Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

tenho atualmente aquecimento central a gás natural, que no geral funciona bem, no entanto penso que gasta imenso gás e estou a equacionar uma solução alternativa elétrica.

A título de exemplo, o local onde tenho o termostato é uma zona quente, o que obriga a que o aquecimento esteja pelo menos a 22.5ºC para que o termostato "dispare", tornando várias zonas da casa muito quentes (mesmo fechando alguns radiadores). Já pensei em trocar o termostato de sítio (caro, rebentar paredes...) ou comprar um sem fios (igualmente caro, nunca menos de 300€).

Com o formato da minha casa, tenho clara noção de que 2 pontos de aquecimento a 21ºC são perfeitamente suficientes, o que me leva a crer que com 2 soluções eletricas eficientes consigo obter a temperatura pretendida com um gasto inferior.

A minha questão é qual a solução mais eficiente?

Já me sugeriram uns irradiadores a óleo da Delonghi (dragon 4), que supostamente têm tipo ventilação (aproveitam o ar "frio" e aquecem-no se bem percebi) o que os torna mais eficientes que os radiadores a óleo "tradicionais". Custam cerca de 100€, 2000W

Também já vi aquecedores de cerâmica (tipo torre) que pela cerÂmica também parecem ser soluções interessantes.

Estou a equacionar:
    - Para a zona de estar: um aquecedor de cerâmica 2000W (é para usar durante umas 4/5h por dia)
    - Para a zona de repouso: um irradiador a óleo destes da Delonghi de 2000W também (é para usar durante a noite exclusivamente e ao fim-de-semana).

O que acham desta solução?

Sei que o AC é o mais eficiente, mas não tenho forma de aplicar um tubo caso seja AC portátil e não tenho pré-instalação de AC...

Outra nota, as janelas estão calafetadas, a caixilharia é dupla com vidro simples e estore no meio.
    • TPR
    • 1 dezembro 2014

# 2

Colocado por: dvd.ribeiro e não tenho pré-instalação de AC...

Não tem pré-instalação mas pode colocar, a não ser claro que não queira fazer uns furitos. O AC pelo que ouço dizer é o que tem melhor relação custo-benefício;

Também já pensou nas soluções a biomassa?
  2.  # 3

pode optar por colocar cabeças termostacticas nos radiadores e assim regular a temperatura nas diferentes zonas da casa se pretende uma solução totalmente electrica aproveitando a instalação que ja tem dos radiadores pode optar por uma Bomba de calor!
  3.  # 4

Peço desculpa desde já pela demora na resposta, e peço desculpa pela ignorância, mas neste momento os radiadores têm um regulador semelhante a este:

http://calemur.es/2009/archivos/%7B8CF789E8-4D97-459B-872E-FB6418A7B260%7D.jpg

Ou seja ou regulo + ou -, e mediante isso a intensidade do aquecimento é diferente.

Existe alguma diferença entre estes reguladores e as cabeças termostaticas que o Sérgio referiu?
  4.  # 5

As cabeças são para colocar nessas válvulas manuais.
  5.  # 6

6.  # 7

7.  # 8

Obrigado pelos exemplos.

Mas essas cabeças na prática substituem o termostato, isto é:

Suponhamos que tenho 1 radiador por divisão:
    1 radiador na sala configurado com 21ºC
    1 radiador no quarto 1 configurado para 20ºC
    1 radiador no quarto 2 configurado para 20ºC
    1 radiador no quarto 3 configurado para 19ºC
    1 radiador no WC configurado para 22ºC

Suponhamos que em todas as divisões a temperatura ambiente é a mesma que está configurada em cada cabeça, excepto a do WC que está a 21ºC. Teoricamente diria que o aquecimento tem que 'disparar/ligar' até que a temperatura do WC suba para 22ºC, é este o comportamento?

E deixo de precisar do meu termostato habitual ou tenho que substitui-lo por algum tipo de equipamento com o qual estas cabeças tenham que comunicar?

Peço desculpa pelas perguntas, podem parecer parvas mas está-me a parecer muito fácil simplesmente trocar as cabeças e ter a temperatura desejada em cada divisão.

0.0139 seg. NEW