Iniciar sessão ou registar-se
    • tyui
    • 7 dezembro 2014

     # 1

    Olá amigos

    tenho uma mina com uma boa nascente onde a água sai por gravidade até cerca de 300-350mts.
    Contudo sempre que a mina esvazia totalmente, o tubo apanha ar e depois é um "cabo dos trabalhos" até voltar tudo á normalidade... a mina tem que encher, tenho que deixar a torneira aberta e só apenas ao fim de alguns dias a coisa se resolve.

    O tudo é de 3/4`. Será por ser demasiado fino que isto acontece com maior facilidade?
    será que colocando um tubo de maior diâmetro o problema se resolve?

    Agradecia a vossa ajuda.
    Um abraço
    • ktm333
    • 7 dezembro 2014 editado

     # 2

    Boas amigo!
    Comigo acontece exatamente o mesmo, mas desde a mina até casa são uns 2 KM, não tenho torneira, é só a mangueira, "enfiada" na lage de pedra, sempre que a mina esvazia ganha ar, mas depois quando lá vou já está cheia e só tirar o ar e corre normalmente, no verão normalmente tenho de lá ir dia sim dia não, a solução foi arranjar um nascente mais alto, e ligar as duas mangueiras, a água do nascente de cima, como vai com a força da gravidade "empurra" o ar, e já corre normalmente...
    A água apanha alguma subida? Um dos meus problemas é que a mina fica pouco mais ou menos a altura do tanque onde é armazenada..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
    • tyui
    • 7 dezembro 2014

     # 3

    Olá amigo

    pois esqueci-me desse pequeno pormenor... o tudo durante os 350mts não é sempre a descer, os primeiros 200-250 mts têm um declive acentuado, contudo entre os 250-300mts tem depois uma ligeira subida.
  1.  # 4

    O problema é a subida, tal como a mim... A mim é quase tudo a descer, só quando chega ao pé de casa é tem uma subida, depois tem 10M a descer, e uma subida novamente, quando a mina está cheia não tenho problemas, quando ela fica vazia ou quase vazia, ai ganha ar.. a solução penso que seja fechar mais a torneira, se não precisar de tanta água, isso faz com que a mina não fique vazia e não tenha tanta facilidade em ganhar ar.
 
0.0123 seg. NEW