Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Saudações natalícias :)

    Tenho um forno para o pão, semelhante ao da imagem em anexo.
    Este forno é aquecido a lenha. Quando estiver quente tiram-se todas as brasas e coloca-se o pão.

    Estou a pesquisar se posso fazer um forno dentro de casa mas que seja aquecido a água.
    Já explico melhor.

    O forno que tenho, é prático, porque sendo móvel posso-o utilizar e arrumar onde for mais conveniente.
    O interior em barro confere a inércia necessária. Na mesma sessão de utilização consigo fazer 7 broas de pão, que coze aproximadamente durante 3 horas e no final ainda dá para fazer um bolo/folar.

    Sendo funcional, tem o inconveniente de :
    - nos dias de intempérie ter de andar a sair de casa para fazer pão.
    - desperdiçar imenso calor durante a fase de aquecimento.

    Estou a pesquisar sobre a possibilidade de fazer um forno dentro de casa com a condicionante que o barro seja aquecido a água.
    Ou seja, tenho em casa produção de água quente através de recuperador de calor.
    A fazer o forno de casa não o pretendo aquecer a lenha, porque não quero ter que lidar com o fumo da fornalha.
    Pretendo sim, utilizar a fonte de energia já existente: água quente.

    A minha dúvida (cuja resposta negativa inviabiliza todo o projeto) é:
    - é possível conceber um sistema que, com água quente a 80ºC, aqueça o barro do forno a 250ºC?

    Obrigado desde já pela colaboração :)
      fornos-da-lenha-19.jpg
  2.  # 2

    com agua quente, como consegue elevar a temperatura do forno a 250ºC para cozer pão?!!? só com um sistema a vapor. ( a agua entra em ebulição a 100ºC, à pressão atmosférica)
    Dito isto, esqueça essa ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
    • eu
    • 11 dezembro 2014

     # 3

    Colocado por: bodrelhosé possível conceber um sistema que, com água quente a 80ºC, aqueça o barro do forno a 250ºC?

    Não!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  3.  # 4

    Colocado por: bodrelhosé possível conceber um sistema que, com água quente a 80ºC, aqueça o barro do forno a 250ºC?

    Alguem se andou a baldar às aulas de fisica... ;)
    Não, não é possivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  4.  # 5

    se for agua a cheirar á gasolina ainda é capaz!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  5.  # 6

    É capaz de ser mais exequível uma caldeira de água aquecida a pão quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  6.  # 7

    Acho que coze mais depressa se puser ao Sol :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  7.  # 8

    Se for ali prós lados de Cabo Verde, pode cozer quanto pão quiser à borlix.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  8.  # 9

    Não vou dizer mais nada acerca da ideia dado que já deve estar esclarecido :)

    se está com obras em casa construa logo um forno numa parede exterior com a boca para o interior... fica muito melhor servido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  9.  # 10

    você é mais engenhocas de q eu,,mas esta esqueça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  10.  # 11

    Certo... fiquei informado e conformado.

    A minha esperança era que fazendo circular a água quente no piso do forno (tipo piso radiante), de alguma forma, na parte superior do forno se fossem acumulando temperaturas superiores.

    Nos painéis solares a água, os raios solares são mais quentes que a temperatura da água aquecida? A minha confusão veio um pouco daqui, de considerar que a água nos painéis solares chegava a temperaturas superiores à temperatura de cada um dos raios solares recebidos... ou seja, muitas contribuições de XºC permitiriam chegar a um resultado final de YºC, em que X < Y.
  11.  # 12

    bodrelhos, esta a misturar dois conceitos totalmente diferentes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
    • eu
    • 12 dezembro 2014 editado

     # 13

    Colocado por: bodrelhosNos painéis solares a água, os raios solares são mais quentes que a temperatura da água aquecida?

    Os raios solares não têm temperatura, são energia eletromagnética, que pode (é) ser transformada em calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  12.  # 14

    Água a 80 graus aquecer forno até aos 250 graus???????????????

    Se conseguir eu compro o protótipo por 1 milhão de euros mas quero a patente!
  13.  # 15

    Amigo não é possível que a água aqueça algo até uma temperatura superior a ela própria!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  14.  # 16

    Colocado por: LuisPereiraÁgua a 80 graus aquecer forno até aos 250 graus???????????????

    Se conseguir eu compro o protótipo por 1 milhão de euros mas quero a patente!


    dê-me um milhão de euros, quantidades ilimitadas de água a 80ºC e água fria (20ºC ou menos) , que eu garanto-lhe que aqueço um forno a 250 ºC.
  15.  # 17

    Colocado por: fiat_uno

    dê-me um milhão de euros, quantidades ilimitadas de água a 80ºC e água fria (20ºC ou menos) , que eu garanto-lhe que aqueço um forno a 250 ºC.


    Tem de explicar isso. Não tenho grande formação em termodinâmica, mas fiquei com a sensação que seria possível. Não conheço o processo... a parte de transferir a quantidade de calor necessária não seria problemática, haja água suficiente, mas como é que se consegue acumular?
  16.  # 18


    Isto acontece até atingirem o equilíbrio térmico...
    Colocado por: fiat_unodê-me um milhão de euros, quantidades ilimitadas de água a 80ºC e água fria (20ºC ou menos) , que eu garanto-lhe que aqueço um forno a 250 ºC.

    Explique lá como que eu não sei..
  17.  # 19

    Fusão a frio? :D
  18.  # 20

    Colocado por: DVilar

    Tem de explicar isso. Não tenho grande formação em termodinâmica, mas fiquei com a sensação que seria possível. Não conheço o processo... a parte de transferir a quantidade de calor necessária não seria problemática, haja água suficiente, mas como é que se consegue acumular?


    1 milhão, vou enviar NIB por mensagem privada... lol

    por exemplo, um motor Stirling de baixa temperatura a alimentar um gerador eléctrico. A fonte de calor para o "forno" pode ser uma resistência dentro de um recipiente fechado, de pouca inércia térmica (tipo vermiculite) e bem isolado. Ao fim de algum tempo e muita água consumida chega-se aos 250 ºC. Claro que o rendimento de uma engenhoca destas é para aí de 1%, mas possível é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
 
0.0217 seg. NEW