este é o meu primeiro post no Forum, pelo que se cometer alguma gafe, queiram sff ignorar lol
A minha casa é bastante fria no Inverno, e demasiado pequena para o aquecedor a gás que tenho. Quando o ligo, o ar fica pesado e ao fim de algum tempo começam a aparecer as dores de cabeça. O aparelho é novo, e o técnico da Galp já me disse que tenho áreas pequenas para a "potência" do aquecedor. Em alternativa, uso o ventilar para quebrar o ar frio da casa, mas faz imenso barulho, pelo que comecei a investigar a possibilidade de arranjar uma salamandra eléctrica. E é aqui que gostaria de ter a vossa ajuda:
- em termos de consumo de electricidade, a salamandra gastará tanta luz como o ventilador com a mesma potência. Certo? - a salamandra é tão quente como o ventilador, mas com benesse de não fazer barulho? É só essa a diferença? - ambos consomem oxigénio, ao contrário do aquecedor a óleo, certo?
Vejo imensas à venda, novas e em segunda mão, mas não sei como escolher uma. É pelo design, pelos níveis de aquecimento? A marca é irrelevante?
O melhor mesmo será instalar um aparelho de ar condicionado. Custo de aquisição mais caro, mas custo de exploração mais barato fora os obvios benefícios face as outras soluções que coloca.
Se a área total de casa é diminuta.. possivelmente uma unidade A/C com a devida dimensão poderá climatizar todos os compartimentos ( deixando as portas de comunicação abertas)
Dos que colocou, o único aquecedor que consome oxigénio é o aquecedor a gás. O aquecedor a óleo ou salamandra eléctrica não faz barulho, mas demora mais tempo a aquecer. O ventilador espalha o calor mais depressa, mas faz mais barulho e correntes de ar. Esses aparelhos eléctricos consomem o mesmo para o calor que produzem.
Estou como o "eu": esses aquecedores consomem oxigénio da sala e poem-nos a respirar os gases da queima. A essas dores de cabeça eu chamo intoxicação por monóxido de carbono. E pensar que na minha escola primária tínhamos um por sala.