Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Com o frio a apertar começam a chegar as ideias!
    Preciso da vossa opinião, porque o meu conhecimento da causa é escasso.
    Tenho uma lareira aberta, que se cortada ao meio seria mais ou menos assim:


    Como vou ter que refazer a parede traseira da lareira (zona da queima) lembrei-me que podia fazer mais alguma coisa para não perder o calor todo que ela gera, visto que so aproveito cerca de 20% do calor.
    Então a minha ideia será!
    Colocar um tudo de inox da parede traseira da lareira, que também fica dentro de casa, e fazê-lo atravessar o interior do pano e sair quase junto ao tecto!
    mais ou menos isto:
    Lareira 2

    Pergunto então se é viável fazer isto?
    Terei problemas em conter o fumo dentro do pano?
      L 1.jpg
  2.  # 2

    Lareira 2
  3.  # 3

    boa noite: se bem percebo o que quer fazer é canalizar ar aquecido no interior de um tubo que passará dentro da chaminé.
    pode resultar desde que não obstrua a elevação natural dos gases gerados da combustão, mas existem no mercado soluções apropriadas para o aproveitamento desse calor, eu antes de fazer obra começava por ver o que o que existe no mercado, ainda assim aconselhava antes um recuperador de calor de cassete com saídas para aproveitamento da ar isso sim é garantido que funciona.
  4.  # 4

    na minha opiniao isso não vai resultar,
    há aqui um topico de alguem que colocou um tubo dentro da chaminé e os resultados não foram bons
    o ideal mesmo era um recuperador
  5.  # 5

    acho que nao vale a pena inventar com opçoes no mercado para o que queres...
  6.  # 6

    Colocado por: ricardomatosboa noite: se bem percebo o que quer fazer é canalizar ar aquecido no interior de um tubo que passará dentro da chaminé.
    pode resultar desde que não obstrua a elevação natural dos gases gerados da combustão, mas existem no mercado soluções apropriadas para o aproveitamento desse calor, eu antes de fazer obra começava por ver o que o que existe no mercado, ainda assim aconselhava antes um recuperador de calor de cassete com saídas para aproveitamento da ar isso sim é garantido que funciona.


    Sim a ideia é mais ou menos essa, mas a minha duvida prende-se principalmente na vedação do tudo no pano, pois penso que será dificil de conseguir!!!
  7.  # 7

    Colocado por: fsilva106na minha opiniao isso não vai resultar,
    há aqui um topico de alguem que colocou um tubo dentro da chaminé e os resultados não foram bons
    o ideal mesmo era um recuperador

    procurei pelo forum e não encontrei :(
  8.  # 8

    Colocado por: master_chiefacho que nao vale a pena inventar com opçoes no mercado para o que queres...

    no mercado encontro praticamente só recuperadores, falaram-me há uns tempos de uma porta em vez do recuperador mas não encontro nem na net nem em casas da especialidade, todos querem é vender recuperadores
 
0.0163 seg. NEW