Colocado por: tostexPara começar, a produção de AQS e electricidade é feita por dois tipos de painéis solares diferentes. A minha sugestão é não se começar logo a tentar explorar e ter as duas coisas.
Para ter AQS basta dimensionar painéis solares + um depósito (uns 300L devem chegar) e depois escolher qual o apoio que se adequa melhor, electricidade ou gás. Ter os dois não deve valer a pena.Estas pessoas agradeceram este comentário:pmorgado355
Colocado por: pmorgado355De momento tenho algumas dúvidas:
- Que instalação teria que ser feita para conseguir ter agua quente e energia eléctrica?
- Teria de continuar a ter electricidade e gás de apoio ou bastaria ter um dos dois?
- Como funcionariam os painéis e qual o controlo que teria sobre o tipo de energia que estaria a consumir no momento?
Colocado por: pmorgado355Sim, Painel termico e fotovoltaico. Porque não começar logo com os dois? Eu tenho esquentador preparado para painel solar, é necessario do deposito de agua?
Colocado por: ktm333
Boa Noite!
1 - Se já tem a casa preparada para fazer a ligação aos painéis solares, penso que a instalação "está feita" basta ligar os painéis na pré instalação já existente. Quanto a energia elétrica, caso o telhado não tenha espaço para levar os Solares FV e os Solares Térmicos, terá de ser feita a instalação(dos FV) no chão, também dependendo do sistema que quer, um sistema com seguidor solar(os painéis "seguem" o sol), ou uma estrutura fixa...
2 - Se instalar os painéis solares, eles costumam ter(no reservatório) uma resistência elétrica que aquece a água caso os painéis não o consigam fazer. Pode optar por um sistema termossifão, ou circulação forçada(ver imagem).
Em qualquer um deles não necessita do gás, porque tem a resistênciaeletricapara aquecer a água.... Respondendo a sua questão, se não tiver fogão a gás, ou outra coisa que utilize o gás, não precisa de ter os dois!
3 - Os térmicos pode ver na foto que meti em cima o funcionamento, os fotovoltaicos, tem aqui uma foto que dá para perceber como são instalados, penso que era isso que queria saber..
Pode começar com os dois, se tiver dinheiro para investir nos dois... Quanto a escolher circulação forçada ou termossifão, veja este site, mas o técnico que for ao local é que deve aconselhar qual o melhor sistema, mas já fica com uma ideia /ver publicidade inserida pelo autor
Mas penso que o técnico que for ao local consegue explicar, e tirar todas as suas duvidas :)Estas pessoas agradeceram este comentário:pmorgado355
Colocado por: pmorgado355não existe um painel capaz de produzir energia eletrica e aquecer as aguas sanitarias
Colocado por: pmorgado355ou isso não é possivel?!
Colocado por: pmorgado355andava entre os 1000€ e os 1500€
Colocado por: pmorgado355Eu penso que em dois anos o investimento já está pago...
Colocado por: pmorgado355seria para produção de energia eletrica e Aquecimento de aguas sanitárias.
Colocado por: Anonimo16062021Sim,ambas..
Colocado por: Anonimo16062021Este por exemplo
Colocado por: Anonimo16062021Módulos híbridos
Colocado por: ktm333
Era isto que precisava! Desconhecia tal coisa, e estou a falar a sério... Mas já encontrei informaçãover publicidade inserida pelo autorEstas pessoas agradeceram este comentário:pmorgado355
Colocado por: tostexE esses híbridos valem alguma coisa ou são maus a fazer ambas as coisas?