Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Recentemente comprei uma casa com 3 pisos em que é possível dividir a casa em 3 andares moradia.
    Em dois pisos existem 2 quartos, uma sala, cozinha e duas casas de banho em cada um destes pisos. Depois existe um terceiro piso que também tem cozinha, sala e apenas um quarto e uma casa de banho.
    Com esta casa pretendo criar 3 andares moradia independentes, no entanto a instalação elétrica é única para os três pisos. Queria então ter uma instalação elétrica independente para cada um com cada qual com o seu contador.
    Surgem então algumas duvidas:
    - Qual o procedimento para fazer isto?;
    - Que tipo de profissionais são necessários? (Só eletricista ou também trolha?);
    - Como devo proceder com a EDP?;
    - E que custos (apenas para ter uma ideia como ponto de partida).

Obrigado.
  2.  # 2

Caro

Mais que a situação da energia / EDP, o sr tem de criar uma propriedade horizontal, isto é tem de criar 3 frações autónomas para que cada uma tenha o seu contador.

Para criar estas frações autónomas as mesmas devem seguir diversos requisitos, nomeadamente terem entradas independentes, não serem comunicantes, etc etc.
    Deve contatar um projetista que lhe avalie a possibilidade de criar esta propriedade horizontal, criar a mesma e só depois pensar nos contadores de energia, água, gás!!!!

Espero ajudar

lápis engenharia lda
  3.  # 3

Boa tarde,
    Acabei por comprar outra casa no entanto surgiu agora outro problema.
    A casa tem r/c para habitação e uma grande garagem em baixo. Acontece q o sr. que lá morava era mecânico e quando fui agora ao quadro elétrico, vejo que um disjuntor (dos largos com entrada e saída para 3 fios) que vai fornecer energia a essa garagem, me parece ser um disjuntor de 400v no entanto os outros (do r/c) são de 230v....

É possível ter estas duas voltagens?
    • size
    • 25 abril 2015

# 4

É.

Possivelmente, ele utilizava energia trifásica (3 fases) na oficina.

Do sistema trifásico, é possível utilizar apenas 1 fase (220 V) para o abastecimento do rés do chão.
  4.  # 5

Colocado por: sizeÉ.

Possivelmente, ele utilizava energia trifásica (3 fases) na oficina.

Do sistema trifásico, é possível utilizar apenas 1 fase (220 V) para o abastecimento do rés do chão.

E qual é a vantagem da trifasica? Ter mais potência com cabos mais pequenos?
    E agora que eu utilizarei a casa para fins domésticos, quando for pedir para reativar a ligação de eletricidade tenho de dizer que só quero monofásica?
  5.  # 6

Eu estive a fazer contas, e lá em casa irei gastar um máximo de energia em simultâneo de 10 000 watts.
    Sabendo que a EDP só fornece monofásico até uma potência contratada de 10.35 kva, é s suficiente para mim?
    • size
    • 25 abril 2015

# 7

Colocado por: pedro_px

E qual é a vantagem da trifasica? Ter mais potência com cabos mais pequenos?

Porque teria motores ou máquinas que necessitavam de ser alimentadas com energia trifásica, mais potente.

E agora que eu utilizarei a casa para fins domésticos, quando for pedir para reativar a ligação de eletricidade tenho de dizer que só quero monofásica?

Claro . E se o contador ainda não foi substituído, terá que mandar fazer alteração ao quadro para receber o contador monofásico.
  6.  # 8

Colocado por: size

Porque teria motores ou máquinas que necessitavam de ser alimentadas com energia trifásica, mais potente.

Claro . E se o contador ainda não foi substituído, terá que mandar fazer alteração ao quadro para receber o contador monofásico.

Essa alteração, qualquer eletricista pode fazer ou necessita de alguma formação especial pra mexer nisso?
    Essa alteração baseia-se em quê? Trocar os disjuntores? A forma como estão ligados? Os cabos?
    Sobre o contador, tenho a certeza de que o que está lá é daqueles com o circulo a rodar como os antigos mas não confirmei se é trifásico (quase de certeza q será). Estive a procurar informação na internet sobre essa mudança de trifásico para monofásico e li que nem sequer trocam os contadores e o que fazem é desligar duas fazes desse contador e fica a funcionar apenas com uma.
    Alguém já passou por esta experiência?
    Concordam com este comentário: AMCP

0.0140 seg. NEW