com este comentário: andabr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andabr
  3.  # 3

Aonde pretende comprar Portugal ou Brasil ?? porque colocou o valor em dólares.
    Se é em Portugal, esqueça porque só vai ter o apartamento quando o inquilino morrer.
  4.  # 4

Colocado por: CarvaiAonde pretende comprar Portugal ou Brasil ?? porque colocou o valor em dólares.
    Se é em Portugal, esqueça porque só vai ter o apartamento quando o inquilino morrer.
    Concordam com este comentário:andabr
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andabr

Pretendo comprar o imóvel em Lisboa. Os valores são em euros, o símbolo é que não saiu bem.
    Não há como negociar com o inquilino uma correção no valor do arrendamento?
  5.  # 5

(...)Não há como negociar com o inquilino uma correção no valor do arrendamento?

Se o mediador lhe disser que é possível, desconfie... Já leu, não leu?
  6.  # 6

só vai ter o apartamento quando o inquilino morrer.

E é preciso que ele não tenha filhos deficientes que continuem lá com a mesma renda, viuva nova ou outro entrave qualquer que eles venham a expor para tentarem lá continuar com a mesma renda.
  7.  # 7

andabr, não sou das que mais percebe da lei antiga e da nova relativamente a rendas desactualizadas, mas do que tenho lido, convém dar-nos mais dados senão vai obter respostas pouco objectivas:
    - o actual inquilino habita o imóvel sozinho?
    - o actual proprietário tentou actualizar a renda?
    - o inquilino contestou a actualização da renda e apresentou declaração de rendimentos?
  8.  # 8

Colocado por: bel99andabr, não sou das que mais percebe da lei antiga e da nova relativamente a rendas desactualizadas, mas do que tenho lido, convém dar-nos mais dados senão vai obter respostas pouco objectivas:
    - o actual inquilino habita o imóvel sozinho?
    - o actual proprietário tentou actualizar a renda?
    - o inquilino contestou a actualização da renda e apresentou declaração de rendimentos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andabr

Bell 99

Eu não tenho maiores detalhes sobre o inquilino. Mas acredito que viva só.
    Ainda não sou o proprietário, estou a procura de um imóvel para investimento e este imóvel em particular me pareceu interessante. Mas não conheço as leis de arrendamento.
  9.  # 9

A mediadora me falou que breve o inquilino pagará o valor renda consoante o valor patrimonial. O que isto quer dizer?
    • Psl
    • 1 dezembro 2014

# 10

Colocado por: andabr
    A mediadora me falou que breve o inquilino pagará o valor renda consoante o valor patrimonial. O que isto quer dizer?
    Que dizer que a mediadora é uma ganda mentirosa.
    Concordam com este comentário: mmgreg, maria rodrigues
  10.  # 11

A mediadora quer receber a percentagem acordada com o proprietário, o mais depressa possível. Se lhe aparece um potencial interessado que não será, eventualmente, o mais esclarecido, esfrega as mãos de contente e diz, com os seus botões: - anda Bobi, que estamos prestes a enganar mais um -! Quando a esmola é grande o santo desconfia.
  11.  # 12

Fico-lhes grato por vossos conselhos, estava quase a firmar negócio com eles, mas vou desistir.
  12.  # 13

Pode iniciar o processo de actualização de renda, que de facto condiciona o valor da nova renda a uma percentagem do valor patrimonial.
  13.  # 14

andabr,
    se o inquilino paga actualmente 23€ de renda, mesmo a conseguir a actualização, estaria a meter-se num negócio que a curto médio prazo não lhe seria rentável.
    Mais vale fazer depósito a prazo...
  14.  # 15

e se o velhote aparecer com uma reforma de 150 Euros, está entalado que nem a actualização da renda consegue fazer...
    Concordam com este comentário: mmgreg, Casa1980
  15.  # 16

Isso me assusta muito, comprar um imóvel arrendado, ficar a receber 23€ por longos anos. Mas ainda assim o imóvel estaria a valorizar pois o preço está abaixo da média do mercado.
    Um T2 proximo a praça do Saldanha em Lisboa por 55.000€ isso me faz quase cego de vontade de comprar.
    Tem outro junto a Basilica da Estrela por 80.000€ na mesma situação.
    Como investimento a longo prazo talvez eu consiga ganhar alguma coisa no futuro, mas para agora, ficaria mesmo com 23€ e o IRS e IMI para pagar.
    Que dúvida cruel!!!!
    Concordam com este comentário: mmgreg
  16.  # 17

Veja como funciona a questão dos herdeiros que vivem dentro da casa.

A minha avó viveu até aos 91, o meu bisavô acima disso. Quer ter o dinheiro 20 anos empatado?
  17.  # 18

É verdade. É muito tempo sem dinheiro e sem imóvel.
  18.  # 19

Colocado por: andabrQue dúvida cruel!!!!

Nada como se informar devidamente antes de tomar decisões.
    Não sabe as condições do arrendamento, não tem a certeza de quantas pessoas usufruem do imóvel, não sabe quais os rendimentos do(s) arrendatário(s), etc etc...

Colocado por: andabrÉ muito tempo sem dinheiro e sem imóvel.

Se quer ter o dinheiro disponível porque pensa comprar um imóvel??
  19.  # 20

Galinha gorda por pouco dinheiro não há ... quem espera por sapatos de defuntos anda sempre descalço...

Não se meta nisso...

0.0184 seg. NEW