Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Quero instalar um Ac condicionado (sem unidade extern), mas para isso preciso fazer dois buracos com 16cm de diametro na parece para colocar as tubagens para o exterior. A parece em si não é muito grossa, e é no apartamento num prédio de 1976 (penso que naquele local apenas há tijolo)

    ar condicionado

    ar condicionado esquema

    Alguém tem alguma ideia de como posso fazer ou a quem posso pedir (zona Lisboa) para fazer este serviço? E a que preço?

    também preciso de furar um buraco com 3cm de diametro para colocar a tubagem das condesações.

    Obrigado
  2.  # 2

    os buracos faz com uma craneana de medida adequada.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.
    Sabe onde posso comprar a craneana com 160mm de diâmetro? E possível adapta-la a um berbequim "normal"?

    Cumps
  4.  # 4

    Leroy tem (ou pelo menos teve).
    Casas da especialidade (ferramenta) devem ter...

    Pode usá-la num berbequim normal... mas dos musculados... (>550 / 600w).
    Prepare-se para DEMORAR MUITO TEMPO (horas), pois tem que fazê-lo a velocidades baixas, ter a mão bem firme, e ter o berbequim a sobreaquecer imediatamente se carregar para o furo ser feito mais rápido, e a fazer pausas significativas para o berbequim arrefecer (adivinhe como sei...)

    O trabalho fica muito mais bonito (furo redondinho logo à primeira) mas desconfio que abrir um buraco com escopro e martelo, chumbar tubo de plástivo / PVC seja muito mis rápido...
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • TPR
    • 7 dezembro 2014

     # 5

    Senão traça na parede uma circunferência com 16 cm de diâmetro, faz vários furos com uma broca de 8 mm ao longo dessa circunferência e depois como o interrogativo disse acaba de abrir o buraco com escopro e martelo.
  5.  # 6

    Já fui ao Leroy e o máximo que eles têm é uma craneana de 120mm, logo não é suficiente.

    Tendo é conta que existem craneanas com 160mm prefiro ir por esta opção em deterimento do escopro e martelo

    como neste video:
    https://www.youtube.com/watch?v=BRoRoQZD5cE

    Se alguem conhecer empresas que façam este serviço agradecia o contacto para pedir orçamentos.
    Obg
  6.  # 7

    Uma dúvida, é-lhe permitido alterar a fachada?
  7.  # 8

    é uma fachada interior, e não exterior.
    e a ideia de colocar ac interior é precisamente alterar o minimo possivel a fachada

    http://www.zymbo.eu/#!esempi-di-installazioni-wz-ed-icool-/zoom/c1bh7/i111b1
  8.  # 9

    A fachada do prédio vai ficar com dois buracos... pode?
  9.  # 10

    como eu disse anteriormente este lado da casa não dá pa rua, e sei que vai ser permitido, tendo em conta o que já foi feito no predio.

    A minha questão não é essa, mas sim se alguem conhece alguem que faça este serviço.

    cumprimentos
  10.  # 11

    Colocado por: miguel duartecom dois bu

    porque nao fazes como referiram aqui?

    Desenhas na parede o diametro...
    broca com o tamanho maior da largura da parede, fazes vários furos em roda do diametro e depois terminas com martelo e ponteiro
    Parece-me um assunto facil

    Alias... eu ando para fazer isso, mas é no tecto, para colocar um pequeno extracto de ar. Ainda nao ganhei a coragem para ir furar o tecto :P Ver se faço um DIY com fotos para verem um aprendiz a trabalhar ahahah
    Concordam com este comentário: dedao
  11.  # 12

    percebo que dessa maneira seja possivel, mas parece-me mais facil (e perfeito), se encontrar alguem que tenha uma craneana com aquele diametro, tal como o sujeito do video que postei acima fez.

    mas obg pelas sugestoes de qq maneira.
  12.  # 13

    Eu fiz dois buracos nas paredes da garagem de 10 cm diâmetro para passar tubos de ventilação e meter grelhas, com um ponteiro afiado (tipo chave fendas grande), escopo e martelo, no fim um toque de reboco à volta fica impecável, não precisei de cranianas.
    • TPR
    • 9 dezembro 2014

     # 14

    Colocado por: miguel duartepercebo que dessa maneira seja possivel, mas parece-me mais facil (e perfeito), se encontrar alguem que tenha uma craneana com aquele diametro, tal como o sujeito do video que postei acima fez.

    mas obg pelas sugestoes de qq maneira.


    Vai ser díficil, só para ter uma ideia, no site de acessórios da Bosch da linha azul, a maior craneana que existe tem 150 mm de diâmetro é é SDS-MAX, a não ser que estejam a falar de um outro tipo de craneanas, mas para tijolo, só me passa pela cabeça estas.

    Tente fazer como eu disse no post 5.
  13.  # 15

    procure por uma empresa que faça carotes ai na sua zona!
    • eu
    • 9 dezembro 2014

     # 16

    Uma craniana de 16 cm não fica presa na parede e o berbequim dá um salto e tenta partir-nos as mãos?
    • TPR
    • 9 dezembro 2014

     # 17

    Colocado por: euUma craniana de 16 cm não fica presa na parede e o berbequim dá um salto e tenta partir-nos as mãos?


    Existe uma craniana com 16 cm?
  14.  # 18

    Colocado por: TPRExiste uma craniana com 16 cm?

    até 650mm de diametro.

    são é muito caras.
  15.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021Para berbequins normais?

    o que é um berbequim normal?!?!?!?!

    num berbequim médio acima de 750W com ou sem percussão não se devem usar brocas craneanas.

    craneanas tem que ser com maquinas adequadas de embraiagem electronica ou mecanica, salvo aquelas brocas de grande diâmetro (existem até 120mm) para tornas ligeiras.
  16.  # 20

    caso típico de over-engineering para algo que se pode fazer bem como o TPR disse (fazer vários furos ao longo do perimetro).
    o único problema dos furos é que vão danificar o reboco quando a broca passa para o lado exterior.

    o ideal serial furar de ambos os lados até metade da parede.
    Concordam com este comentário: eu, b_marques
 
0.0179 seg. NEW