Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

estou em vias de arrendar o meu apartamento, para passar para uma nova casa com o meu companheiro, uma vez que temos em vista um bom negócio e está mais que visto que vender está complicado demais. Não queríamos dar um "passo maior que as pernas" e decidimos que só fazíamos um novo investimento a partir do momento que a dívida do meu actual apartamento estivesse "assegurada" através de uma venda (a nossa opção preferencial) ou do arrendamento. Já temos pessoas interessadas em arrendar o apartamento e estamos prestes a assinar contrato... Fui ao banco pedir autorização, mas depois do que me disseram e do que li aqui - estou, literalmente, apavorada! O Banco ainda não me fez uma proposta, mas estou com medo que o valor da renda não seja suficiente para pagar a prestação... :(
    Conheço pessoas que tem a casa arrendada sem conhecimento do banco e tem tudo em ordem com as finanças e que me incentivaram a fazer o mesmo. Mas preferia fazer tudo correctamente e por isso fui ao banco e vou às finanças... Mas parece-me de uma profunda injustiça o banco poder prejudicar tanto a vida das pessoas, ainda para mais com a crise que vivemos. É preciso que o mercado se mexa, e com estas políticas dos bancos torna-se literalmente impossível.
    Concluindo, o que eu gostaria de saber e que ainda ninguém me soube responder é: que consequências pode haver para alguém que tenha um crédito à habitação permanente e que arrende a mesma sem conhecimento do banco (ainda que tenha tudo em ordem com as finanças)?
  2.  # 2

Colocado por: Sushi_ptFui ao banco pedir autorização, mas depois do que me disseram e do que li aqui - estou, literalmente, apavorada! O Banco ainda não me fez uma proposta, mas estou com medo que o valor da renda não seja suficiente para pagar a prestação... :(

eu conheço um que não autoriza, a não ser que a renda seja superior a 1,5x a prestação do empréstimo...
  3.  # 3

Colocado por: Sushi_ptMas parece-me de uma profunda injustiça o banco poder prejudicar tanto a vida das pessoas, ainda para mais com a crise que vivemos.

Você estabeleceu um contrato com o banco, em determinadas condições. Se tivesse previsto a possibilidade de arrendar, as condições iniciais seriam diferentes. Independentemente da legitimidade dos seus desejos, é importante que perceba que um imóvel arrendado vale menos como garantia para o banco.
  4.  # 4

Colocado por: Sushi_pto que eu gostaria de saber e que ainda ninguém me soube responder é: que consequências pode haver para alguém que tenha um crédito à habitação permanente e que arrende a mesma sem conhecimento do banco (ainda que tenha tudo em ordem com as finanças)?

Depende do contrato inicial, mas genericamente a 1ª consequência óbvia é o incumprimento do contrato de crédito - o que pode implicar a aplicação de penalizações previstas no contrato, o vencimento imediato das prestações vincendas (em Português, a obrigação de reembolsar imediatamente a totalidade do empréstimo...), a obrigação de prestação de garantias adicionais (hipoteca de outro imóvel, p.ex.. ).

Na melhor das hipóteses, será forçada a aceitar um agravamento significativo das condições do empréstimo ...
  5.  # 5

Obrigado pelos comentários luisvv! :)
    Em relação ao comentário sobre a injustiça da situação, sei bem que aceitei um determinado contrato em que não se prevê a possibilidade de arrendar...
    Nunca me passou pela cabeça arrendar uma casa, mas perante a impossibilidade de a vender em oposição à quantidade de pessoas que procuram uma situação de arrendamento, não há grande volta a dar. A vida muda, aliás em meia dúzia de meses o mundo mudou drasticamente! E perante a reviravolta que o mercado imobiliario deu e toda a necessidade de movimentar o mercado, penso que deveria haver maior flexibilidade por parte dos bancos... É nesse sentido que sinto que há "injustiça", uma vez que parece que no banco estão de "dentinho afiado", não tendo em conta o historial do cliente e a situação em que possa estar. ;)
  6.  # 6

Colocado por: Sushi_ptE perante a reviravolta que o mercado imobiliario deu e toda a necessidade de movimentar o mercado, penso que deveria haver maior flexibilidade por parte dos bancos... É nesse sentido que sinto que há "injustiça", uma vez que parece que no banco estão de "dentinho afiado", não tendo em conta o historial do cliente e a situação em que possa estar. ;)

E no entanto, nada disso altera o fundo da questão: o arrendamento é um risco para o banco pois afecta significativamente a qualidade da garantia do empréstimo. Se reparar, em Portugal vigora a ideia de que a casa é para comprar - e só arrenda quem não pode comprar, o que geralmente significa problemas de crédito, insuficiência de rendimentos, etc....

0.0114 seg. NEW