Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Desde que meti aquecimento central na casa tem surgido alguma humidade na paredes (pintas amareladas). Na zona do guarda-fatos é onde aparece mais.

Nas janelas de alumínio aparece também muita humidade.

Este ano meti lã rocha na laje do sótão (12cm), penso que não será disto.

Como posso resolver este problema?

Agradecia a vossa ajuda.
  2.  # 2

Isso é condensação. A casa precisa de algum arejamento.
  3.  # 3

A temperatura interior anda entre os 18º e 19º.

A humidade anda entre os 70% e 80%.

O isolamento que tenho é tijolo com caixa ar e placa roofmate no meio. A casa foi construída em 2002.
  4.  # 4

Sim as paredes onde tem humidade são todas voltadas para o exterior.

Pintando as paredes com uma tinta especial, será que resolve o problema?
  5.  # 5

Obrigado pela sua ajuda.

Será que uma coisa destas iria ajudar? - http://www.aki.pt/Desumidificador-RUBSON-360%C2%BA-P40850.aspx#tabsIdeias-1
  6.  # 6

Colocado por: nunomsSim as paredes onde tem humidade são todas voltadas para o exterior.

Pintando as paredes com uma tinta especial, será que resolve o problema?

Não. Mas retarda o re-aparecimento. Tenho o mesmo problema.

À partida terá de instalar uma coisa destas:

http://www.mitsubishielectric.pt/admin/uploadedfiles/b9efe2686607329c2d11ea09ecbd92df.pdf

Nomeadamente o modelo LGH-15RX5-E. Cada unidade dá para ventilar duas divisões, portanto se tiver por exemplo, 1 sala + 2 WCs + 1 cozinha + 4 quartos = 8 divisões, necessita 4 aparelhos desses. Cada aparelho custa 700€.
  7.  # 7

Colocado por: marcoaraujo

Não. Mas retarda o re-aparecimento. Tenho o mesmo problema.

À partida terá de instalar uma coisa destas:

http://www.mitsubishielectric.pt/admin/uploadedfiles/b9efe2686607329c2d11ea09ecbd92df.pdf

Nomeadamente o modelo LGH-15RX5-E. Cada unidade dá para ventilar duas divisões, portanto se tiver por exemplo, 1 sala + 2 WCs + 1 cozinha + 4 quartos = 8 divisões, necessita 4 aparelhos desses. Cada aparelho custa 700€.
    e se a humidade exterior for igual ou maior que a interior?
  8.  # 8

a solução tem um nome, e o franceses adoram.......VMC
    instalei em algumas casas e fui a solução
  9.  # 9

Colocado por: ins.Brunoa solução tem um nome, e o franceses adoram.......VMC
    instalei em algumas casas e fui a solução

Colocado por: Sergio Rodriguese se a humidade exterior for igual ou maior que a interior?
  10.  # 10

Colocado por: Sergio Rodrigues

Era importante saber como resolvem este fenomeno em Inglaterra, pois tem humidades residuais exteriores muito elevadas.
  11.  # 11

A solucao tem um nome e uma causa
    Colocado por: Anonimo18072022A
    A única forma que tem de evitar as condensações é diminuir a humidade relativa do ar por exemplo usando um desumidificador ou aumentando a temperatura interior das paredes exteriores (com isolamento térmico, seja pelo interior ou pelo exterior).

Agora so vai diminuir com desumidificadores termodinamicos.
  12.  # 12

Colocado por: pc ferreira

Era importante saber como resolvem este fenomeno em Inglaterra, pois tem humidades residuais exteriores muito elevadas.

Com isolamento termico adequado nas paredes.
  13.  # 13

Colocado por: Sergio Rodriguese se a humidade exterior for igual ou maior que a interior?

instala uma vmc de duplo fluxo
  14.  # 14

Colocado por: ins.Bruno

Isso de pouco adianta contra as pontes termicas das ombreiras.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, Anonimo16062021
  15.  # 15

...
      puits-canadien.JPG
  16.  # 16

Por acaso nao quereras dizer duplo fluxo com recuperador de calor de fluxos cruzados?
    Estes e que ainda retiram alguma humidade ao ar a insuflar.
  17.  # 17

Colocado por: jorgealvesIsso de pouco adianta contra as pontes termicas das ombreiras.

o que vejo é que funciona, e no norte e bem humido...
  18.  # 18

o que vejo é que funciona, e no norte e bem humido...
    lamento mas estás enganado,
    são fenomenos muito diferentes os que uma VMC resolve.
  19.  # 19

as vmc deviam ser obrigatórias em construções novas, vejo casas extremamente isoladas sem qualquer ventilação.... depois dá-se madeiras, paredes etc..
  20.  # 20

Colocado por: jorgealvesamento mas estás enganado,
    são fenomenos muito diferentes os que uma VMC resolve.

não estou enganado, falo do que vejo... se existe condensação é má ventilação.

esse efeito pode-se ver em placas de chão, onde tem de haver fluxo de ar para não haver condensação.. qualquer pessoa que trabalha em construção repara nisso

0.0199 seg. NEW