Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

luis

ensinar a missa ao padre não é muito normal pois não??

em Portugal há falta de euros em geral, porque de resto há cá de tudo do melhor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, treker666
  2.  # 22

Colocado por: luis_guilhermexatamente, é uma questão cultural.

Mas para quê construir casas enormes, desconfortáveis, sem luz, escuras, frias e caras?

Porque não uma casa simples, confortável, janelas grandes, aquecimento central e mais baratas?

É isto que eu tenho estado a defender aqui neste Fórum. Com tantos arquitectos por aqui espero conseguir alertá-los para isso.

.. Mas isso será o que a maior parte dos colegas advogam... não percebo onde foi buscar a ideia de que as casas projectadas pelos arquitectos, são complicadas e escuras...
    Quanto ao aquecimento central , aqui pelo sul, pode não justificar-se (para ligar 2 meses/ano) - Exemplo disso é a mão cheia de Ingleses.. que depois de passar 2/ 3 anos a viver por cá, chegam a essa mesma conclusão.

Relativamente às "janelas grandes"... é um assunto a ponderar. pois torna mais cara a construção e necessitam do devido dimensionamento e protecção.

Quanto à simplicidade, muitas vezes, não o é, porque o cliente não deixa.

O "mais barato", como já viu, é relativo.
  3.  # 23

Luís...

Por acaso tem a noção que só há poucos meses é que a arquitectura é exclusiva dos arquitectos? até lá outros profissionais podiam assinar arquitectura? sabia também que até há certa de 7 / 8 anos apenas 11 por cento das obras eram assinadas por arquitectos?

vamos ver se a coisa melhora, mas os erros de urbanismo feitos por esse pais vão demorar anos a desaparecer.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquiotectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 24

Colocado por: luis_guilherme

Ao Flint eu gostava de perguntar o que é a arquitectura portuguesa? Qual a relação entre arquitectura e cultura portuguesa? Como se caracteriza a casa tradicional portuguesa?

Experimente dar uma grande volta pelo distrito do Porto ou Braga para ver o que têm zelado pela Arquitectura portuguesa? Cada casa diferente da do lado, no meio do desordenamento total? Provavelmente são os arquitectos que se recusam a projetar casas simples como estas, que zelam pela arquitectura portuguesa...

A casa tradicional Portuguesa é algo deste género (que segundo o FlintÓ, deveriamos zelar por ela):
    Concordam com este comentário: luis_guilherme
      marquise.jpg
  5.  # 25

Colocado por: marco1luis

ensinar a missa ao padre não é muito normal pois não??

em Portugal há falta de euros em geral, porque de resto há cá de tudo do melhor.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,treker666

Só é pena que haja muitos padres que não sabem da missa a metade...

Repito, mais uma vez, que não meto todos no mesmo saco.
  6.  # 26

O Marco Araújo tem toda a razão. E isso é só um pequeno exemplar da "Arquitectura Portuguesa" , pela qual devemos zelar!
  7.  # 27

Colocado por: doisarquitectosLuís...

Por acaso tem a noção que só há poucos meses é que a arquitectura é exclusiva dos arquitectos? até lá outros profissionais podiam assinar arquitectura? sabia também que até há certa de 7 / 8 anos apenas 11 por cento das obras eram assinadas por arquitectos?

vamos ver se a coisa melhora, mas os erros de urbanismo feitos por esse pais vão demorar anos a desaparecer.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquiotectos.com
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Não tinha conhecimento e espero sinceramente que os novos arquitectos não pensem só em ganhar prémios com projetos mirabolantes e alinhem na simplicidade típica dos países do norte da europa. E olhe que são países muito ricos, o problema não é o dinheiro!
  8.  # 28

luis

não leve a mal mas sobre a realidade dos arquitectos portugueses está a leste.
    por mim fico por aqui pois isto já não são opiniões, são apenas tiradas ao vento.
  9.  # 29

Colocado por: marco1luis

não leve a mal mas sobre a realidade dos arquitectos portugueses está a leste.
    por mim fico por aqui pois isto já não são opiniões, são apenas tiradas ao vento.

Eu percebo o que quer dizer, nada tenho contra os jovens arquitectos portugueses. Sei das dificuldades que têm nesta altura em conseguir trabalhos e dos muitos que estão a sair do país.

O problema está nos Sizas e Soutos, e na escola que deixaram.
  10.  # 30

Colocado por: luis_guilhermeO problema está nos Sizas e Soutos, e na escola que deixaram.

São eles os responsáveis pelo caos urbanístico deste país?
  11.  # 31

Colocado por: Picareta
    São eles os responsáveis pelo caos urbanístico deste país?

Afinal reconhece o "caos urbanístico deste país". Já está a melhorar, picareta!

Não são eles os responsáveis, mas não projetam tendo em vista a relação qualidade/preço. Casas simples, linhas direitas, confortáveis não são propriamente as que interessam a estes senhores. Mas espero que a nova geração de arquitectos ponha os olhos nas construções do Norte da Europa. Conforto a baixo custo devia ser ro "lema".
  12.  # 32

Colocado por: luis_guilhermeAfinal reconhece o "caos urbanístico deste país". Já está a melhorar, picareta!

Sim, isso está à vista de toda a gente.

Mas a culpa não é dos arquitectos, é dos legisladores, dos autarcas, dos promotores imobiliários, ... e também de alguns arquitectos. Não podemos é vir para aqui dizer que a culpa é apenas dos arquitectos.
  13.  # 33

Colocado por: Picareta
    Sim, isso está à vista de toda a gente.

Mas a culpa não é dos arquitectos, é dos legisladores, dos autarcas, dos promotores imobiliários, ... e também de alguns arquitectos. Não podemos é vir para aqui dizer que a culpa é apenas dos arquitectos.

Eu alguma vez disse isso?
    Eu sei lá de quem é a culpa do caos urbanístico? Olhe, se calhar é um pouco de todos. Por isso é que eu critiquei todos, sem exceção. Minha é que não é!
  14.  # 34

Luis,

Julgar um siza ou um souto moura por não projetar a pensar na eficiência não tem lógica, é a mesma coisa que dizer que um Ferrari não presta porque não é econômico. Há mercados diferentes e cada qual tem de ser abordado de maneira diferente também.

Pesquise também um pouco sobre os arquitectos portugueses, sobre os inúmeros prêmios que tem ganho e da maneira como são reconhecidos e recebidos fora de Portugal.

De facto as opiniões do Luis não estão muito bem fundamentadas, deveria pesquisar melhor antes de acusar por aí os arquitectos que afinal são uma classe que nunca foi valorizada nem respeitada ao longo de muitos anos mesmo apesar de representar o nosso pais de forma exemplar. E prova disso é o facto de só agora se ter dado a exclusividade dos projetos aos arquitectos, e ainda assim veremos se esta situação se manterá assim.

Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  15.  # 35

16.  # 36

Um agradecimento ao Jorge Alves, que me mostrou que a melhor casa do Mundo em 2011, além de ser projetada por 2 arquitectos portugueses, foi criada com dois grandes objetivos:

1º Construção a baixo custo, até 50 mil euros (utópico talvez, não sei)

2º Funcionalidade

Achei curiosa a comparação com as linhas da IKEA, porque eu já tinha referido isso aqui num outro post: simplicidade e funcionalidade. Mais para quê?

Deixo aqui um excerto do texto:

Se, ao ler este texto, lhe vierem à mente os móveis da sueca Ikea, os autores da Mima House não ficarão ofendidos. Bem pelo contrário, tomam por elogio a comparação. "A marca representou uma viragem histórica ao democratizar o design. Não nos importaríamos de ter esse papel na arquitetura." O sonho é partilhado, em tom divertido, por Marta Brandão, 26 anos, e Mário Sousa, 27, via Skype. São eles os autores da casa que tem dado que escrever em sites e revistas de design, arquitetura e economia. Motivo? Revolucionaram o conceito de prefabricado, combinando estética, funcionalidade e hipótese de personalização, por menos de 50 mil euros.
  17.  # 37

Colocado por: doisarquitectosLuis,

Pesquise também um pouco sobre os arquitectos portugueses, sobre os inúmeros prêmios que tem ganho e da maneira como são reconhecidos e recebidos fora de Portugal.

Com todo o gosto, acabei de saber que dois arquitectos portugueses ganharam um prémio internacional com um projeto de uma casa muito simples, com custos até 50 mil euros. Não lhes faltaram logo clientes em todo o mundo, não sei se o projeto foi para a frente, espero que sim.

Este projeto vem na linha dos meus comentários aqui neste fórum. Senhores arquitectos, invistam em casas simples, funcionais e acima de tudo, de baixo custo !
  18.  # 38

bom tenho que ser do contra agora. eu contactei a mima house, fiz ate alguns projectos com eles online e pedi orçamentos.
    Pode ser a melhor casa do mundo, mas de barato não tem nada!
    A casa de 50.000 euros é minuscula. Construida em alvenaria deve ficar ao mesmo preço. Ter em atenção que não é uma habitação, não cumpre legislação, não tem paines solares, não inclui alguns custos que terão que ser suportados pelo cliente, não tem nada daquilo que para nós é básico numa habitação. É possivel instalar, mas já são custos aparte.

São muito giras e não me importava nada de ter uma. Mas sendo um t1 super pequeno e pelo preço que custa... não.
    Numa das simulações que fiz para uma mima do tamanho da minha actual, ficava bem mais cara e com uma construção mais pobre.
    Preço por m2 muito superior ao da construção tradicional.
  19.  # 39

Colocado por: valtoresbom tenho que ser do contra agora. eu contactei a mima house, fiz ate alguns projectos com eles online e pedi orçamentos.
    Pode ser a melhor casa do mundo, mas de barato não tem nada!
    A casa de 50.000 euros é minuscula. Construida em alvenaria deve ficar ao mesmo preço. Ter em atenção que não é uma habitação, não cumpre legislação, não tem paines solares, não inclui alguns custos que terão que ser suportados pelo cliente, não tem nada daquilo que para nós é básico numa habitação. É possivel instalar, mas já são custos aparte.

São muito giras e não me importava nada de ter uma. Mas sendo um t1 super pequeno e pelo preço que custa... não.
    Numa das simulações que fiz para uma mima do tamanho da minha actual, ficava bem mais cara e com uma construção mais pobre.
    Preço por m2 muito superior ao da construção tradicional.

Nesse caso, não compensaria certamente. Na verdade, eu já estava a desconfiar desta situação, mas fico com muita pena que continue a não haver projetos tendo em vista a redução de custos de construção e o conforto do cliente.
  20.  # 40

Colocado por: luis_guilherme

Nesse caso, não compensaria certamente. Na verdade, eu já estava a desconfiar desta situação, mas fico com muita pena que continue a não haver projetos tendo em vista a redução de custos de construção e o conforto do cliente.

não duvido que sejam confortaveis.. mas são padrões diferentes daquilo que estamos habituados. Numa revista fica lindissimo, mas hoje em dia quer uma moradia com 50 m2? Talvez sim. Mas tambem não podemos dizer que é barato...

0.0252 seg. NEW