Telefonei para a Ordem dos Arquitectos, e informaram-me que a arquitecta nao estava inscrita e nunca esteve inscrita na ordem.
Como é possivel alguem exercer esta actividade sem nunca ter estado inscrita, sem nunca ter assinado um projecto? É normal um arquitecto em Portugal nao se increver na OA e exercer a profissao pedindo assinaturas de outros arquitectos? Eu até já começo a duvidar se ela tem uma licenciatura em arquitectura. Existe alguma forma de confirmar as habilitaçoes academicas de uma pessoa?
Faça o que fizer, veja-se livre dessa arquitecta quanto antes, eu pedia o dinheiro das multas.
No próximo contracto que fizer c\ outro aquitecto, faça um escalonamento dos pagamentos mais favorável para si, do género 500 euros para começar os trabalhos, mais 1000 após entrega (e ACORDO da sua parte) dos esboços iniciais etc. E lembre ao arquitecto que a casa é para si, e não para ele/ela.
Atenção que a Sra. pode não ser lic em arquitectura e não estar inscrita na ordem. Só pode ser acusada de usurpação de funções se ela em algum momento disse que seria ela que irai subcrever o projecto.
Uma pergunta para os arquitectos: Como definem Estudo prévio?
No meu contrato tinha definido um prazo de 20 dias uteis para a elaboraçao do Estudo prévio. Acho que deve ser normal haver criticas à primeira proposta de estudo prévio. Eu elaborei um doc. com todas as ideias e críticas à primeira proposta apresentada. A arquitecta ficou de fazer uma segunda proposta. Segundo ela para esta proposta nao existe prazo. Só existia para o Estudo prévio inicial.
O prazo para a elaboraçao do Estudo prévio só diz respeito ao primeiro desenho enviado?
eu enviei uma carta a rescindir o contrato e a exigir a devoluçao do montante já pago.
A resposta dela foi que entregou a primeira proposta de estudo prévio dentro do prazo (o que é mentira) e que para a outra proposta que ficou de fazer nao havia prazo a cumprir. Para ela Estudo prévio é o primeiro desenho que faz, se o cliente nao aceita/tem críticas/sugestoes/alteraçoes problema nosso. Ela já fez o que lhe competia. Desde o dia 22 de Outubro, altura do ultimo contacto dela, que nao temos qq tipo de noticias/perguntas/sugestoes/ideias. Segundo ela, como nao ha prazo a cumprir, nao está em falta. E os 5 meses que passaram até hoje, dia em que recebi a resposta dela por carta registada, ela tem estado a trabalhar no nosso projecto mas que nao tinha enviado nada pq nao tinha "encontrado uma soluçao que a satisfazesse e em que tivessem uma margem razoavel de certeza que iriamos gostar...."
Agora gostava de saber a definiçao de Estudo prévio e como trabalham os arquitectos nesta fase.
um estudo prévio é uma fase do projecto e como tal tem por sua vez as suas etapas até ao momento em que é concluido, ou seja é elaborado pelo arquitecto e sugeito a aprovação pelo cliente e só apos isso é considerado uma fase concluida e permitindo "passar" para a fase de projecto de licenciamento que é o que vai para a camara. Se essa pessoa se apresentou como arquitecta e não o é, enganou-a e como já referiram pode utilizar dos meios legais para processar e rescindir qualquer contrato que tenha feito.
Xana, só uma pergunta: Já perguntou ao dito projectista em que nome é que vai o termo de responsabilidade do projecto de arquitectura quando o projecto der entrada na Câmara Municipal? É que se a dita pessoa não é arquitecta, não pode ser ela a assinar!!! Abraços e felicidades Carlos
eu sei que tenho justa causa para rescindir. Só queria saber é como é que os arquitectos funcionam nesta fase de Estudo prévio. Eu quando li o contrato e o assinei interpretei do seguinte modo: 20 dias uteis para apresentar uma proposta de estudo prévio, após isto discutimos a soluçao apresentada indicamos o que gostamos e o que nao gostamos. Depois a arquitecta tem 20 dias uteis para apresentar outra proposta de Estudo prévio. Segundo ela, o prazo no contrato só se refere á apresentaço da primeira proposta. Como nós nao aceitamos aquilo que ela propôs no primeiro desenho deixou de existir prazo para os seguintes.
Eu ainda nao sei se ela é arquitecta ou nao. Só sei que nao está inscrita na Ordem nem nunca esteve.
Ela aceitou a rescisão do contrato mas nao aceita a devoluçao do dinheiro nem o pagamento da multa.
eu sei quem ia assinar. No inicio achei muito estranho quando ela disse que nao ia assinar por causa de um conflito de interesses. A razao dada era que ela tinha participado na elaboraçao do projecto de loteamento e como continuava envolvida nisso nao podia assinar projectos feitos naquele condominio. ( já estive a ver quem assinou o proj. de loteamento e o nome dela nao aparece lá...)
Pareceu-me uma justificaçao válida apesar de nao ter ficado muito confortável com a situaçao. Devia ter seguido os meus instintos, mas como ela foi recomendada e eu nao conhecia mais ninguem acabei por assinar contrato com ela.
Cara xana, livre-se imediatamente dessa... "arquitecta". Este conselho é dado por alguém que também andou a ser ludibriado dessa forma por um... "Engenheiro".
Não perca mais tempo e contrate alguém de confiança. Com essa mentirosa só vai perder tempo e mais dinheiro.
Fico surpreendido por vereficar que ainda mantem a suposta arquitecta!! Como diz o ditado popular, à primeira é enganado quem não sabe, e à segunda é enganado quem não quer saber...
1- denunciar à Ordem dos Arquitectos. Das 2 uma: se ela está inscrita na Ordem, arrisca-se a deixar de estar; se não está, pode ser processada por usurpação do título de arquitecta, prática indevida da actividade, ou lá o que é!
2- consultar um Advogado. Aparentemente você está a ser vítima de uma burla. Há prazos para apresentar queixas.
eu já rescindi o contrato com ela. A minha luta agora é reaver o dinheiro que já lhe tinha pago. Ela concordou com a rescisao do contrato mas diz que nao ha justa causa, logo nao tem de me devolver o dinheiro. Vou contactar um advogado para ver se consigo resolver isto.
Meu deus... Isto há cada um! Realmente precisamos de muita sorte para não nos aparecer "gente" desta pela frente... Força Xana, não se fique. Pelo que contou tem TUDO para ganhar essa causa. Se for por via judicial vai demorar, mas não desanime que chega lá. E depois dá um gostinho no dia do julgamento quando o juiz nos dá razão ver a cara desses aldrabões! ;)
infelizmente as coisas ficaram na mesma. A "arquitecta" adoeceu recentemente. A coisa nao está nada bem, inclusive já se sabe que nao sobreviverá mais do que alguns meses.
Por respeito decidi esquecer esta situaçao toda. Serviu como experiência. Nunca confiar nas competências que nos apresentam. Hoje em dia toda a gente é Doutor, Engenheiro ou Arquitecto. Nunca me passou pela cabeça que ela nao o fosse. Para a próxima vez irei confirmar na Ordem se de facto é arquitecto ou nao.
Depois deste contra-tempo todo decidimos fazer uma pausa na ideia de construir a nossa casa. Talvez para o ano volte a investir o meu tempo e paciência neste projecto. Pelo menos já temos terreno. Já nao falta tudo...