Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    desde ja agradeco as vossas informacoes.
    Minha esposa e a irma sao herdeiras de um andar deixado pelos pais.acontece que a irma de minha esposa sempre viveo nesse andar com a mae
    desde que o andar foi comprado ate a data presente,na altura a minha cunhada tinha 20 anos hoje tem 66,ha portanto 46 anos que vive no andar.
    a minha pergunta e a seguinte: este facto da-lhe o direito de dizer que tem mais direito ao andar do que a minha esposa ?ha alguma verdade nisto? pergunto!

    muito obrigado atodos
  2.  # 2

    Não me parece que tenha mais direito. Tem é o dever de pagar a renda uma vez que só é proprietária de 50% do imovel.

    Mas nada como um advogado para clarificar isso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joe15
  3.  # 3

    Joe15 a sua cunhada tem descendentes diretos?
  4.  # 4

    Colocado por: Joe15este facto da-lhe o direito de dizer que tem mais direito ao andar do que a minha esposa ?ha alguma verdade nisto?


    Os direitos são os mesmos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joe15
  5.  # 5

    Iopcarlo,a minha cunhada tem um filho adulto, assim como eu e minha esposa temos dois filhos adultos.

    obrigado
  6.  # 6

    Tal como já lhe disseram ambos têm os mesmos direitos na casa.

    Tente chegar a um acordo com a sua cunhada a meu ver têm todos a ganhar nessa situação.

    Caso não cheguem a acordo basicamente a casa vai ser vendida em hasta pública e o ganho rachado a meio pelos 2. Nesse caso se nenhum a conseguir no leilão ambos a perdem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joe15
  7.  # 7

    Em relação á lei gostava da vossa opinião por exemplo neste caso.

    Um senhor que era casado em comunhão de bens com uma senhora em que ele sempre trabalhou e ela em casa, tambem como doméstica. compraram uma casa e recentemente a mulher faleceu. tinham três filhos sendo que a casa era o único bem e foi herdada entre o pai e esses três filhos. pergunto: será o pai que sempre viveu na casa que comprou, "obrigado" a pagar uma quota parte de uma renda aos filhos herdeiros ou até venderem a casa?
  8.  # 8

    Eu acho uma vez que e ele o proprietario da casa nao tem que pagar renda alguma,simplesmente tera que dar aos filhos a parte que lhes pertence por lei.
  9.  # 9

    dar o quê?, não estou a entender, sendo que eles já são oficialmente donos de uma parte.
  10.  # 10

    Enquanto não houver partilhas a casa é de todos, cada um com sua percentagem, para ele dar a parte aos filhos tem que haver partilhas...
  11.  # 11

    Tanta familia de costas voltadas!!!!
    Concordam com este comentário: lopcarlo, maria rodrigues, Casa1980
  12.  # 12

    Colocado por: LuisPereiraTanta familia de costas voltadas!!!!
    Concordam com este comentário:Casa1980


    Os que não tem nada é k estão bem, não se chateiam :)
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  13.  # 13

    claro, mas o que pergunto é se "friamente" ao abrigo da lei apos as tais partilhas se não houver nenhuma clausula de usufruto, se o senhor terá que pagar uma renda ou mesmo, comprar a parte dos filhos ou vender a casa, resumindo ou pagar uma parte de renda ou sair da casa.
  14.  # 14

    LuisPereira

    pode estar enganado, conhecer a lei apenas não quer dizer que se esteja de costas voltadas.
  15.  # 15

    Conhecimento nunca ocupou espaço, é uma realidade, mas no caso que questiona se fosse eu nao queria saber de lei para nada... apenas utilizava o meu bom senso.

    Um homem que pagou conjuntamente com a sua esposa a casa e onde provávelmente morou toda a sua vida, deve ser respeitado pelos filhos e deixa-lo morar sem sequer pensarem em cobrar uma renda ao pai... Enfim! Sem palavras para quando se questiona tal coisa!

    Neste caso... Quero lá saber da lei!!!

    Se fosse eu o tal "senhor" até fazia algo que a lei nao permite se os meus filhos viessem com uma conversa do género! Dáva-lhes com o cinto!
    Concordam com este comentário: electrao, lopcarlo, Casa1980
  16.  # 16

    Colocado por: marco1claro, mas o que pergunto é se "friamente" ao abrigo da lei apos as tais partilhas se não houver nenhuma clausula de usufruto, se o senhor terá que pagar uma renda ou mesmo, comprar a parte dos filhos ou vender a casa, resumindo ou pagar uma parte de renda ou sair da casa.


    Olhando assim friamente, não parece fácil. Aqui vai a minha opinião:

    Se não houver usufruto, terá os mesmos direitos que os restantes e como tal, numa situação extrema, ou entra em acordo com os filhos para continuar a usufruir da casa, ou os filhos "empurram" o pai para uma situação complicada:
    1. comprar a parte dos filhos se eventualmente tiver dinheiro para isso
    2. ou, vender a parte dele optando por alugar aos filhos ou saindo da casa.

    cumps
  17.  # 17

    luispereira

    calma :), os filhos nunca vieram com conversa nenhuma, eu apenas estou a colocar a situação por curiosidade, apurar o conhecimento em termos legais, saber realmente o que a lei prevê. é claro que moralmente a resposta é obvia seja qual for a lei.
  18.  # 18

    Colocado por: marco1claro, mas o que pergunto é se "friamente" ao abrigo da lei apos as tais partilhas se não houver nenhuma clausula de usufruto, se o senhor terá que pagar uma renda ou mesmo, comprar a parte dos filhos ou vender a casa, resumindo ou pagar uma parte de renda ou sair da casa.


    Até às partilhas o pai é a cabeça de casal é ele que administra a herança. O que os filhos podem fazer é obrigar o pai a fazer as partilhas, mesmo que moralmente incorrecto infelizmente podem-no fazer. Mas o quinhão deles não é 1/4 da casa mas sim 1/4 da metade, até ao falecimento do pai.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  19.  # 19

    Colocado por: LuisPereira
    Se fosse eu o tal "senhor" até fazia algo que a lei nao permite se os meus filhos viessem com uma conversa do género! Dáva-lhes com o cinto!
    Concordam com este comentário:electrao,lopcarlo,Casa1980


    Eu fazia differente!! ha querem partilhas? então vamos la partilhar, mas o dinheiro que eu ficar vou alugar casa e gastá-lo todo nas put*** e depois ficam sem casa e não mamam mais nada eheheh
    Concordam com este comentário: Casa1980
  20.  # 20

    Colocado por: marco1será o pai que sempre viveu na casa que comprou, "obrigado" a pagar uma quota parte de uma renda aos filhos herdeiros ou até venderem a casa?


    Não...
 
0.0206 seg. NEW