Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas. Tenho seguido com interesse este fantástico fórum, e agora, na fase dos acabamentos da minha casa nova, começam as dores de cabeça...

Estou bastante indeciso quanto à madeira a colocar nas carpintarias. Não gosto de madeira escura de maneira nenhuma, por isso a preferência será sempre por uma clara. Tenho carvalho francês na minha casa actual e era bonito... até ficar completamente amarelo.

Vi numa loja de carpintaria um painel e uma porta de correr em maple (nem sequer conhecia), e era exactamente a tonalidade que andava à procura. Esse fulano jurou a pés juntos que essa madeira não ficava amarela com um verniz "aquoso" que lhe aplicava.
    Contudo, pedi opinião (e orçamentos) noutros lados, e já me disseram que essa madeira também ficava muito amarela.

Que fazer? Alguem conhece alguma madeira clara que não fique completamente oxidada e amarela? Há algum tipo de tratamento para evitar isso?

Como já perceberam, sou um completo leigo nestes assuntos, por isso agradeço imenso as vossas opiniões.

Obrigado.
  2.  # 2

As madeiras oxidam (e escurecem) com o tempo. Mesmo sob várias camadas de verniz.
    Ainda não vi nenhuma madeira manter a mesma cor ao longo de varios anos.

Uma das que mais vemos por aí e muda de cor de maneira impressionante é a Kambala (iroko). É práticamente branca quando é serrada, e depois vai escurecendo até ficar castanha cor de chocolate.

Mas, para além das «maple», há outras madeiras claras que não ficam muito amarelas (e depende do grau de «amarelo» que você achar aceitáveis):
    Afromosia; Afzelia (talvez a minha favorita); N'glumase (fica cor-de-laranja!); Movingui; Samba; Tola; Carvalho Americano; Garapa; Faia; Casquinha Branca; Riga nova; Freixo; ...
  3.  # 3

O maple até agora foi a que gostei mais, de facto. A afzelia, por imagens que tenho visto, é já um pouco escura para aquilo que pretendo.

Admito que todas as madeiras escurecem com o tempo, mas o que pretendia saber era se o maple era das que tem mais propensão a ficarem amarelas ou não. Pela sua resposta percebi que não, certo?
  4.  # 4

tem sempre a madeira de ABETO...

0.0087 seg. NEW