Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: RCPORTUGAL

Sem dúvida, por outro lado no Inverno (dias de Sol), quanto mais bater melhor.

Eu prefiro uma pala projectada para uma boa exposição solar no Inverno. Se ficar curta para o Verão, resolve-se com estores tipo brisa solar.
  2.  # 42

Colocado por: RCPORTUGALAinda assim pelas criticas que tenho visto no fórum a projetos até estou muito contente!

Tenho andado muito ocupado :-))
  3.  # 43

Terei de pensar seriamente neste assunto... esta questão da pala é um pouco delicada.

A pala? A pala não é um elemento isolado nesta casa, parece estrutural na composição arquitectónica.
    Mais, mt + imp, é o comprimento do embasamento /terraço, enquanto extensão dos espaços para o exterior. (refeições/cozinha e apanhar sol/sala)
    2 a 3 mts são suf. Se a pala acompanha ou não, está entre gostar q o sol entre dentro de casa ou, noutro dia, lá fora tomar um copo enquanto chove a cântaros..
    O 1m actual está pq para chegar á parede do vizinho faltam 5?
    Cmps!
  4.  # 44

Colocado por: alexp

Eu prefiro uma pala projectada para uma boa exposição solar no Inverno. Se ficar curta para o Verão, resolve-se com estores tipo brisa solar.

mas la está... uma pala bem dimensionada apanha sol no inverno e no verão não toca nas caixilharias...
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  5.  # 45

Colocado por: alexpCoisas que não gosto no LSF: falta de inércia térmica, alta transmissão de sons por percussão.

Permita-me discordar. Lê e pesquisei muito, existem vários casos estudos e casos práticos (mesmo aqui no fórum) que o contradizem. Na minha opinião é exactamente ao contrário
  6.  # 46

Colocado por: m.arq

A pala? A pala não é um elemento isolado nesta casa, parece estrutural na composição arquitectónica.
    Mais, mt + imp, é o comprimento do embasamento /terraço, enquanto extensão dos espaços para o exterior. (refeições/cozinha e apanhar sol/sala)
    2 a 3 mts são suf. Se a pala acompanha ou não, está entre gostar q o sol entre dentro de casa ou, noutro dia, lá fora tomar um copo enquanto chove a cântaros..
    Cmps!

Colocado por: m.arq

Cmps!

A questão de 1 mt de pala/embasamento teve a ver com o não incrementar os custos. Quanto ao espaço penso que o enorme jardim de ficará à frente conseguirá suprir o questão que refere.
  7.  # 47

Colocado por: sergyio

mas la está... uma pala bem dimensionada apanha sol no inverno e no verão não toca nas caixilharias...

A perfeição não existe, a solução será sempre de compromisso. Uma pala a Sul, que a 20 de Agosto consiga proteger totalmente um vão, a 20 de Fevereiro vai bloquear uma boa parte dos raios solares.
  8.  # 48

A perfeição não existe, a solução será sempre de compromisso. Uma pala a Sul, que a 20 de Agosto consiga proteger totalmente um vão, a 20 de Fevereiro vai bloquear uma boa parte dos raios solares.

Não sei se será bem assim.
    A minha pala no verão permite apenas o sol directo dentro de casa uns 20cm a 30cm e no Inverno permite o sol por completo.
    Concordam com este comentário: sergyio
  9.  # 49

Estamos a falar de proteger totalmente o vão, o que não é a sua situação. Em todo o caso, se o Luis se lembrar, a 20 de Fevereiro tire uma foto pelas 12h30, que é o pico do Sol, para verificar qual a percentagem do vão que está sombreado.
  10.  # 50

Estão a esquecer-se que isso não depende apenas do comprimento da pala, mas também da distância da pala à parte de cima do vão, e da altura do vão.
  11.  # 51

... da latitude, da orientação ( nunca é MESMO a SUL)..
    PS: se quiser eu faço um video com a simulação da exposição solar, para o modelo da totalidade da sua casa e/ou apenas da zona da sala/sul, para os solsticios e equinócios... é uma questão de €€€.
  12.  # 52

O que eu digo é que não existe solução perfeita. Bloqueio total do Sol a 20 de Agosto, e entrada total de Sol a 20 de Fevereiro é impossível.
    • alexp
    • 3 dezembro 2014 editado

# 53

Permita-me discordar. Lê e pesquisei muito, existem vários casos estudos e casos práticos (mesmo aqui no fórum) que o contradizem. Na minha opinião é exactamente ao contrário

Se você acredita nisso, força, bola para a frente que o país necessita de actividade económica!

p.s. O LSF tem coisas que eu gosto, eu apenas falei das que não gosto. Já agora: https://forumdacasa.com/discussion/25225/30/construcao-de-moradia-em-lsf-o-renascer-da-fenix-2/
  13.  # 54

exemplo... lisboa, vão em fachada a sul
    solsticios de Verão e de Inverno.
      solsVer.jpg
      solsInver.jpg
  14.  # 55

Deixem mas é o sol entrar em casa que só vos faz bem!! :))
    • alexp
    • 3 dezembro 2014 editado

# 56

Colocado por: Pedro Barradasexemplo... lisboa, vão em fachada a sul
    solsticios de Verão e de Inverno.
      solsVer.jpg
      solsInver.jpg

obrigado Pedro. Não querendo abusar, se puder, coloque as mesmas as 13h00 de 20 de Agosto e 20 de Fevereiro (duas datas em que estamos com muito calor e muito frio).
  15.  # 57

Se você acredita nisso, força, bola para a frente que o país necessita de actividade económica!

p.s. O LSF tem coisas que eu gosto, eu apenas falei das que não gosto. Já agora:https://forumdacasa.com/discussion/25225/30/construcao-de-moradia-em-lsf-o-renascer-da-fenix-2/

Conheço o tópico. Mas por favor diga-me, em que se baseia ou como fundamenta a sua opinião?
  16.  # 58

Colocado por: RCPORTUGALConheço o tópico. Mas por favor diga-me, em que se baseia ou como fundamenta a sua opinião?

No que leio e no senso comum.
    Para ter inércia necessita de massa, fim de discussão.
    Quanto ao som está bem explicado pelo ALV no link acima, explicação para a qual não tenho argumentos lógicos para contestar.
  17.  # 59

Não lhe vai adiantar muito.. mas pronto aqui fica... acedo ao abuso.
      AGO20.jpg
      FEV20.jpg
  18.  # 60

Depois seria uma questão de optimizar estas geometrias todas ( largura, profundidade da pala) para optimizar a incidência solar neste vão.
    Pois ainda temos a variação horária dentro destes dias... com a incidência rasante de Nascente e Poente.

0.0247 seg. NEW