Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Pretendo a instalação de Painéis solares para aquecimento de águas sanitárias e produção de energia eléctrica. De momento possuo um esquentador preparado para funcionar com Painéis, bem como pré-instalação para painéis solares.

De momento tenho algumas dúvidas:

- Que instalação teria que ser feita para conseguir ter agua quente e energia eléctrica?
    - Teria de continuar a ter electricidade e gás de apoio ou bastaria ter um dos dois?
    - Como funcionariam os painéis e qual o controlo que teria sobre o tipo de energia que estaria a consumir no momento?

As rotinas lá de casa são 3 banhos por dia e 2 Vezes por semana máquina roupa e louça.

Qual seria a melhor opção e quais o custo dessa mesma opção?

Desde já agradeço qualquer resposta.

Atentamente,
    PM
  2.  # 2

Dos temas mais debatidos por aqui, e com 1001 e soluções disponíveis... Pessoal como o Jorgealves, etc poderão dar-lhe bons conselhos. Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmorgado355
  3.  # 3

Para começar, a produção de AQS e electricidade é feita por dois tipos de painéis solares diferentes. A minha sugestão é não se começar logo a tentar explorar e ter as duas coisas.

Para ter AQS basta dimensionar painéis solares + um depósito (uns 300L devem chegar) e depois escolher qual o apoio que se adequa melhor, electricidade ou gás. Ter os dois não deve valer a pena.
  4.  # 4

Colocado por: tostexPara começar, a produção de AQS e electricidade é feita por dois tipos de painéis solares diferentes. A minha sugestão é não se começar logo a tentar explorar e ter as duas coisas.

Para ter AQS basta dimensionar painéis solares + um depósito (uns 300L devem chegar) e depois escolher qual o apoio que se adequa melhor, electricidade ou gás. Ter os dois não deve valer a pena.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pmorgado355

Sim, Painel termico e fotovoltaico. Porque não começar logo com os dois? Eu tenho esquentador preparado para painel solar, é necessario do deposito de agua?

A minha ideia era ter paineis para poder ter electricidade e água a maior parte do ano e ter apenas eletrecidade de suporte.

Eu não sei bem como tudo isto funciona, tenciono ganhar algum conhecimento para tomar a decisao mais correta.

Atentamente,
    PM
  5.  # 5

Colocado por: pmorgado355De momento tenho algumas dúvidas:

- Que instalação teria que ser feita para conseguir ter agua quente e energia eléctrica?
    - Teria de continuar a ter electricidade e gás de apoio ou bastaria ter um dos dois?
    - Como funcionariam os painéis e qual o controlo que teria sobre o tipo de energia que estaria a consumir no momento?

Boa Noite!
    1 - Se já tem a casa preparada para fazer a ligação aos painéis solares, penso que a instalação "está feita" basta ligar os painéis na pré instalação já existente. Quanto a energia elétrica, caso o telhado não tenha espaço para levar os Solares FV e os Solares Térmicos, terá de ser feita a instalação(dos FV) no chão, também dependendo do sistema que quer, um sistema com seguidor solar(os painéis "seguem" o sol), ou uma estrutura fixa...
    2 - Se instalar os painéis solares, eles costumam ter(no reservatório) uma resistência elétrica que aquece a água caso os painéis não o consigam fazer. Pode optar por um sistema termossifão, ou circulação forçada(ver imagem).

Em qualquer um deles não necessita do gás, porque tem a resistência eletrica para aquecer a água.... Respondendo a sua questão, se não tiver fogão a gás, ou outra coisa que utilize o gás, não precisa de ter os dois!
    3 - Os térmicos pode ver na foto que meti em cima o funcionamento, os fotovoltaicos, tem aqui uma foto que dá para perceber como são instalados, penso que era isso que queria saber..

Colocado por: pmorgado355Sim, Painel termico e fotovoltaico. Porque não começar logo com os dois? Eu tenho esquentador preparado para painel solar, é necessario do deposito de agua?

Pode começar com os dois, se tiver dinheiro para investir nos dois... Quanto a escolher circulação forçada ou termossifão, veja este site, mas o técnico que for ao local é que deve aconselhar qual o melhor sistema, mas já fica com uma ideia /[pub] http://www.paineissolaresfotovoltaicos.com/como-funcionam-os-paineis-solares-termicos [/pub]
    Mas penso que o técnico que for ao local consegue explicar, e tirar todas as suas duvidas :)
  6.  # 6

Colocado por: ktm333
    Boa Noite!
    1 - Se já tem a casa preparada para fazer a ligação aos painéis solares, penso que a instalação "está feita" basta ligar os painéis na pré instalação já existente. Quanto a energia elétrica, caso o telhado não tenha espaço para levar os Solares FV e os Solares Térmicos, terá de ser feita a instalação(dos FV) no chão, também dependendo do sistema que quer, um sistema com seguidor solar(os painéis "seguem" o sol), ou uma estrutura fixa...
    2 - Se instalar os painéis solares, eles costumam ter(no reservatório) uma resistência elétrica que aquece a água caso os painéis não o consigam fazer. Pode optar por um sistema termossifão, ou circulação forçada(ver imagem).

Em qualquer um deles não necessita do gás, porque tem a resistênciaeletricapara aquecer a água.... Respondendo a sua questão, se não tiver fogão a gás, ou outra coisa que utilize o gás, não precisa de ter os dois!
    3 - Os térmicos pode ver na foto que meti em cima o funcionamento, os fotovoltaicos, tem aqui uma foto que dá para perceber como são instalados, penso que era isso que queria saber..

Pode começar com os dois, se tiver dinheiro para investir nos dois... Quanto a escolher circulação forçada ou termossifão, veja este site, mas o técnico que for ao local é que deve aconselhar qual o melhor sistema, mas já fica com uma ideia /ver publicidade inserida pelo autor
    Mas penso que o técnico que for ao local consegue explicar, e tirar todas as suas duvidas :)

Então, se percebi bem, não existe um painel capaz de produzir energia eletrica e aquecer as aguas sanitarias, certo? Tem de ser sempre os dois! A não ser que tivesse paineis fotovoltaicos que produzissem energia suficiente para aquecer a agua a partir da resistencia eletrica...ou isso não é possivel?!
  7.  # 7

O primeiro valor que me foi avançado até agora para colocar aqui paineis andava entre os 1000€ e os 1500€ (já tenho a pré instalação) e seria para produção de energia eletrica e Aquecimento de aguas sanitárias. O que acham dos valores (é certo que não sei marcas e tudo o mais), são o valor médio de mercado ou acham o valor curto e que talvez eu tenha percebido algo errado no orçamento, nomeadamente a produção de energia eletrica. Já agora, o que achas vocês dos paineis para as duas funções? compensa? Eu penso que em dois anos o investimento já está pago...

agradeço as ajudas....como em quase tudo....quem não sabe é como quem não vê...

Atentamente,
    PM
  8.  # 8

Colocado por: pmorgado355não existe um painel capaz de produzir energia eletrica e aquecer as aguas sanitarias

Não, ou uma coisa ou outra...

Colocado por: pmorgado355ou isso não é possivel?!

Possivel é, desde que exista dinheiro...

Colocado por: pmorgado355andava entre os 1000€ e os 1500€

FV ou Térmicos? Isso depende de muitas coisas, marca, dimensões............

Colocado por: pmorgado355Eu penso que em dois anos o investimento já está pago...

Não acredito muito nisso, mas entre 6 a 8 anos é provável..

Colocado por: pmorgado355seria para produção de energia eletrica e Aquecimento de aguas sanitárias.

Um tem um preço outro tem outro, mas como disse antes, depende de várias coisas...
  9.  # 9

Colocado por: Anonimo16062021Sim,ambas..

Ai existe? o.O
    Pode é produzir energia electrica para aquecer a água..
    Agora um painel que funcione como térmico e FV, desconheço...
    Pode existir, mas que eu conheça não :)
  10.  # 10

E em --> média<--, quais os valores associados para os FV e termicos? os valores variam entre? Vocês conseguem ter energia e/ou agua quente durante quantos meses?
  11.  # 11

Colocado por: Anonimo16062021Este por exemplo

E esse funciona como térmico(aquece água) em FV(produz energia elétrica)? Ou produz energia elétrica que através uma resistência aquece água?
  12.  # 12

Colocado por: Anonimo16062021Módulos híbridos

Era isto que precisava! Desconhecia tal coisa, e estou a falar a sério... Mas já encontrei informação [pub] http://panelsolarhibrido.es/ [/pub]
  13.  # 13

Colocado por: ktm333
    Era isto que precisava! Desconhecia tal coisa, e estou a falar a sério... Mas já encontrei informaçãover publicidade inserida pelo autor

Penso que foi isso que me foi proposto! e os valores eram os que mencionei acima!
  14.  # 14

E esses híbridos valem alguma coisa ou são maus a fazer ambas as coisas?
  15.  # 15

Colocado por: tostexE esses híbridos valem alguma coisa ou são maus a fazer ambas as coisas?

Boa pergunta...alguém com experiência no assunto?

0.0194 seg. NEW